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Questões de Filosofia - UEL 2011 | Gabarito e resoluções

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Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: Como poderemos garantir que o nosso conhecimento absolutamente seguro? Como o ctico, ele parte da dvida; mas, ao contrrio do ctico, no permanece nela. Na Meditao Terceira, Descartes afirma: [...] engane-me quem puder, ainda assim jamais poder fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu no tenha jamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...] (DESCARTES. Ren. Meditaes Metafsicas. Meditao Terceira, So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleo Os Pensadores.) Com base no enunciado e considerando o itinerrio seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(Uel 2011) Leia o texto a seguir.       Homero, sendo digno de louvor por muitos motivos, é-o em especial porque é o único poeta que não ignora o que lhe compete fazer. De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem, uma mulher ou qualquer outra personagem e nenhum sem caráter, mas cada uma dotada de caráter próprio. ARISTÓTELES. Poética. Trad. A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 94-95. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mímesis em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Que seja, portanto, ele a considerar-se a si mesmo, que quando empreende uma viagem se arma e procura ir bem acompanhado; que quando vai dormir fecha suas portas; que mesmo quando est em casa tranca seus cofres; e isso mesmo sabendo que existem leis e funcionrios pblicos armados, prontos a vingar qualquer injria que lhe possa ser feita. HOBBES. Leviat. Trad. J. P. Monteiro e M. B. N. da Silva. So Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 80. O texto de Hobbes diverge de uma ideia central da filosofia poltica de Aristteles. Assinale a alternativa que identifica essa ideia aristotlica.

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Plato, em A Repblica, tem como objetivo principal investigar a natureza da justia, inerente alma, que, por sua vez, manifesta-se como prottipo do Estado ideal. Os fundamentos do pensamento tico-poltico de Plato decorrem de uma correlao estrutural com constituio tripartite da alma humana. Assim, concebe uma organizao social ideal que permite assegurar a justia. Com base neste contexto, o foco da crtica s narrativas poticas, nos livros II e III, recai sobre a cidade e o tema fundamental da educao dos governantes. No Livro X, na perspectiva da defesa de seu projeto tico-poltico para a cidade fundamentada em um logos crtico e reflexivo que redimensiona o papel da poesia, o foco desta crtica se desloca para o indivduo ressaltando a relao com a alma, compreendida em trs partes separadas, segundo Plato: a racional, a apetitiva e a irascvel. Com base no texto e na crtica de Plato ao carter mimtico das narrativas poticas e sua relao com a alma humana, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Para esclarecer o que seja a imitao, na relao entre poesia e o Ser, no Livro X de A Repblica, Plato parte da hiptese das ideias, as quais designam a unidade na pluralidade, operada pelo pensamento. Ele toma como exemplo o carpinteiro que, por sua arte, cria uma mesa, tendo presente a ideia de mesa, como modelo. Entretanto, o que ele produz a mesa e no a sua ideia. O poeta pertence mesma categoria: cria um mundo de mera aparncia. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Plato, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(Uel 2011) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A escultura Discóbolo de Míron representa a importância dada pelos gregos à atividade física. Sobre o papel da ginástica na educação dos guardiães, na obra “A república”, de Platão, considere as afirmativas a seguir. I. Ao lado da música, a ginástica desempenha papel fundamental no processo de educação dos guardiães. II. O robustecimento físico é importante para os guardiães, motivo pelo qual a ginástica deve ser ministrada desde a infância. III. O cultivo pleno do espírito deve prevalecer sobre o cuidado com a formação do corpo, bem como guiá-lo. IV. A ginástica dos guardiães deve ser mais exigente se comparada à ministrada para os guerreiros. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UEL -2011) Leia o texto a seguir. precisamente nos ritmos e nas melodias que nos deparamos com as imitaes mais perfeitas da verdadeira natureza da clera e da mansido, e tambm da coragem e da temperana, e de todos os seus opostos e outras disposies morais (a prtica prova-o bem, visto que o nosso estado de esprito se altera consoante a msica que escutamos). (Aristteles. Poltica. Ed: bilngue. Trad. A. C. Amaral e C. C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998. Livro VIII, p. 579.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a msica e a teoria poltica de Aristteles, considere as afirmativas a seguir. I. A msica pode incitar um certo estado de esprito, por isso deve-se escolher aquela que forme bem o carter do cidado. II. A msica, por ter ritmo e melodia, incita paixes e mesmo qualidades ticas, sendo desnecessrio cuidar de sua escolha. III. A msica a arte que melhor imita paixes e qualidades ticas, por isso ela importante para a formao do cidado. IV. A msica incita a formao das virtudes e deve tambm ser estendida aos estratos inferiores da sociedade. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia os textos a seguir. Aristteles, no Livro IV da Metafsica, defende o sentido epistmico do princpio de no contradio como o princpio primrio, incondicionado e absolutamente verdadeiro da cincia das causas primeiras, ou melhor, o princpio que se apresenta como fundamento ltimo (ou primeiro) de justificao para qualquer enunciado declarativo em sua pretenso de verdade. impossvel que o mesmo atributo pertena e no pertena ao mesmo tempo ao mesmo sujeito, e na mesma relao. [...] No possvel, com efeito, conceber alguma vez que a mesma coisa seja e no seja, como alguns acreditam que Herclito disse [...]. por estarazo que toda demonstrao se remete a esse princpio como a uma ltima verdade, pois ela , por natureza, um ponto de partida, a mesma para os demais axiomas. (ARISTTELES. Metafsica. Livro IV, 3, 1005b apud FARIA, Maria do Carmo B. de. Aristteles: a plenitude como horizonte do ser. So Paulo: Moderna, 1994. p. 93.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre Aristteles, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. A virtude , pois, uma disposio de carter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto , a mediania relativa a ns, a qual determinada por um princpio racional prprio do homem dotado de sabedoria prtica. Aristteles. tica a Nicmaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada tica em Aristteles, pode-se dizer que a virtude tica

