ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpa 2008) As condições de trabalho no sistema ca

(Ufpa 2008) As condições de trabalho no sistema capitalista variam ao longo de sua expansão e consolidação; mas há recorrências nas relações sociais próprias desse modo de produção. A esse respeito, é correto afirmar:

A

O trabalho escravo que hoje existe no sul do estado do Pará é uma prática que surgiu no período da colonização da Amazônia, quando africanos foram trazidos para essa região, desde o início do século XVII.

B

O tráfico de pessoas tem gerado debates no meio acadêmico, nos vários níveis de governo e em diversas Organizações Não- Governamentais. Esse modo de aliciamento de pessoas é explicado, entre outras razões, pela escassez de mão de obra qualificada para trabalhar nas áreas fronteiriças do Norte do Brasil.

C

Apesar dos avanços tecnológicos de setores como os de informação e saúde, nota-se que há distribuição desigual do que é produzido no capitalismo, e isso fortalece a expansão de valores da ideologia burguesa.

D

Mesmo com o combate nos meios de comunicação e com o que determina a legislação específica, o trabalho infantil é utilizado pelo terceiro setor na oferta de serviços, como o turismo e o agronegócio.

E

As mudanças ocorridas ao longo da expansão do capitalismo não eliminaram as diferenças entre as classes sociais, e o destino daquilo que é produzido pelo trabalhador continua a ser controlado pelo proprietário dos meios de produção.