Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UEM 2018 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2018Química

(UEM - 2018 - Adaptada) Sobre as propriedades coligativas, analise as seguintes afirmativas: I) Tonoscopia, ebuloscopia, microscopia e crioscopia so exemplos de propriedades coligativas. II)A presso de vapor de uma soluo de 100g de gua e 1g de KCl maior que a de uma soluo de 100g de gua e 1g de NaCl. III)Uma pessoa pode morrer de desidratao celular se beber apenas gua do mar. IV)O ponto de ebulio de uma soluo preparada pela dissoluo de 1mol de ureia (CH4N2O) em 1000g de gua igual ao ponto de ebulio de uma soluo preparada pela dissoluo de 1mol de glicose (C6H12O6) em 1000g de gua. V)Se o ponto de fuso de uma soluo de 1mol de glicose em 1000g de gua 1,86C, ento o ponto de fuso de uma soluo de 1mol de NaCl em 1000g de gua ser de 3,72C. Dados de massa molar: K = 39g/mol Cl = 35,5g/mol Na = 23g/mol Esto corretas as afirmativas:

Questão
2018Química

Em um laboratrio, h quatro frascos rotulados de A a D. Sabe-se que os frascos contm cido actico, pentano, hexanol e terdiisoproplico. Para identificar os compostos, um qumico realizou os seguintes procedimentos: i) testou a solubilidade em gua; ii) mediu o ponto de fuso; iii) observou a formao de bolhas na reao com soluoaquosa de NaHCO3 a 10%. Com base nessas informaes, assinale o que for correto. 01) Apenas o composto que estava no frasco A foi solvel em gua em quaisquer propores; assim, o qumico o identificou como cido actico. 02) O composto que estava no frasco B apresentou o maior ponto de ebulio; assim, o qumico o identificou como hexanol, porque suas molculas se associam por ligaes de hidrognio e tm a cadeia carbnica maior que a do cido actico. 04) Dois compostos liberaram bolhas na reao com NaHCO3(aq), logo, esse teste no foi eficiente para distinguir os compostos. 08) O composto que estava no frasco C apresentou o menor ponto de ebulio; logo, o qumico o identificou como pentano, porque necessria pouca energia para romper as foras de van der Waals. 16) O qumico deveria ter testado tambm a solubilidade em hexano, pois somente um dos compostos, o ter diisoproplico, seria solvel em quaisquer propores nesse solvente.

1-2 de 2