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Questões de Português - UEL 2017 | Gabarito e resoluções

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Questão
2017Português

(UEL-PR-2017) Observe a figura e leia o texto a seguir. Corpo é um grupo de dança mineiro que, em 2016, comemora quarenta anos de história. Seu tempo de atuação é marcado pela pluralidade, questão reconhecida tanto na arte contemporânea, quanto na constituição dos aspectos identitários da cultura brasileira. O espetáculo intitulado Benguelê, executado pelo grupo em 2009, é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. Riscando o palco, sem nenhum pudor, o coreógrafo evoca, do início ao fim, ritmos afro-brasileiros como o maracatu, o candomblé e o congado. Anarquia e frenesi se dão através das batidas de pé, remelexos de quadril, ombros e pélvis. A diversidade rítmica ganha vida ao som da música do compositor, cantor e violonista João Bosco. Ora festivos, ora ritualísticos, os movimentos sugerem danças tribais, em que a representação das figuras humanas, vergadas pelo tempo, ou animalizadas, pontua o espetáculo. Adaptado de: http://www.grupocorpo.com.br/obras/benguele#release. Acesso em: 12 ago. 2016. Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre manifestações artísticas, considere as afirmativas a seguir. I - Benguelê é um espetáculo de dança popular que parte de pressupostos como a simetria, a beleza e a leveza para a composição coreográfica, a fim de abordar os aspectos folclóricos da arte. II - Na arte contemporânea, convivem temporalidades diversas da tradição artística, em consonância com o tempo presente. III - Dança é um movimento executado dentro de certas regras, não necessariamente regulares ou aparentes, e que se desenvolve no espaço e num tempo. IV - Em Benguelê, a variedade rítmica e a diversidade de movimentos executados atestam o caráter plural do espetáculo. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Português

(UEL/2017) Com base na leitura do fôlder, responda aos itens a seguir. a) O que difere o uso dos termos sublinhados nas sentenças Consulte sempre um médico ao perceber os sintomas e Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe? b) Na frase Assim como a gripe, a pneumonia pneumocócica pode ser prevenida através da vacinação, se fosse omitida a expressão como a gripe, o sentido original estaria mantido? Por quê?

Questão
2017Português

(UEL/2017) O promotor de justiça Alexandre Couto Joppert foi afastado temporariamente da banca examinadora de um concurso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e será alvo de uma investigação da própria Promotoria. Examinador de Direito Penal, durante uma prova oral, ele narrou um caso hipotético de estupro coletivo e disse que o criminoso que praticou a conjunção carnal ficou com a melhor parte, dependendo da vítima. A prova é aberta ao público e algumas pessoas gravaram a afirmação do promotor. Um (criminoso) segura, outro aponta a arma, outro guarnece a porta da casa, outro mantém a conjunção ficou com a melhor parte, dependendo da vítima mantém a conjunção carnal e o outro fica com o carro ligado pra assegurar a fuga, narrou o promotor. Divulgada em redes sociais, a afirmação causou revolta. Muitas pessoas acusam o promotor de difundir a cultura do estupro. Em nota, o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira, informou ter instaurado inquérito para apurar a conduta do promotor, além de afastá-lo da banca examinadora até a conclusão da apuração dos fatos. Autor de livros jurídicos, Joppert atua na Assessoria de Atribuição Originária em Matéria Criminal do Ministério Público, setor subordinado à Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Institucionais e Judiciais. O promotor divulgou nota em que afirma ter sido mal interpretado, já que se referia ao ponto de vista do criminoso. Ao me referir ao fato do executor do ato sexual coercitivo ter ficado com a melhor parte, estava tratando da opinião hipotética do próprio praticante daquele odioso crime contra a dignidade sexual. Adaptado de: GRELLET, F. Polêmica sobre estupro afasta promotor. Folha de Londrina. 24 jun. 2016. Geral. p. 7. Com base na análise do período O promotor divulgou nota em que afirma ter sido mal interpretado, já que se referia ao ponto de vista do criminoso, assinale a alternativa correta.

