ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016) Mafalda é um

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Guerra Fria | Mundo bipolar (EUA X URSS)
PEQUENO PRINCIPE 2016PEQUENO PRINCIPE HistóriaTurma ENEM Kuadro

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016)  Mafalda é uma personagem que foi criada, em 1962, pelo cartunista argentino Quino. Com essa personagem, o autor das tirinhas frequentemente abordava o contexto político internacional daquele período. A tirinha abaixo refere-se, especialmente:

A

Ao período da Guerra Fria, exatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, caracterizado pela oposição entre os países militaristas da Europa e a União Soviética, quando as potências capitalistas procuravam conter o avanço do socialismo, além de competirem no desenvolvimento da ciência.

B

Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando essas duas potências capitalistas disputavam o comércio internacional, além de competirem no desenvolvimento da ciência.

C

À Segunda Guerra Mundial, que destruiu o território de grande parte dos países europeus e na qual os EUA e a União Soviética lutaram ao lado dos Aliados, contra as forças do Eixo, liderado pela Alemanha nazista.   

D

Ao período entre guerras, caracterizado pelo desenvolvimento da ciência e pela intensificação do armamentismo.

E

Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando as duas potências se envolviam em conflitos armados de regiões exteriores aos seus territórios, além de competirem no desenvolvimento da ciência.