Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UEM 2016 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2016História

(UEM 2016) Os antropólogos e os etno-historiadores têm ressaltado a importância dos estudos da vida cotidiana dos povos indígenas que habitaram o Paraná antes da chegada dos colonizadores europeus. Sobre os povos indígenas daquele período, no Paraná, e sua rica cultura, é correto afirmar que: 01) Dominavam a técnica de fundição dos metais, predominando o trabalho com o cobre, o estanho, o bronze e o ferro. 02) A divisão do trabalho era bastante clara. Enquanto as mulheres criavam os filhos, preparavam os artesanatos de cerâmica e de vegetal e cuidavam das plantações, os homens dedicavam-se à caça, à pesca e à segurança da comunidade. 04) No litoral paranaense, são encontradas peças indígenas chamadas de zoolitos, que são figuras gravadas em pedra representando aves, peixes e outros animais. 08) Alguns dos sítios arqueológicos indígenas mais antigos encontrados no Paraná são os de Saquarema e de Guaraguaçu, localizados no litoral; o de Vila Velha, localizado nos Campos Gerais; e o de José Vieira, localizado nas margens do rio Ivaí. 16) Os sambaquis são as técnicas e os instrumentos de guerras desenvolvidos pelos colonizadores europeus para escravizar os indígenas que viviam no Paraná.

Questão
2016História

(UEM 2016) Sobre a história do Paraná, é correto afirmar que: 01) Os Tupis-guaranis formavam uma das grandes famílias indígenas que habitavam o Paraná antes da chegada dos europeus. 02) No século XIX, foram fundados diversos núcleos de colonização com a participação de imigrantes europeus. 04) Um dos principais conflitos da revolução federalista ocorreu na cidade da Lapa. Esse episódio ficou conhecido como cerco da Lapa, pois foi naquela localidade paranaense que as tropas legalistas detiveram o avanço das tropas federalistas que marchavam em direção à capital da república, Rio de Janeiro. 08) A prosperidade econômica do município de Curitiba deve-se ao fato de a região ter sido colonizada pela empresa Brasil Railway Company, do empresário Percival Farquhar, que projetou a Cidade Industrial de Curitiba. 16) O tropeirismo foi importante atividade econômica para a ocupação de parte do território do Paraná, conhecido como Campos Gerais.

1-2 de 2