Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UFPA 2008 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2008Filosofia

(Ufpa 2008) Para Aristóteles o homem é um animal político, um agente moral, pois necessita da comunidade para viver feliz. Essa “felicidade pública” é privilégio de cidadãos livres, que vivem sob leis do Estado, e exclui os escravos, a quem os gregos tomavam por animais. De acordo com Aristóteles, sobre o que há de natural e instituído no modo de viver humano, é correto afirmar que

Questão
2008Filosofia

(Ufpa 2008) As condições de trabalho no sistema capitalista variam ao longo de sua expansão e consolidação; mas há recorrências nas relações sociais próprias desse modo de produção. A esse respeito, é correto afirmar:

Questão
2008Filosofia

(Ufpa 2008) A análise sociológica que explica as desigualdades sociais, em termos de diferenças de escalas de renda e de prestígio entre os indivíduos, inscreve-se no campo de estudo do/da(s)

Questão
2008Filosofia

(UFPA - 2008) Segundo Descartes, para se alcanar a verdade das coisas, isto , o conhecimento certo e evidente, necessrio um mtodo. correto afirmar que esse mtodo, proposto pelo autor,

Questão
2008Filosofia

(Ufpa 2008)Desde Platão se discute a função sociocultural da arte, o que confere à sua autonomia uma certa relatividade. Recentemente, com a Escola de Frankfurt, cunhou-se para a determinação social da arte termos como indústria cultural e cultura de massa, porque, como diz Theodor Adorno, no regime econômico capitalista sacrifica-se o que fazia a diferença entre a lógica da obra [de arte] e a do sistema social. Com relação à interpretação de Adorno sobre a função social da arte no regime capitalista, considere as afirmativas abaixo: I.Na sociedade capitalista, o desenvolvimento técnico-industrial conduziu à padronização do gosto em beneficio do mercado. II.Não há gozo da arte, na sociedade liberal, se a criação for massificada. III.Ao sacrificar a lógica da obra às determinações do sistema, o artista está garantindo não só seu lucro como a própria sobrevivência da arte, já que a nossa economia é capitalista. IV.Com a indústria cultural, ocorre a perda completa da ideia de autonomia da arte. V.Adorno não concorda com Platão quanto à ideia de que a experiência estética, como acontece hoje em dia, necessita de um nexo funcional para cumprir seu papel na vida social e política do homem. Estão corretas as afirmativas:

1-5 de 5