Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UEL 2003 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2003Português

(Uel 2003) Em Farsa de Inês Pereira (1523), Gil Vicente apresenta uma donzela casadoura que se lamenta das canseiras do trabalho doméstico e imagina casar-se com um homem discreto e elegante. O trecho a seguir é a fala de Latão, um dos judeus que foi em busca do marido ideal para Inês, dirigindo-se a ela: Foi a coisa de maneira, tal friúra e tal canseira, que trago as tripas maçadas; assim me fadem boas fadas que me soltou caganeira... para vossa mercê ver o que nos encomendou. (VICENTE, Gil. Farsa de Inês Pereira. 22a ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 95.) friúra: frieza, estado de quem está frio maçadas: surradas fadem: predizem Sobre o trecho, é correto afirmar:

Questão
2003Português

(UEL - 2003) (...) Por que razo to difcil manter o peso ideal, se todos almejam ficar esguios e sabem que a obesidade aumenta o risco de hipertenso, diabetes, osteoartrite, ataques cardacos e derrames cerebrais? No crebro, existe um centro neural responsvel pelo controle da fome e da saciedade. Milhes de anos de seleo natural forjaram a fisiologia desse centro, para assegurar a ingesto de um nmero de calorias compatvel com as necessidades energticas do organismo. Nessa rea cerebral so integradas as informaes transmitidas pelos neurnios que conduzem sinais recolhidos no meio externo, nas vsceras, na circulao e no ambiente bioqumico que serve de substrato para os fenmenos psicolgicos. Estmulos auditivos, visuais e olfatrios so permanentemente sensoriados pelo centro da saciedade, e explicam a fome que subitamente sentimos diante do cheiro e da viso de certos alimentos. Faz frio, os neurnios responsveis pela conduo dos estmulos trmicos enviam informaes para o centro, e a fome aumenta; mecanismo que evoluiu em resposta s maiores necessidades energticas dos animais para manter constante a temperatura corprea, no inverno. Quando as paredes do estmago so distendidas, a taxa de glicose na circulao aumenta, certos neurotransmissores so liberados no aparelho digestivo ou quando determinadas enzimas digestivas atingem os limites de sua produo, o centro da saciedade bloqueia a fome e interrompe a refeio. Fenmenos psicolgicos tambm interferem permanentemente com o mecanismo de fome e saciedade, porque os centros cerebrais so especialmente sensveis aos neurotransmissores envolvidos nas sensaes de prazer. Por isso, comemos mais quando estamos entre amigos, e menos em ambientes hostis ou sob estresse psicolgico. (...) VARELLA, Drauzio. Folha de S. Paulo, 27 jul. 2002. Caderno Folha Ilustrada. POR ISSO, comemos mais quando estamos entre amigos, e menos em ambientes hostis ou sob estresse psicolgico. O termo destacado serve para relacionar as duas ltimas frases do texto. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o tipo de raciocnio presente nessa relao?

Questão
2003Português

(UEL -2003) (CAMPOS, Augusto de. In: MENEZES, Philadelpho. Roteiro de leitura: poesia concreta e visual. So Paulo: tica, 1998. p. 71.) Sobre o poema acima, considere as afirmativas. I. O poema explora de modo simplista a linguagem potica, j que composto por apenas duas palavras. II. O poema apresenta uma simetria que revela racionalidade no ato de composio, pois h uma relao de verticalidade com a chuva e de horizontalidade com o rio. III. O poema aproveita-se da semelhana sonora entre as palavras com significados diferentes que, entretanto, no so independentes no poema. IV. O poema apresenta abolio do verso, colocando em destaque o pictrico, o sonoro e o verbal. Assinale a alternativa correta:

1-3 de 3