ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2018) Leia o texto

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2018)  Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que indica o conflito militar ao qual o documento faz referência.

S. M. o Imperador do Brasil, e os governos da República Oriental do Uruguai, e dos estados de Entre-Rios e de Corrientes, reconhecendo que as declarações oficiais do Governador de Buenos Aires, e o caráter dos preparativos bélicos que está fazendo, os colocam no caso da aliança comum estipulada no art. 15 do convênio de 29 de maio deste ano, contra aquele Governo, cuja existência se tem tornado incompatível com a paz, a segurança e o bem-estar dos Estados

Aliados, acordaram estabelecer, em uma convenção especial, o modo e os meios de satisfazer os deveres dessa aliança, malogrando as intenções e disposições hostis do dito Governador [...].

Convênio especial de aliança entre o Império do Brasil, a República Oriental e os Estados de Entre-Rios e Corrientes. In: TITÁRA, L. dos S. Memórias do grande exército libertador do Sul da América na guerra de 1851 e 1852. Rio Grande do Sul: Typographia Berlink, 1852.

A

Guerra da Cisplatina. 

B

Guerra do Paraguai. 

C

Guerra do Prata, também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas.

D

Guerra do Chaco. 

E

Guerra do Pacífico.