Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFAM 2010 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2010História

(UFAM - 2010) Numa histria amide repetida, Plutarco nos conta como certa vez, em Atenas, enquanto se procedia votao para um ostracismo, um aldeo analfabeto acercou-se de um homem e pediu-lhe que escrevesse para ele o nome ARISTIDES em seu caco de cermica (strakon). O outro perguntou-lhe que mal ARISTIDES lhe fizera e recebeu esta resposta: absolutamente nenhum. Nem sequer conheo o homem, mas estou farto de ouvir chamar-lhe O Justo por toda a parte (Aristides, 7.6). FINLEY, Moses. A Poltica no Mundo Antigo. O texto acima est relacionado Democracia, regime poltico surgido na Antiguidade Clssica e que, ao longo do sculo XX, principalmente no mundo ocidental, tornou-se o paradigma a ser implementado pelos Estados-naes contemporneos. Na Atenas democrtica, surgiu a instituio do ostracismo, ou seja, o banimento por dez anos daqueles cidados tidos como subversivos ordem estabelecida. Quanto a essa instituio ateniense, podemos afirmar que:

Questão
2010Português

(UFAM - 2010) Leia o soneto a seguir, de Augusto dos Anjos Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amonaco, Monstro de escurido e rutilncia, Sofro, desde a epignese da infncia, A influncia m dos signos do zodaco. Profundissimamente hipocondraco, Este ambiente me causa repugnncia... Sobe-me boca uma nsia anloga nsia Que se escapa da boca de um cardaco. J o verme - este operrio das runas - Que o sangue podre das carnificinas Come, e vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para ro-los, E h-de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgnica da terra! A partir desse soneto, correto afirmar: I. Ao se definir como filho do carbono e do amonaco, o eu lrico se declara apenas matria. II. O amonaco contrape-se ao carbono, compondo a dualidade corpo e alma. III. O texto apresenta o ciclo de vida e morte, composto por dor e sofrimento, tendo a morte como o inevitvel iminente, porm reconfortante.

1-2 de 2