Questão
2011HistóriaFilosofia

(UEL -2011) A escultura Discbolo de Mron, do sculo V a. C., expressa o ideal de homem na plis ateniense. Com base nos valores deste ideal clssico, considere as afirmativas a seguir. I. Ao cidado, cabia tempo livre para se dedicar integralmente ao que era prprio do ser poltico, como a especulao filosfica e a prtica desportiva, visando realizao do humano. II. Na plis governada por juristas apoiados por atletas com poder de comando das tropas, o cidado considerava a igualdade econmica como a realizao do ser humano. III. O cidado era o elemento que integrava a plis natureza e tal integrao era representada pela corpolatria e pelas atividades fsicas impostas pelo Senado. IV. O ideal do cidado era expresso pela sua participao nas aes e decises da plis, o que inclua a busca da beleza e do equilbrio entre as formas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Francis Bacon, em sua obra Nova Atlntida, imagina uma utopia tecnocrtica na qual o sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo aperfeioamento do conhecimento cientfico, o qual permitiria uma crescente dominao da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialtica do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele prprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa forma de mitologia. O progresso tcnico-cientfico consiste, para Adorno e Horkeheimer, no avano crescente da racionalidade instrumental, a qual incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os campos de concentrao nazistas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento tcnico-cientfico, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da cincia aristotlica. Um dos pensadores modernos desconfortveis com a lgica dedutiva de Aristteles considerando que esta no permitia explicar o progresso do conhecimento cientfico foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon formulou o mtodo indutivo como alternativa ao mtodo lgico-dedutivo aristotlico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, correto afirmar que o mtodo indutivo consiste

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Locke divide o poder do governo em trs poderes, cada um dos quais origina um ramo de governo: o poder legislativo (que o fundamental), o executivo (no qual includo o judicirio) e o federativo (que o poder de declarar a guerra, concertar a paz e estabelecer alianas com outras comunidades). Enquanto o governo continuar sendo expresso da vontade livre dos membros da sociedade, a rebelio no permitida: injusta a rebelio contra um governo legal. Mas a rebelio aceita por Locke em caso de dissoluo da sociedade e quando o governo deixa de cumprir sua funo e se transforma em uma tirania. (LOCKE, John. In: MORA, J. F. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Loyola, 2001. V. III. p. 1770.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre John Locke, correto afirmar: I. O direito de rebelio um direito natural e legtimo de todo cidado sob a vigncia da legalidade. II. O Estado deve cuidar do bem-estar material dos cidados sem tomar partido em questes de matria religiosa. III. O poder legislativo ocupa papel preponderante. IV. Na estrutura de poder, dentro de certos limites, o Estado tem o poder de fazer as leis e obrigar que sejam cumpridas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) 90 milhes em ao, pra frente, Brasil, do meu corao. Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, salve a seleo. De repente aquela corrente pra frente. Parece que todo o Brasil deu a mo. Todos ligados na mesma emoo. Tudo um s corao. Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, Brasil, Salve a seleo. (Cano: Pra frente Brasil/ Copa 1970. Autor: Miguel Gustavo) Na obra Resposta questo: o que o esclarecimento?, Kant discute conceitos como uso pblico e privado da razo e a superao da menoridade. luz do pensamento kantiano, o fenmeno contemporneo do uso poltico dos eventos esportivos

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Na Primeira Seco da Fundamentao da Metafsica dos Costumes, Kant analisa dois conceitos fundamentais de sua teoria moral: o conceito de vontade boa e o de imperativo categrico. Esses dois conceitos traduzem as duas condies bsicas do dever: o seu aspecto objetivo, a lei moral, e o seu aspecto subjetivo, o acatamento da lei pela subjetividade livre, como condio necessria e suficiente da ao. (DUTRA, D. V. Kant e Habermas: a reformulao discursiva da moral kantiana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 29.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria moral kantiana, correto afirmar:

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