ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Udesc 2015) O mercúrio (II) é tóxico para nosso c

Química | Atomística | radioatividade | cinética das emissões radioativas
UDESC 2015UDESC QuímicaTurma ENEM Kuadro

(Udesc 2015) O mercúrio (II) é tóxico para nosso corpo, sendo eliminado por um processo com cinética de primeira ordem com relação ao mercúrio. O tempo para que a concentração se reduza à metade da concentração inicial é dado pela equação a seguir, em que k é a constante de meia vida e vale 0,1155 dias-1 para o mercúrio (II):


t1/2 = 0,693/k


Se um fazendeiro acidentalmente ingerir grãos contaminados por mercúrio (II), serão necessários:

A
6 meses para que a concentração inicial de mercúrio reduza à metade, e a velocidade de eliminação é dada pela expressão: velocidade = k[Hg2+].
B
12 dias para que a concentração inicial de mercúrio reduza 25%, e a velocidade de eliminação é dada pela expressão: velocidade = k[Hg2+].
C
6 dias para que a concentração inicial de mercúrio reduza à metade, e a velocidade de eliminação é dada pela expressão: velocidade = -k[Hg2+].
D
6 dias para que a concentração inicial de mercúrio reduza à metade, e a velocidade de eliminação é dada pela expressão: velocidade = -k[Hg2+]1/2.
E
6 dias para que a concentração de mercúrio inicial reduza à metade, e a velocidade de eliminação é dada pela expressão: velocidade = -k[Hg2+]2 .