Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UDESC 2015 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
2015Química

(UDESC 2015) H 130 anos nascia, em Copenhague, o cientista dinamarqus Niels Henrick Davis Bohr cujos trabalhos contriburam decisivamente para a compreenso da estrutura atmica e da fsica quntica. A respeito do modelo atmico de Bohr, assinale a alternativa correta.

Questão
2015Química

(UDESC 2015) Considere a determinao da capacidade anticida de um medicamento cujoprincpio ativo carbonato de sdio, que pode ser feita pela reao com cido clordrico. Umcomprimido de 1,8656 g foi triturado e dissolvido em gua, necessitando de 22,0 mL deHCℓ 0,4000 mol L-1 para ser completamente neutralizado. Assinale a alternativa quecorresponde porcentagem em massa de carbonato de sdio no comprimido.

Questão
2015Química

(Udesc 2015) O mercúrio (II) é tóxico para nosso corpo, sendo eliminado por um processo com cinética de primeira ordem com relação ao mercúrio. O tempo para que a concentração se reduza à metade da concentração inicial é dado pela equação a seguir, em que k é a constante de meia vida e vale 0,1155 dias-1 para o mercúrio (II): t1/2 = 0,693/k Se um fazendeiro acidentalmente ingerir grãos contaminados por mercúrio (II), serão necessários:

Questão
2015Química

(Udesc 2015) Um estudante de química obteve uma solução indicadora ácido-base, triturando no liquidificador algumas folhas de repolho roxo com água. Em seguida, ele dividiu a solução obtida em três tubos de ensaio (A, B e C) e no primeiro tubo adicionou uma pequena quantidade de vinagre (solução de ácido acético); no segundo alguns cristais de soda cáustica (NaOH), e no terceiro alguns cristais de sal para churrasco (NaCℓ), obtendo o resultado conforme mostra o quadro: Se o estudante realizar outro experimento adicionando no tubo A, KOH, no B, HNO3, e no C, KNO3, contendo a solução inicial extraída do repolho roxo, a coloração final, respectivamente será:

Questão
2015Química

(Udesc 2015) O consumo de ácido sulfúrico é utilizado como um indicativo do desenvolvimento industrial de um país. Porém, os resíduos ácidos, quando lançados diretamente no meio ambiente, podem provocar graves desequilíbrios na natureza. Para que o impacto ambiental seja reduzido é realizada a neutralização dos efluentes industriais. Considerando a reação de neutralização do ácido sulfúrico, assinale a alternativa correta.

Questão
2015Química

Os fundamentos da estrutura da matéria e da atomística baseados em resultados experimentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possivelmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a ideia de que os átomos eram, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor. ( ) Thomson utilizou uma analogia inusitada ao comparar um átomo com um pudim de passas, em que estas seriam prótons incrustados em uma massa uniforme de elétrons dando origem à atual eletrosfera. ( ) Dalton comparou os átomos a esferas maciças, perfeitas e indivisíveis, tais como bolas de bilhar. A partir deste estudo surgiu o termo átomo que significa sem partes ou indivisível. ( ) O modelo atômico de Bohr foi o primeiro a envolver conceitos de mecânica quântica, em que a eletrosfera possuía apenas algumas regiões acessíveis denominadas níveis de energia, sendo ao elétron proibido a movimentação entre estas regiões. ( ) Rutherford utilizou em seu famoso experimento uma fonte radioativa que emitia descargas elétricas em uma fina folha de ouro, além de um anteparo para detectar a direção tomada pelos elétrons. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

1-6 de 6