ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFAM - 2010) Numa histria amide repetida, Plutarc

(UFAM - 2010) “Numa história amiúde repetida, Plutarco nos conta como certa vez, em Atenas, enquanto se procedia à votação para um ostracismo, um aldeão analfabeto acercou-se de um homem e pediu-lhe que escrevesse para ele o nome ARISTIDES em seu caco de cerâmica (óstrakon). O outro perguntou-lhe que mal ARISTIDES lhe fizera e recebeu esta resposta: ‘absolutamente nenhum. Nem sequer conheço o homem, mas estou farto de ouvir chamar-lhe ‘O Justo’ por toda a parte’ (Aristides, 7.6)”.

FINLEY, Moses. A Política no Mundo Antigo.

O texto acima está relacionado à Democracia, regime político surgido na Antiguidade Clássica e que, ao longo do século XX, principalmente no mundo ocidental, tornou-se o paradigma a ser implementado pelos Estados-nações contemporâneos. Na Atenas democrática, surgiu a instituição do ostracismo, ou seja, o banimento por dez anos daqueles cidadãos tidos como subversivos à ordem estabelecida. Quanto a essa instituição ateniense, podemos afirmar que:

A

O ostracismo foi uma das instituições democráticas atenienses mais utilizadas por Alcebíades durante a Guerra do Peloponeso.

B

O ostracismo era implementado por todos os demais cidadãos, independentemente de sua formação educacional.

C

O ostracismo foi a única instituição democrática grega incorporada ao Direito Romano.

D

O ostracismo, juntamente com a mistoforia, foi uma das reformas implementadas por Péricles para aperfeiçoar o regime democrático ateniense.

E

O ostracismo é, ainda, uma das criações gregas que continuam a vigorar nos regimes democráticos do mundo contemporâneo.