ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL - 2003)(...) Por que razo to difcil manter o

Português | Gramática | período composto por coordenação
UEL 2003UEL PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(UEL - 2003)

(...) Por que razão é tão difícil manter o peso ideal, se todos almejam ficar esguios e sabem que a obesidade aumenta o risco de hipertensão, diabetes, osteoartrite, ataques cardíacos e derrames cerebrais? No cérebro, existe um centro neural responsável pelo controle da fome e da saciedade. Milhões de anos de seleção natural forjaram a fisiologia desse centro, para assegurar a ingestão de um número de calorias compatível com as necessidades energéticas do organismo. Nessa área cerebral são integradas as informações transmitidas pelos neurônios que conduzem sinais recolhidos no meio externo, nas vísceras, na circulação e no ambiente bioquímico que serve de substrato para os fenômenos psicológicos. Estímulos auditivos, visuais e olfatórios são permanentemente sensoriados pelo centro da saciedade, e explicam a fome que subitamente sentimos diante do cheiro e da visão de certos alimentos. Faz frio, os neurônios responsáveis pela condução dos estímulos térmicos enviam informações para o centro, e a fome aumenta; mecanismo que evoluiu em resposta às maiores necessidades energéticas dos animais para manter constante a temperatura corpórea, no inverno. Quando as paredes do estômago são distendidas, a taxa de glicose na circulação aumenta, certos neurotransmissores são liberados no aparelho digestivo ou quando determinadas enzimas digestivas atingem os limites de sua produção, o centro da saciedade bloqueia a fome e interrompe a refeição. Fenômenos psicológicos também interferem permanentemente com o mecanismo de fome e saciedade, porque os centros cerebrais são especialmente sensíveis aos neurotransmissores envolvidos nas sensações de prazer. Por isso, comemos mais quando estamos entre amigos, e menos em ambientes hostis ou sob estresse psicológico. (...)"

VARELLA, Drauzio. Folha de S. Paulo, 27 jul. 2002. Caderno Folha Ilustrada.

 

"POR ISSO, comemos mais quando estamos entre amigos, e menos em ambientes hostis ou sob estresse psicológico."

O termo destacado serve para relacionar as duas últimas frases do texto. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o tipo de raciocínio presente nessa relação?

A

Enfatiza a oposição entre as frases.

B

Propõe uma alternativa àquilo que foi exposto inicialmente.

C

Indica a consequência da ideia expressa anteriormente.

D

Aponta a causa do que vem referido antes.

E

Estabelece uma comparação entre as duas frases.