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Questões de Filosofia - UEL 2009 | Gabarito e resoluções

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Questão
2009Filosofia

(UEL -2009) Para Plato, no livro IV da Repblica, a Justia, na cidade ideal, Baseia-se no princpio em virtude do qual cada membro do organismo social deve cumprir, com a maior perfeio possvel, a sua funo prpria. Tanto os guardies como os governantes e os industriais tm a sua misso estritamente delimitada, e se cada um destes trs grupos se esforar por fazer da melhor maneira possvel o que lhes compete, o Estado resultante da cooperao destes elementos ser o melhor Estado concebvel. (JAEGER, W. Paideia: a formao do homem grego. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 556.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Plato, assinale a alternativa correta.

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(UEL - 2009) Leia o texto a seguir e responda questo. Texto 1 - Considera pois continuei o que aconteceria se eles fossem soltos das cadeias e curados da sua ignorncia, a ver se, regressados sua natureza, as coisas se passavam deste modo. Logo que algum soltasse um deles, e o forasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoo, a andar e a olhar para a luz, a fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objetos cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se algum lhe afirmasse que at ento ele s vira coisas vs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e via de verdade, voltado para objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forassem com perguntas a dizer o que era? No te parece que ele se veria em dificuldade e suporia que os objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostravam? (PLATO. A Repblica. 7. ed. Lisboa: Caiouste GuIbenkian, 1993. p. 318-319.) O texto parte do livro VII da Repblica, obra na qual Plato desenvolve o clebre Mito da Caverna. Sobre o Mito da Caverna, correto afirmar. I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligvel, o do conhecimento do verdadeiro ser. II.Explicita como Plato concebe e estrutura o conhecimento. III.Manifesta a forma como Plato pensa a poltica, na medida em que, ao voltar caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplao das sombras os antigos companheiros. IV.Apresenta uma concepo de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas. Assinale a alternativa correta.

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(Uel 2009) No Sofista, Platão faz a seguinte observação sobre a mímesis (imitação):Assim, o homem que se julgasse capaz, por uma única arte, de tudo produzir, como sabemos, não fabricaria, afinal, senão imitações e homônimos das realidades. Hábil, na sua técnica de pintar, ele poderá, exibindo de longe os seus desenhos, aos mais ingênuos meninos, dar-lhes a ilusão de que poderá igualmente criar a verdadeira realidade, e tudo o que quiser fazer.(PLATÃO. Sofista. Coleção “Os pensadores”. São Paulo: AbriI Cultural, 1972. p. 159-160.) Já Aristóteles, na Retórica, salienta o seguinte aspecto da mímesis: E, como aprender e admirar é agradável, necessário é também que o sejam as coisas que possuem estas qualidades: por exemplo, as imitações, como as da pintura, da escultura, da poesia, e em geral todas as boas imitações, mesmo que o original não seja em si mesmo agradável; pois não é o objeto retratado que causa prazer, mas o raciocínio de que ambos são idênticos, de sorte que o resultado é que aprendemos alguma coisa.(ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006. p. 138.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o tema da mímesis em Platão e em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

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(UEL - 2009) Para Aristteles, S julgamos que temos conhecimento de uma coisa quando conhecemos sua causa. E h quatro tipos de causa: a essncia, as condies determinantes, a causa eficiente desencadeadora do processo e a causa final. ARISTTELES. Analticos Posteriores. Livro II. Bauru: Edipro. 2005. p. 327. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a metafsica aristotlica, correto afirmar

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(Uel 2009)       O Cauim é uma bebida produzida a partir da mastigação da mandioca ou do milho por mulheres cuja saliva contribui para o seu fabrico. A preparação dessa bebida consiste em três estágios básicos: fermentação, amadurecimento e azedamento. Assim, em todos os rituais de passagem, em determinadas tribos indígenas, a presença do Cauim é imprescindível. Adaptado: SZTUTMAN, R. Cauinagem, uma comunicação embriagada – apontamentos sobre uma festa tipicamente ameríndia. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2008. Nos rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a ideia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”. Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.

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(Uel 2009) Com base nos conhecimentos sobre o pensamento político de Aristóteles, é correto afirmar.