Questão
2017Português

(UEL 2017 - 2a fase)Leia o poema a seguir. ROMARIA Os romeiros sobem a ladeira Meu Bom Jesus que tudo podeis, cheia de espinhos, cheia de pedras, humildemente te peço uma graça. sobem a ladeira que leva a Deus Sarai-me, Senhor, e não desta lepra, e vão deixando culpas no caminho. do amor que eu tenho e que ninguém me tem. Os sinos tocam, chamam os romeiros: Senhor, meu amo, dai-me dinheiro, Vinde lavar os vossos pecados. muito dinheiro para eu comprar Já estamos puros, sino, obrigados, aquilo que é caro mas é gostoso mas trazemos flores, prendas e rezas. e na minha terra ninguém pissui. No alto do morro chega a procissão. Jesus meu Deus pregado na cruz, Um leproso de opa empunha o estandarte. me dá coragem pra eu matar As coxas das romeiras brincam no vento. um que me amola de dia e de noite Os homens cantam, cantam sem parar. e diz gracinhas a minha mulher. Jesus no lenho expira magoado. Jesus Jesus piedade de mim. Faz tanto calor, há tanta algazarra. Ladrão eu sou mas não sou ruim não. Nos olhos do santo há sangue que escorre. Por que me perseguem não posso dizer. Ninguém não percebe, o dia é de festa. Não quero ser preso, Jesus ó meu santo. No adro da igreja há pinga, café, Os romeiros pedem com os olhos, imagens, fenômenos, baralhos, cigarros pedem com a boca, pedem com as mãos. e um sol imenso que lambuza de ouro Jesus já cansado de tanto pedido o pó das feridas e o pó das muletas. dorme sonhando com outra humanidade. (ANDRADE, C. D. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p.76-77.) Com base no poema, responda aos itens a seguir. a) Ao se ler o poema, reconhecem-se diferenças entre as preces dos romeiros e a perspectiva do eu lírico. Explique essa diferença e caracterize as várias preces dos romeiros. b) Na segunda estrofe, há um diálogo? Justifique sua resposta.

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2017Português

(UEL 2017 - 2a fase) Leia, a seguir, o comentário crítico sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompeia, e o fragmento extraído da obra. Acumulam-se situações e experiências, como reflexos de caracteres e intenções, selecionados e comunicados do ponto de vista subjetivo do autor-personagem. Assim, a memória evocadora sofre contínuas interferências subconscientes, de forma a substituir a noção de tempo objetivo pela duração interior e ir de encontro aos processos realistas então frequentes de abordagem ou observação da vida. O ângulo de visão do mundo ou da realidade é essencialmente subjetivo, impondo-se como o principal elemento de unidade da obra. Domina nela a presença de Sérgio adolescente sob a vigilância esclarecedora de Sérgio adulto, na pessoa do romancista, pelo que se pode falar em autor-personagem. Essa correlação se impõe pela necessidade imperiosa de reconquistar o equilíbrio da experiência passada, mas que continua a atuar no presente de maneira opressiva. (CANDIDO, A.; CASTELLO, J. A. Presença da Literatura Brasileira: história e antologia. I Das origens ao realismo. 5.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992. p.349-350.) Aludi várias vezes ao revestimento exterior de divindade com que se apresentava habitualmente Aristarco. Era um manto transparente, da natureza daquele tecido leve de brisas trançadas de Gautier, manto sobrenatural que Aristarco passava aos ombros, revelando do estofo nada mais que o predicado de majestade, geralmente estranho à indústria pouco abstrata dos tecelões e à trama concreta das lançadeiras. Ninguém conseguia tocar com o dedo a misteriosa púrpura. Sentia-se, porém, o influxo da realeza impalpável. Assim é que um simples olhar do diretor imobilizava o colégio fulminantemente, como se levasse no brilho ameaças de todo um despotismo cruento. (POMPEIA, R. O Ateneu. 4.ed. São Paulo: Martin Claret, 2013. cap.4. p.69-70.) Com base na leitura do fragmento crítico e do trecho destacado da obra, explique a correlação entre Sérgio adolescente e Sérgio adulto.

