ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL-PR-2017) Observe a figura e leia o texto a se

(UEL-PR-2017)  Observe a figura e leia o texto a seguir.

Corpo é um grupo de dança mineiro que, em 2016, comemora quarenta anos de história. Seu tempo de atuação é marcado pela pluralidade, questão reconhecida tanto na arte contemporânea, quanto na constituição dos aspectos identitários da cultura brasileira. O espetáculo intitulado Benguelê, executado pelo grupo em 2009, é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. Riscando o palco, sem nenhum pudor, o coreógrafo evoca, do início ao fim, ritmos afro-brasileiros como o maracatu, o candomblé e o congado. Anarquia e frenesi se dão através das batidas de pé, remelexos de quadril, ombros e pélvis. A diversidade rítmica ganha vida ao som da música do compositor, cantor e violonista João Bosco. Ora festivos, ora ritualísticos, os movimentos sugerem danças tribais, em que a representação das figuras humanas, vergadas pelo tempo, ou animalizadas, pontua o espetáculo.

 

Adaptado de:  <http://www.grupocorpo.com.br/obras/benguele#release>.  Acesso em: 12 ago. 2016.

 

Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre manifestações artísticas, considere as afirmativas a seguir.

 

I - Benguelê é um espetáculo de dança popular que parte de pressupostos como a simetria, a beleza e a leveza para a composição coreográfica, a fim de abordar os aspectos folclóricos da arte.

II - Na arte contemporânea, convivem temporalidades diversas da tradição artística, em consonância com o tempo presente.

III - Dança é um movimento executado dentro de certas regras, não necessariamente regulares ou aparentes, e que se desenvolve no espaço e num tempo.

IV - Em Benguelê, a variedade rítmica e a diversidade de movimentos executados atestam o caráter plural do espetáculo.

 

Assinale a alternativa correta.

A

Somente as afirmativas I e II são corretas.

 

B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.

 

C

Somente as afirmativas III e IV são corretas.

 

D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

 

E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.