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(Uel 2009) Leia o texto a seguir. Tribunais do crime mataram ao menos 9 [...] Os tribunais [do crime] são julgamentos comandados por um presidiário do PCC que assume o papel de juiz para determinar, por meio de um celular, a morte ou não de uma pessoa seja ela ligada ou não ao PCC. Escutas telefônicas mostram como funcionam os tribunais do crime: Pessoa 1: Alô [...] Pessoa 2: Então, é aquilo que eu falei lá! Se o cara quiser vir, pode arrancar esse moleque aí, pegar, matar, raspar e sair fora, que é para [ele] ficar esperto [...]. É essa a ideia: se quiser, é já para esticar o cerol [matar]. (Folha de São Paulo, 21 set. 2008. Caderno cotidiano, p. C 4.) O texto retrata uma prática que tem se tornado comum em várias cidades brasileiras devido à existência de organizações criminosas ligadas, principalmente, ao tráfico de drogas. De acordo com a perspectiva teórica de Émile Durkheim, o texto expressa:

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(Uel 2009) Leia o texto seguinte. [...] Ramón vivia do seu trabalho e tinha que pagar um apartamento e a comida, e inclusive as folhas de papel para poder escrever nos fins de semana. Já sabia que introduzir no computador um argumento e os nomes dos personagens para que realizasse um primeiro esboço não era a mesma coisa que escrever uma novela desde o princípio, mas as coisasagora estavam desse jeito. O mundo editorial tinha mudado, os livros já não eram concebidos como obras de artesanato criadas na mente de um só homem sem nenhuma ajuda exterior. (SAORÍN, J. L. A curiosa história do editor partido ao meio na era dos robôs escritores. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2005. p. 109). O texto remete a formulações presentes nas análises de Marx sobre o desenvolvimento do capitalismo. Quanto à posição de Marx em relação ao tema abordado no texto, é correto afirmar. I. Com o advento da sociedade comunista, o trabalho desaparece e instaura-se um ordenamento social em que a preocupação do indivíduo será basicamente com o exercício do lazer. II. O avanço das forças produtivas torna-se desnecessário em uma sociedade socialista, uma vez que as máquinas, responsáveis pelo sofrimento humano, serão substituídas por um retorno à produção artesanal. III. A tendência do movimento do capital é no sentido de uma contínua desqualificação da força de trabalho. Deste modo, intensifica-se a unilateralidade do ser que trabalha e sua degradação física e psíquica. IV. A revolução contínua das forças produtivas é uma necessidade inerente ao processo de acumulação capitalista e está na base da expansão deste modo de produção e da constituição do mercado mundial. Assinale a alternativa correta.

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(UEL - 2009) De h muito observara que, quanto aos costumes, necessrio s vezes seguir opinies, que sabemos serem muito incertas, tal como se fossem indubitveis [...]; mas, por desejar ento ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessrio agir exatamente ao contrrio, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dvida, a fim de ver se, aps isso, no restaria algo em meu crdito, que fosse inteiramente indubitvel [...] E, tendo notado que nada h no eu penso, logo existo, que me assegure de que digo a verdade, exceto que vejo muito claramente que, para pensar, preciso existir, julguei poder tomar como regra geral que as coisas que concebemos mui clara e mui distintamente so todas verdadeiras [...]. (DESCARTES, R. Discurso do Mtodo. Quinta Parte. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 46-47.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Descartes, correto afirmar:

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(UEL - 2009) Fui nutrido nas letras desde a infncia, e por me haver persuadido de que, por meio delas, se podia adquirir um conhecimento claro e seguro de tudo o que til vida, sentia extraordinrio desejo de aprend-las. Mas, logo que terminei todo esse curso de estudos, ao cabo do qual se costuma ser recebido na classe dos doutos, mudei inteiramente de opinio. Pois me achava enleado em tantas dvidas e erros, que me parecia no haver obtido outro proveito, procurando instruir-me, seno o de ter descoberto cada vez mais a minha ignorncia. E, no entanto, estivera numa das mais clebres escolas da Europa, onde pensava que deviam existir homens sapientes, se que existiam em algum lugar da Terra. (DESCARTES, R. Discurso do Mtodo. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, I994. p. 43.) O texto aponta a insatisfao que assola Descartes ao trmino dos seus estudos. Dentre os motivos que conduziram Descartes a essa avaliao, pode-se citar: I. A situao da filosofia, envolta em multas dvidas. II. A ausncia de um mtodo adequado, inspirado na matemtica, capaz de conduzir com segurana ao conhecimento do verdadeiro. III. A crtica educao, cuja base epistemolgica se mantm construda sobre pressupostos empricos. IV. A separao, existente desde o sculo XV, entre cincias do esprito e cincias da natureza. Assinale a alternativa correta.

