ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Mackenzie 2014) Observe o perfil topográfico a se

(Mackenzie 2014) Observe o perfil topográfico a seguir.

O perfil acima corresponde ao arquipelago de Fernando de Noronha. A respeito dele e de sua importância para o litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.

A

Trata-se de um arquipelago situado em uma extensão da plataforma continental brasileira, muito importante para a produção pesqueira e para o turismo.

B

O arquipelago de Fernando de Noronha projeta-se a partir do talude continental brasileiro e tem contribuído bastante com a produção petrolífera brasileira atual.

C

As características geomorfológicas de Fernando de Noronha assemelham-se às de outras ilhas costeiras, como Ilhabela, Ilha do Governador e Ilha de Santa Catarina.

D

Trata-se de um tipo de ilha oceânica, economicamente importante pelo turismo e estrategicamente importante para a delimitação das águas territoriais brasileiras.

E

O perfil apresentado caracteriza praticamente todas as ilhas costeiras do Brasil. Sua importância atual justifica-se por sua localização na Bacia de Santos, onde recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal foram anunciadas.