ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uel 2009) A palavra que empregamos como ‘Estado’

(Uel 2009)

      A palavra que empregamos como ‘Estado’ não significa outra coisa que ‘cidade’. Apesar de Aristóteles ter vivido até ao fim da idade de ouro da vida da cidade grega e ter estado em íntimo contato com Filipe e Alexandre, foi na cidade e não no império que ele viu, não apenas a forma mais elevada de vida política conveniente à sua época, mas também a forma mais elevada que era capaz de conceber. Todo agregado mais vasto constituía para si uma mera tribo ou um emaranhado de pessoas sem homogeneidade. Nenhum império impondo a sua civilização aos povos mais atrasados, nem uma nação constituída em Estado, estavam ao alcance da sua visão.

ROSS, D. Aristóteles. Lisboa: Dom Quixote. 1987. p. 243.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Aristóteles, considere as afirmativas a seguir.

  1. A forma de vida mais adequada para o cidadão é aquela na qual todos os habitantes da cidade, Indistintamente, participam da vida política, governando e sendo governados.
  2. O Estado nasce com o objetivo de proporcionar a vida boa, compreendida como estando vinculada às questões morais e intelectuais.
  3. Assim como outros autores da tradição, também Aristóteles pensa a origem do Estado como um ato de mera convenção sem vínculos com a natureza humana.
  4. Na teorização que Aristóteles faz sobre o Estado, está presente a família, como, por exemplo, na tese de que o ‘Estado deriva da família”.

Assinale a alternativa correta.

A

Somente as afirmativas I e III são corretas.

B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.

C

Somente as afirmativas II e IV são corretas.

D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.