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2017Português

(UEL 2017 - 2a fase)Leia o fragmento do conto Colheita, de Nélida Piñon, a seguir. COLHEITA [...] Até que ele decidiu partir. [...] Viveram juntos todas as horas disponíveis até a separação. Sua última frase foi simples: com você conheci o paraíso. A delicadeza comoveu a mulher, embora os diálogos do homem a inquietassem. A partir desta data trancou-se dentro de casa. [...] Em toda a aldeia a atitude do homem representou uma rebelião a se temer. Seu nome procuravam banir de qualquer conversa. [...] A mulher raramente admitia uma presença em sua casa. Os presentes entravam pela janela da frente, sempre aberta para que o sol testemunhasse a sua própria vida, mas abandonavam a casa pela porta dos fundos, todos aparentemente intocáveis. [...] Jamais faltou uma flor diariamente renovada próxima ao retrato do homem. Seu semblante de águia. Mas, com o tempo, além de mudar a cor do vestido, antes triste agora sempre vermelho, e alterar o penteado, pois decidira manter os cabelos curtos, aparados rentes à cabeça decidiu por eliminar o retrato. [...] Quando já se tornava penoso em excesso conservar-se dentro dos limites da casa, [...] A aldeia viu o modo de ele bater na porta com a certeza de se avizinhar ao paraíso. Bateu três vezes, ela não respondeu. Mais três e ela, como que tangida à reclusão, não admitia estranhos. Ele ainda herói bateu algumas vezes mais, até que gritou seu nome, sou eu, então não vê, então não sente, ou já não vive mais, serei eu logo o único a cumprir a promessa? Ela sabia agora que era ele. Não consultou o coração para agitar-se, melhor viver a sua paixão. Abriu a porta e fez da madeira seu escudo. [...] (PIÑON, N. Melhores contos de Nélida Piñon. São Paulo: Global, 2014. p.151-159.) Confronte a vida do casal, associada ao paraíso, com a eliminação do retrato do marido, correlacionando tais imagens com as atitudes das personagens.

Questão
2017Português

(UEL 2017 - 2a fase)Leia o fôlder a seguir. Com base na leitura do fôlder, responda aos itens a seguir. a) O que difere o uso dos termos sublinhados nas sentenças Consulte sempre um médico ao perceber os sintomas e Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe? b) Na frase Assim como a gripe, a pneumonia pneumocócica pode ser prevenida através da vacinação, se fosse omitida a expressão como a gripe, o sentido original estaria mantido? Por quê?

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2017Português

(UEL - 2017) Leia o texto a seguir. No fundo do mato virgem nasceu Macunama, heri de nossa gente. J na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro: passou mais de seis anos no falando. Se o incitavam a falar, exclamava: Ai que preguia!... e no dizia mais nada. Quando era pra dormir trepava no macuru pequeninho sempre se esquecendo de mijar. Como a rede da me estava por debaixo do bero, o heri mijava quente na velha, espantando os mosquitos bem. Ento adormecia sonhando palavras feias, imoralidades estramblicas e dava patadas no ar. Adaptado de: ANDRADE, M. Macunama. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 7. Enquanto produo cultural, o Modernismo procurava reconhecer as identidades que formavam o povo brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a presena da temtica indgena no movimento, tendo por modelo o romance de Mrio de Andrade.

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2017Português

(Uel 2017) A respeito das correlações entre a poesia de Leminski e os poemas de outras tendências poéticas, períodos e estilos de época, considere as afirmativas a seguir. I. Como o Concretismo, Leminski perseguiu a representação e a exaltação da vida material em detrimento da exposição da subjetividade. II. Como o Simbolismo, Leminski adotou desenhos e experiências gráficas para representar a saturação de significados e significantes na linguagem poética verbal. III. Com a primeira fase modernista, Leminski aderiu ao poema-piada e aos jogos de palavras, em contraste com o rigor de outras manifestações poéticas. IV. Com a poesia marginal, Leminski compartilhou a espontaneidade e a irreverência como aproximações entre a expressão poética e a vida cotidiana. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Português

(Uel 2017) Leia a tirinha a seguir. Na tirinha, Mafalda conversa com seu ursinho de pelúcia. Explique a mensagem expressa na tirinha.

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