Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - MACKENZIE 2014 | Gabarito e resoluções

1-13 de 13
Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) Observando a figura, podemos afirmar que I. Alfred Wegener, meteorologista alemão, levantou a hipótese, no início do século XX, afirmando que, há 220 milhões de anos, os continentes formavam uma única massa denominada Pangeia, rodeada por um oceano chamado Pantalassa. Essa suposição foi rejeitada pela comunidade científica da época. II. A litosfera encontra-se em movimento, uma vez que é composta por placas tectônicas seccionadas que flutuam deslocando-se lentamente sobre a astenosfera. III. A cordilheira dos Andes é um dobramento recente. Datando do período Terciário da era Cenozoica, surge do intenso entrechoque das placas do Pacífico e Sul-Americana promovendo o fenômeno de obducção. IV. A Dorsal Atlântica estende-se desde as costas da Groenlândia até o sul da América do Sul. Os movimentos divergentes entre as placas Africana e Sul- Americana permitiram intensos derramamentos magmáticos originando rochas basálticas que foram incorporadas às bordas das referidas placas. Estão corretas:

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) O mapa reúne a classificação da paisagem natural brasileira proposta pelo geógrafo Aziz Ab’Saber que utilizou como eixo de sua análise a relativa homogeneidade no conjunto do quadro natural, formado pelo relevo, clima, vegetação e hidrografia sobre áreas contínuas do país. Com base na interpretação do mapa, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) Observe o perfil topográfico a seguir. O perfil acima corresponde ao arquipelago de Fernando de Noronha. A respeito dele e de sua importância para o litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) Com base no mapa, analise as proposições a seguir: I. O número 1 corresponde a maior Bacia Hidrográfica do mundo, apresenta rios caudalosos eperenes, uma vez que o principal deles é o Amazonas. Abriga, atualmente, no Rio Xingu, oprocesso de instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte. II. O número 2 corresponde a Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. Possuindogeomorfologia plana, é totalmente navegável. Atravessa regiões despovoadasrepresentando, assim, importante meio de transporte para as populações ribeirinhas. A usinahidrelétrica de Paulo Afonso localiza-se no rio Tocantins destacando-se como a segundamaior do país. III. O número 3 corresponde a Bacia Hidrográfica do Paraná. Concentrando o maior potencialhidrelétrico instalado do país, que fornece energia elétrica para as Regiões Sudeste, Sul eparte do Centro-Oeste. Ao longo de sua extensão encontra-se parte importante da riquezahídrica subterrânea do aquífero Guarani. Assinale a alternativa correta.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) Tendo como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir: I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos. II. O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial. III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração. IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) O mapa a seguir apresenta o mais antigo tecnopolo do mundo. A respeito do surgimento das cidades tecnopolos, é INCORRETO afirmar que

