Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UEM 2015 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2015Português

(UEM - 2015) Assinale o que for correto sobre o gnero lrico. 01) O gnero lrico, em comparao com o gnero pico ou narrativo, mostra-se marcado por um filtro subjetivo que favorece a expresso individual, bem como a intensificao de sentimentos e emoes. 02) Embora marcado por grande liberdade temtica, o gnero lrico bastante rigoroso no tocante s formas fixas, de modo que se manifesta apenas em sonetos, odes, elegias, contos e novelas. 04) Em contraste com a presena de um narrador no gnero pico, na lrica nota-se a presena de um eu lrico, que tanto permite a expresso de um mundo interior quanto serve de filtro para a realidade externa. 08) Uma das principais subdivises do gnero lrico encontra-se no par comdia e tragdia que, presente desde as primeiras manifestaes do gnero, deu origem, j no fim do sculo XVIII, tragicomdia, com a utilizao de versos livres e brancos. 16) Recursos formais como a rima, a mtrica e o ritmo, embora possam ser verificados em outros gneros literrios, encontram-se especialmente ligados ao gnero lrico, favorecendo sua sonoridade e sua expressividade. A soma dos itens corretos :

Questão
2015Português

(Uem/2015) Assinale o que for correto sobre o poema abaixo e sobre seu autor, Cruz e Souza. Beleza morta De leve, louro e enlanguescido helianto Tens a flórea dolência contristada... Há no teu riso amargo certo encanto De antiga formosura destronada. No corpo, de um letárgico quebranto Corpo de essência fina, delicada, Sente-se ainda o harmonioso canto Da carne virginal, clara e rosada. Sente-se o errante, as harmonias Quase apagadas, vagas, fugidias E uns restos de clarão de Estrela acesa... Como que ainda os derradeiros haustos De opulências, de pompas e de faustos, As relíquias saudosas da beleza. (CRUZ E SOUSA, J. Poesias completas. São Paulo: Ediouro, 1997, p. 40) Vocabulário Helianto: girassol Hausto: aspiração, trago, gole. 01) O primeiro verso do poema já apresenta uma característica formal marcante do Simbolismo, escola da qual Cruz e Sousa faz parte: o uso de aliterações, recurso que intensifica o potencial melódico da linguagem. 02) No primeiro terceto, as referências ao vago e ao fugidio relacionam-se com a proposta literária do Simbolismo, que opta pelo sugestivo e pelo intuitivo em detrimento de uma representação objetiva e direta da realidade. 04) Reagindo aos ditames formais do Parnasianismo contemporâneo, a lírica de Cruz e Sousa apresenta, em diversas ocasiões, poemas em versos nos quais a métrica irregular antecipa o Modernismo vindouro. A ode Beleza morta é um exemplo de tal procedimento. 08) O reconhecimento imediato do valor artístico da obra de Cruz e Sousa, que se mostrou semelhante, no fim do século XIX, àquele experimentado pela de Olavo Bilac, contrasta com a crítica generalizada que essa obra sofreu no início do século seguinte, sobretudo por parte de Manuel Bandeira em seu primeiro livro publicado, Cinza das horas. 16) A utilização de termos preciosos e vocábulos incomuns por parte dos autores simbolistas, tal como se percebe no poema Beleza morta, é fruto da recuperação de um dos procedimentos mais marcantes do Barroco: o conceptismo, no qual se verifica uma elaboração rebuscada da linguagem.

Questão
2015Português

(UEM - 2015) A palavra serve para comunicar e interagir. E tambm para criar literatura, isto , criar arte, provocar emoes, produzir efeitos estticos. Portugus: linguagens: volume 1: ensino mdio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhes. 5.ed. So Paulo: Atal, 2005. p. 27. A partir da definio de Willian Cereja (Coleo Portugus - Linguagens), pode-se afirmar que a linguagem literria:

1-3 de 3