ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 2014 - 2 FASE)So descritos dois experimento

(ITA - 2014 - 2ª FASE)

São descritos dois experimentos:

I. Ovo cozido em água fervente teve sua casca quebrada, de modo que parte de sua clara permaneceu em contato com esta água, na qual a seguir foi também imerso um objeto polido de prata. Após um certo período de tempo, observou-se o escurecimento desse objeto, que foi retirado da água e lavado.

II. Em um béquer, foi aquecida água até a fervura e adicionada uma colher de sopa de cloreto de sódio. A seguir, esta solução foi transferida para um béquer revestido com papel alumínio. O objeto de prata utilizado no experimento I foi então imerso nesta solução e retirado após alguns minutos.

Em relação a esses experimentos:

(a) apresente a equação global que representa a reação química ocorrida na superfície do objeto de prata no experimento I e calcule a diferença de potencial elétrico da reação química.

(b) preveja a aparência do objeto de prata após a realização do segundo experimento.

(c) apresente a equação global da reação química envolvida no experimento II e sua diferença de potencial elétrico.

Dados:

\(\mathrm{\begin{matrix} Ag_2S(s) + 2e^-\rightleftharpoons 2Ag(s) + S^{2-}(aq)& E^0=-0.691 V \\ O_2 (g) + 4H^+ (aq) + 4e^-\rightleftharpoons 2H_2O(l)& E^0=1.229 V \\ Al^{3+}(aq) + 3e^- \rightleftharpoons Al(s)& E^0=-1.662 V\\ Ag_2S(s)+2H^+(aq)+2e^-\rightleftharpoons 2Ag(s)+H_2S(g)& E^0=-0.037 V \end{matrix}}\)