Questão2015Português
(UFMS - 2015)
A Lenda da Mandioca (lenda dos ndios Tupi)
Nasceu uma indiazinha linda e a me e o pai tupis espantaram-se:
- Como branquinha 1estacriana!
E era mesmo. Perto dos outros curumins da taba, parecia um raiozinho de lua. Chamaram-na Mani. Mani era 2linda, silenciosa e 3quieta. Comia 4pouco e pouco bebia. Os pais preocupavam-se.
- V brincar, Mani, dizia o pai.
- Coma um 5pouco mais, dizia a me.
Mas a menina continuava quieta, cheia de sonhos na cabecinha. Mani parecia esconder um mistrio. Uma bela manh, no se levantou da rede. O paj foi chamado. Deu ervas e bebidas menina. Mas no atinava com o que tinha Mani. Toda a tribo andava triste. Mas, deitada em sua rede, Mani sorria, sem doena e sem dor.
E sorrindo, Mani morreu. Os pais a enterraram dentro da prpria oca. E regavam sua cova todos os dias, como era costume entre os ndios Tupis. Regavam com lgrimas de saudade. Um dia perceberam que do tmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viosa.
- Que planta ser esta? Perguntaram, admirados. Ningum a conhecia.
- melhor deix-la crescer, resolveram os ndios.
E continuaram a regar o brotinho mimoso. A planta desconhecida crescia depressa. 6Poucas luas se passaram e ela estava altinha, com um caule forte, que at fazia a terra se rachar em torno.
- A terra parece fendida, comentou a me de Mani.
- Vamos cavar?
E foi o que fizeram. Cavaram pouco e, flor da terra, viram umas razes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que do aos meninos ndios. Mas, sob a casquinha marrom, l estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani. Da oca de terra de Mani surgia uma nova planta!
- Vamos cham-la Mani-oca, resolveram os ndios.
- E, para no deixar que se perca, vamos transformar a planta em alimento!
Assim fizeram! Depois, fincando outros ramos no cho, fizeram a primeira plantao de mandioca. E at hoje entre os ndios do Norte e Centro do Brasil este um alimento muito importante.
E, em todo Brasil, quem no gosta da plantinha misteriosa que surgiu na casa de Mani?
Fonte: GIACOMO, Maria T. C. de.Lendas brasileiras, n.7. 2 ed. Edies Melhoramentos: So Paulo, 1977. (adaptado)
Considerando princpios ortogrficos, fonolgicos e morfolgicos da lngua portuguesa, considere as afirmativas a seguir.
I. Se inserido acento na slaba final de esta (ref. 1), altera-se tonicidade, mas mantm-se inalterada classe de palavra.
II. Em linda (ref. 2), assim como em quieta (ref. 3), verifica-se ocorrncia de um fonema representado por duas letras.
III. Diferentemente de pouco (refs. 4 e 5), a palavra Poucas (ref. 6), flexiona-se para concordar com o nome que a acompanha.
Est(o) correta(s)