ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM 2016) Os antropólogos e os etno-historiadores

(UEM 2016) Os antropólogos e os etno-historiadores têm ressaltado a importância dos estudos da vida cotidiana dos povos indígenas que habitaram o Paraná antes da chegada dos colonizadores europeus. Sobre os povos indígenas daquele período, no Paraná, e sua rica cultura, é correto afirmar que:

01) Dominavam a técnica de fundição dos metais, predominando o trabalho com o cobre, o estanho, o bronze e o ferro.   

02) A divisão do trabalho era bastante clara. Enquanto as mulheres criavam os filhos, preparavam os artesanatos de cerâmica e de vegetal e cuidavam das plantações, os homens dedicavam-se à caça, à pesca e à segurança da comunidade.   

04) No litoral paranaense, são encontradas peças indígenas chamadas de zoolitos, que são figuras gravadas em pedra representando aves, peixes e outros animais.   

08) Alguns dos sítios arqueológicos indígenas mais antigos encontrados no Paraná são os de Saquarema e de Guaraguaçu, localizados no litoral; o de Vila Velha, localizado nos Campos Gerais; e o de José Vieira, localizado nas margens do rio Ivaí.   

16) Os sambaquis são as técnicas e os instrumentos de guerras desenvolvidos pelos colonizadores europeus para escravizar os indígenas que viviam no Paraná.