ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

Em um laboratrio, h quatro frascos rotulados de A

Em um laboratório, há quatro frascos rotulados de A a D. Sabe-se que os frascos contêm ácido acético, pentano, hexanol e éterdiisopropílico. Para identificar os compostos, um químico realizou os seguintes procedimentos:

i) testou a solubilidade em água;

ii) mediu o ponto de fusão;

iii) observou a formação de bolhas na reação com soluçãoaquosa de NaHCO3 a 10%.

Com base nessas informações, assinale o que for correto.

01) Apenas o composto que estava no frasco A foi solúvel em água em quaisquer proporções; assim, o químico o identificou como ácido acético.
02) O composto que estava no frasco B apresentou o maior ponto de ebulição; assim, o químico o identificou como hexanol, porque suas moléculas se associam por ligações de hidrogênio e têm a cadeia carbônica maior que a do
ácido acético.
04) Dois compostos liberaram bolhas na reação com NaHCO3(aq), logo, esse teste não foi eficiente para distinguir os compostos.
08) O composto que estava no frasco C apresentou o menor ponto de ebulição; logo, o químico o identificou como pentano, porque é necessária pouca energia para romper as forças de van der Waals.
16) O químico deveria ter testado também a solubilidade em hexano, pois somente um dos compostos, o éter diisopropílico, seria solúvel em quaisquer proporções nesse solvente.