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Questões de Filosofia - UEA 2014 | Gabarito e resoluções

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Questão
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(UEA - 2014) O sofista um dilogo de Plato do qual participam Scrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no incio do dilogo, Scrates pergunta ao estrangeiro, a que mtodo ele gostaria de recorrer para definir o que um sofista. Scrates: Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposio ou empregar o mtodo interrogativo? Estrangeiro: Com um parceiro assim agradvel e dcil, Scrates, o mtodo mais fcil esse mesmo; com um interlocutor. Do contrrio, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo. (Plato. O sofista, 1970. Adaptado.) correto afirmar que o interlocutor de Scrates escolheu, do ponto de vista metodolgico, adotar

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(UEA - 2014) A sabedoria do amo consiste no emprego que ele faz dos seus escravos; ele senhor, no tanto porque possui escravos, mas porque deles se serve. Esta sabedoria do amo nada tem, alis, de muito grande ou de muito elevado; ela se reduz a saber mandar o que o escravo deve saber fazer. Tambm todos que a ela se podem furtar deixam os seus cuidados a um mordomo, e vo se entregar poltica ou filosofia. (Aristteles. A poltica, s/d. Adaptado.) O filsofo Aristteles dirigiu, na cidade grega de Atenas, entre 331 e 323 a.C., uma escola de filosofia chamada de Liceu. No excerto, Aristteles considera que a escravido

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(Uea 2014) Quincas Borba leu-me daí a dias a sua grande obra. O último volume compunha-se de um tratado político, fundado no Humanitismo. Reorganizada a sociedade pelo método dele; nem por isso ficavam eliminadas a guerra, a insurreição, a fome, as doenças; mas sendo esses supostos flagelos verdadeiros equívocos do entendimento, destinados a não influir sobre o homem, senão como simples quebra da monotonia universal, claro está que a sua existência não impediria a felicidade humana. Mas ainda quando tais flagelos correspondessem no futuro à concepção acanhada de antigos tempos, nem por isso ficava destruído o sistema porque sendo Humanitas a substância criadora e absoluta, cada indivíduo deveria achar a maior delícia do mundo em sacrificar-se ao princípio de que descende. (ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas, 1970. Adaptado.) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, foi publicado, em primeira edição, em 1881. O romance mantém um diálogo crítico e irônico com alguns princípios filosóficos presentes e atuantes na sociedade brasileira da segunda metade do século XIX. A filosofia política do Humanitismo, exposta pelo personagem Quincas Borba, entende que

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(UEA) O homem a medida de todas as coisas, das que existem e de sua natureza; das que no existem e da explicao de sua no existncia. (Protgoras apud Jean Voilquin (org.). Os pensadores gregos antes de Scrates, 1964.) O fragmento de Protgoras, um dos primeiros sofistas da Grcia antiga, apresenta um princpio essencial da filosofia grega, o

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(UEA- 2014) Se no h na alma nenhuma ideia inata: se a alma semelhante a um papel branco,white paper, ou, como traduziram seus tradutores latinos, uma tbula rasa (tbua rasa) na qual nada est escrito, e tudo vem a ser escrito posteriormente pela experincia: se no h, pois, ideias inatas, o problema que se apresenta o problema de qual seja a origem das ideias; e este o problema que Locke trata com maior profundidade. (Manuel Garcia Morente. Fundamentos de filosofia, 1967.) Locke respondeu a questo referida pelo excerto, sustentando filosoficamente que as ideias

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(UEA - 2014) Hegel rechaa a tica kantiana porque ela no leva em conta o homem inteiro, o homem vivo, mas exclui da tica sua vida real, subjuga-a mediante leis alheias vida e converte assim a moral em algo positivo e morto para o homem vivo. Hegel v claramente que essa rigidez mecnica da tica kantiana est estreitamente ligada com a absolutizao do conceito de dever. (Georg Lukcs. O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista, 1972.) A crtica hegeliana incide sobre a noo kantiana de

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