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(UEL - 2009) [...] necessrio, ainda, introduzir-se um mtodo completamente novo, uma ordem diferente e um novo processo, para continuar e promover a experincia. Pois a experincia vaga, deixada a si mesma [...] um mero tateio, e presta-se mais a confundir os homens que a inform-los. Mas quando a experincia proceder de acordo com leis seguras e de forma gradual e constante, poder-se- esperar algo de melhor da cincia. [...] A infeliz situao em que se encontra a cincia humana transparece at nas manifestaes do vulgo. Afirma-se corretamente que o verdadeiro saber o saber pelas causas. E, no indevidamente, estabelecem- se quatro coisas: a matria, a forma, a causa eficiente, a causa final. Destas, a causa final longe est de fazer avanar as cincias, pois na verdade as corrompe; mas pode ser de interesse para as aes humanas. (BACON, F. Novo Organum ou verdadeiras indicaes acerca da interpretao da natureza. So Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 72; 99-100.) Com base no texto e no pensamento de Francis Bacon acerca da verdadeira induo experimental como interpretao da natureza, correto afirmar.

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(UEL -2009) [...] chamamos esses lugares de regies superiores. [...] Tais torres, conforme sua altura e posio, servem para experimentos de isolamento, refrigerao e conservao, e para as observaes atmosfricas, como o estudo dos ventos, da chuva, da neve, granizo e de alguns meteoros gneos. (BACON, F. Nova Atlntida. So Paulo: Nova Cultural. 1997. P; 246.) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre os subtemas, pode-se afirmar que o pensamento de Francis Bacon:

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(Uel 2009) O debate nascido nos anos 80 sobre a crise da modernidade tem como pano de fundo a consciência do esgotamento da razão, no que se refere a sua incapacidade de encontrar perspectivas para o prometido progresso humano. O pensamento de Habermas situa-se no contexto dessa crítica. A racionalidade ocidental, desde Descartes, pretendeu a autonomia da razão, baseada no sujeito que solitariamente representa o mundo. [...] A racionalidade prevalente na modernidade é a instrumental[...]. (HERMANN, N. O pensamento de Habermas. In: Filosofia. Sociedade e Educação. Ano I, n.I.Marília: UNESP, 1997. p. 122-1 23.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer e sobre o pensamento de Jürgen Habermas, é correto afirmar que a racionalidade Instrumental constituiI. um conhecimento que se processa a partir das condições especificas da objetividade empírica do fato em si.II. o processo de entendimento entre os sujeitos acerca do uso racional dos instrumentos técnicos para o controle da natureza.III. uma forma de uso amplo da razão, que torna o homem livre para compreender a si mesmo a partir do domínio do conhecimento científico.IV. um saber orientado para a dominação e o controle técnico sobre a natureza e sobre o próprio ser humano. Assinale a alternativa correta.

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(Uel 2009) Sobre a crítica frankfurtiana à concepção positivista de ciência e técnica, é correto afirmar que a racionalidade técnica I. dissocia meios e fins e redunda na adoração fetichista de seus próprios meios.II. constitui um saber instrumental cujo critério de verdade é o seu valor operativo na dominação do homem e da natureza.III. aprimora a ação do ser humano sobre a natureza e resgata o sentido da destinação humana.IV. incorpora a reflexão sobre o significado e sobre os fins da ciência no contexto social. Assinale a alternativa correta.

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(Uel 2009) Texto“Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão.O milho foi escolhido como bola da vez ao seu baixo preço no mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo.(Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p.33.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento do capitalismo e a indústria cultural, considere as afirmativas. I. O capitalismo contemporâneo tornou a globalização um fenômeno que intensificou a padronização e a homogeneização como formas de reprodução técnica criadas a partir da revolução industrial.II. A abertura comercial dos portos das colônias americanas resultou no cercamento dos campos, facilitando o comércio pelo acúmulo de capitais e, em consequência, a revolução industrial.III. A crítica filosófica à instrumentalização cultural constata que o predomínio da racionalidade técnica permitiu o resgate do potencial emancipatório da razão sonhado pelo projeto iluminista.IV. Com o avanço tecnológico, a racionalidade técnica penetra todos os aspectos da vida cotidiana, subjugando o homem a um processo de instrumentalização cultural e homogenização de comportamentos. Assinale a alternativa correta.

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