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) SÃO PAULO, 19 Set 2013 (Reuters) - As hidrelétricas responderam por 77,43 por cento do total de energia produzida no país em julho, mês em que o governo decidiu desligar 34 térmicas, representando um aumento de 4,7 por cento em relação a junho. Já a geração termelétrica em julho foi de 12.641 megawatts (MW) médios, uma queda de 12,1 por cento em relação a junho, quando essas usinas geraram 14.381 MW médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no informativo Infomercado de setembro. O governo decidiu desligar 34 usinas a óleo e diesel em julho, alegando que as chuvas ajudaram a encher os reservatórios das hidrelétricas com exceção do Nordeste e que o desligamento das usinas faria o sistema elétrico economizar cerca de 1,4 bilhão de reais mensais. Em agosto, após blecaute que atingiu o Nordeste, o governo religou cerca de 1.000 megawatts de térmicas. O país passa agora pelo período seco, quando costuma ocorrer redução dos reservatórios das hidrelétricas que deve ser recomposto com o começo do período chuvoso a partir de novembro. O nível dos reservatórios do Nordeste está em 33,28 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualizados na véspera, ante o nível de 46,52 por cento em junho antes do desligamento da maior parte de térmicas. No Sudeste/Centro-Oeste, o nível passou de 63,75 por cento em junho para 50,9 por cento atualmente. No Sul, subiu de 80,83 por cento para 82,6 por cento. Já no Norte, o nível das represas caiu de 93,55 por cento em junho para 60,7 por cento. Em julho, após a decisão de desligar as 34 térmicas e antes da notícia de religamento de 1.000 MW no Nordeste, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, estimou que durante o período seco o uso dos reservatórios das hidrelétricas resultaria em uma depreciação de 8 por cento até novembro. (Agência Reuters) Assinale a alternativa correta.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) EUA descobrem reservas minerais de R$ 1 trilhão no Afeganistão, diz NYT. CABUL - O Afeganistão tem aproximadamente US$ 1 trilhão em reservas minerais, de acordo com uma pesquisa dos Estados Unidos, mas os analistas duvidam que o país destruído pela guerra possa gerenciar as potenciais reservas. O States Geological Survey (USGS) disse, em um relatório final, que encontrou reservas de lítio, ferro, ouro, nióbio, cobalto e outros minerais no país, relatou o jornal New York Times. O ministério de Minas e Indústrias do Afeganistão afirmou que os recursos naturais representarão um papel magnífico no crescimento econômico do país. As últimas cinco décadas mostraram que toda vez que ocorre uma nova pesquisa, ela mostra que as nossas reservas naturais são muito maiores do que tinha sido previsto anteriormente, declarou Jawad Omar, porta-voz do ministério. (Clarissa Mangueira, Agência Estado, 14/06/2010) Com base no texto e no cenário atual do Afeganistão, considere as afirmações a seguir. I. O país tem se beneficiado pouco de suas jazidas minerais por seu envolvimento em conflitos por três décadas. Hoje enfrenta uma insurgência islâmica liderada pelo Taliban. II. Estima-se que os depósitos potenciais de lítio encontrados no país são tão grandes quanto os da Bolívia, que atualmente detêm a maior reserva conhecida no mundo do metal leve. III. O nióbio é um metal macio e possui variadas aplicações como em soldas elétricas, fabricação de tubos condutores de água e petróleo para longas distâncias, resistente à corrosão e à temperaturas elevadas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014)  China acumula reservas de terras-raras e gera temores (The Wall Street Journal, de Xangai 7/02/2011) A China está acumulando reservas estratégicas de metais de terras-raras, uma iniciativa que pode dar ao governo chinês um maior poder de influenciar os preços e ofertas mundiais de um setor que ele já domina [...]. A China não é a única a procurar estocar terras-raras. Os governos japonês e sul-coreano afirmam que acumularam algumas reservas, e analistas americanos também reivindicaram uma iniciativa similar. Mas o país parece estar à frente dos outros países [...]. Em seus poucos comentários sobre reservas estratégicas de terras-raras, autoridades chinesas citaram a necessidade de proteger os recursos naturais, reduzir a poluição e poupar energia, os mesmos fatores que usou para explicar as cotas de exportação. O acúmulo estratégico de “terras-raras” é um tema que vem dinamizando as discussões geopolíticas mundiais. A respeito do tema “terras-raras”, é correto afirmar que:

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) Observe o mapa. O país representado no mapa é a China. A área em destaque corresponde

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) Observe os mapas para responder a questão. O Rodoanel, ainda não concluído, é uma obra viária para a circulação de veículos automotores na Região Metropolitana de São Paulo. Sua construção envolve questões econômicas, sociais, políticas e ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.

Questão
2014Geografia

(Mack) Brisa marinha mais mida A temperatura superficial do oceano Atlntico no litoral paulista aumentou cerca de um grau entre os anos de 1950 e 2010. Passou de 21,5C para 22,5C. Pode parecer pouco, mas uma das consequncias desse aquecimento aumentar a taxa de evaporao da gua do oceano, combustvel que torna a brisa marinha ainda mais carregada de umidade. Esse processo tem repercusses sobre o clima acima da serra do Mar, no planalto onde fica a regio metropolitana. Revista da FAPESP, 11/05/2012 De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir. I. A alterao da umidade da brisa martima um fator considervel nos transtornos causados pelas enchentes em So Paulo, somado a outros, como a impermeabilizao dos solos. II. A elevao da temperatura do Oceano Atlntico uma prova indiscutvel do processo de Aquecimento Global. Esse fato a principal causa de fenmenos locais, como as enchentes em So Paulo; regionais, como tornados em Santa Catarina, e globais, como a Tsunami que atingiu o Japo em maro de 2011. III. O aumento da umidade da brisa martima provoca, entre outros fatores, uma elevao dos ndices de pluviosidade na escarpa da Serra do Mar, em razo das chuvas orogrficas, tpicas da regio. Assinale a alternativa correta.

Questão
2014Geografia

(Mackenzie 2014) O Oriente Mdio tem sido palco de intensos conflitos desde 2010 com a chamada Primavera rabe. Nos ltimos meses, a Sria tem sido protagonista de turbulento cenrio na regio. Com base no mapa e nos fatos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta.

1-13 de 13