Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UERJ | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2020Filosofia

(UERJ - 2020) APS 70 ANOS, SIMONE DE BEAUVOIR AINDA MOSTRA CAMINHO DA LIBERDADE FEMININA Ningum nasce mulher: torna-se mulher. A clebre frase que abre o segundo volume de O segundo sexo, de 1949, sintetiza as teses apresentadas por Simone de Beauvoir nas mais de 900 pginas de um estudo fascinante sobre a condio feminina. Beauvoir admite que as diferenas biolgicas desempenham algum papel na construo da inferioridade feminina, mas defende que a importncia social dada a essas diferenas muito mais determinante para a opresso. Ser mulher no nascer com determinado sexo, mas, principalmente, ser classificada de uma forma negativa pela sociedade. ser educada, desde o nascimento, a ser frgil, passiva, dependente, apagada, delicada, discreta, submissa e invisvel. MIRIAN GOLDENBERG Adaptado de www1.folha.uol.com.br, 10/03/2019. As reflexes de Simone de Beauvoir na obra O segundo sexo continua presentes nos debates atuais referentes ao feminismo e s condies de vida das mulheres, em diversas sociedades. De acordo com o texto de Mirian Goldenberg, a abordagem realizada por Simone de Beauvoir valoriza princpios do seguinte tipo:

Questão
2016Filosofia

(Uerj 2016)Cidade Maravilhosa Cidade maravilhosaCheia de encantos milCidade maravilhosaCoração do meu BrasilBerço do samba e de lindas cançõesQue vivem n’alma da genteÉs o altar dos nossos coraçõesQue cantam alegremente(...)André Filho e Silva Sobreira, 1935 Rio 40 graus Rio 40 grausCidade maravilhaPurgatório da belezaE do caos(...)O Rio é uma cidadeDe cidades misturadasO Rio é uma cidadeDe cidades camufladasCom governos misturadosCamuflados, paralelosSorrateirosOcultando comandos...(...)Gatilho de disketMarcação pagode, funkDe gatilho marcaçãoDe samba-lanceCom batuque digitalNa sub-uzi musicalDe batucada digital(...)Fernanda Abreu, 1992letras.mus.br  As letras das canções Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem não retratar a mesma cidade.As diferentes percepções do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, às ideias de:

Questão
2011Filosofia

(Uerj 2011) Chiclete com bananaEu só ponho bip-bopNo meu sambaQuando Tio Sam pegar o tamborimQuando ele pegar no pandeiroE no zabumbaQuando ele aprenderQue o samba não é rumbaAí eu vou misturarMiami com CopacabanaChicletes eu misturo com bananaE o meu samba vai ficar assim (...)GORDURINHA E ALMIRA CASTILHOColeção Folha Raízes da MPB, nº 15 No final da década de 1950, a sociedade brasileira passava por transformações marcantes em diferentes áreas.A letra da canção “Chiclete com banana” enfoca o seguinte elemento da conjuntura desse momento:

1-3 de 3