ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(PEQUENO PRNCIPE - 2016)Transio demogrfica o proce

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Dinâmica demográfica e estrutura da população
PEQUENO PRINCIPE 2016PEQUENO PRINCIPE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(PEQUENO PRÍNCIPE - 2016)

Transição demográfica é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade. Mas, entre um estágio e outro, ocorre um "deslocamento" entre o comportamento dessas taxas, ocasionando a aceleração do crescimento vegetativo.

(Adaptado de MAGNOLI, D. Geogradia para o ensino médio: Brasil, Estado e espaço geográfico. São Paulo: Saraiva, v. 2, 2010, p. 136).

Esses estágios podem ser visualizados no gráfico abaixo:

O enunciado e o gráfico permitem entender que

A

no mundo atual, os países de maioria muçulmana vivem a Fase 2 da transição demográfica devido à redução da mortalidade e da natalidade, o que é resultado da proibição do uso de métodos anticoncepcionais por questões religiosas.

B

a teoria de Malthus sobre o descompasso entre crescimento demográfico e produção de alimentos descrevia a dinâmica demográfica da humanidade até o século XIX, porém o uso de métodos contraceptivos artificiais no século XX permitiu que a teoria malthusiana não se confirmasse.

C

a África Subsaariana ainda não deu início à sua transição demográfica porque as taxas de natalidade e de mortalidade mantêm-se elevadas devido ao baixo crescimento da população urbana.

D

as sociedades camponesas tradicionais marcam a Fase 1 da transição demográfica, pois apresentam natalidade e mortalidade alta. A carência de serviços médicos e de condições sanitárias estão entre as causas dessa realidade.

E

os países industrializados atraem muitos trabalhadores imigrantes, resultando em um crescimento vegetativo elevado, o que pode ser caracterizado como "explosão demográfica".