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Questões de História - UFPR 2015 | Gabarito e resoluções

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Questão 19
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Considere o excerto de poema espartano do sculo VII a.C.: [...] Pois no h homem valente no combate, se no suportar a vista da canificina sangrenta e no atacar, colocando-se de perto. [...] um bem comum para a cidade e todo o povo, que um homem aguarde, de ps fincados, na primeira fila, encarniado e todo esquecido da fuga vergonhosa, expondo a sua vida e nimo sofredor, e, aproximando-se, inspire confiana com suas palavras ao que lhe fica ao lado. (Traduo de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hlade: Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clssicos, 4. ed., 1982.) Com base nesse excerto, considere as afirmativas abaixo sobre os valores ressaltados no poema e sobre caractersticas da cidade-Estado de Esparta entre os sculos VII e V a.C.: 1. Esparta e Atenas compartilhavam do mesmo ideal militar expresso no poema, motivo pelo qual juntaram esforos na Liga de Delos. 2.O poema expressa os valores esperados dos soldados espartanos: a coragem, o esprito de combate e a cooperao com o coletivo. 3. Para sustentar o exrcito, o Estado espartano formou a Liga do Peloponeso e distribuiu as terras conquistadas entre as cidades-Estado aliadas. 4. Esparta manteve uma elite militar, formada pela educao rgida de suas crianas, que eram controladas pelo Estado e separadas de suas famlias. Assinale a alternativa correta.

Questão 20
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Segundo a historiadora Miri Rubin, longe de serem estreis e previsveis, as universidades medievais produziram no apenas servidores civis e burocratas eclesisticos como tambm pensadores radicais, cuja obra teve impacto real e que, apesar de suas crticas desafiadoras, morreram em suas prprias camas, e no na cela de uma priso. (Revista Ensino Superior, Unicamp, 25/04/2012) A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o perodo medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona as universidades com seu contexto de surgimento e expanso.

Questão 21
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Considere os seguintes excertos produzidos no contexto da Revoluo Francesa (1789-1799): Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (26 de agosto de 1789) Declarao dos Direitos da Mulher e da Cidad (setembro de 1791) Art. 1. Os homens nascem e so livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem fundamentar-se na utilidade comum. Art. 1. A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distines sociais s podem ser baseadas no interesse comum. Art. 2. A finalidade de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Esses direitos so a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso. Art. 2. O objeto de toda associao poltica a conservao dos direitos imprescritveis da mulher e do homem. Esses direitos so a liberdade, a propriedade, a segurana e, sobretudo, a resistncia opresso. Art. 13. Para a manuteno da fora pblica e para as despesas de administrao, indispensvel uma contribuio comum, que deve ser dividida entre os cidados de acordo com suas possibilidades. Art. 13. Para a manuteno da fora pblica e para as despesas de administrao, as contribuies da mulher e do homem sero iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve ento participar tambm da distribuio dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indstria. * Essa declarao, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, no foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793. Compare as duas declaraes e assinale a alternativa que identifica a principal diferena entre o texto de 1789 e o de 1791.

Questão 22
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Na Amrica portuguesa, as irmandades eram espaos de:

Questão 23
2015História

(UFPR - 2015 - 1 FASE) Leia abaixo a definio de refugiado: De acordo com a Conveno de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, so refugiados as pessoas que se encontram fora do seu pas por causa de fundado temor de perseguio por motivos de raa, religio, nacionalidade, opinio poltica ou participao em grupos sociais, e que no possa (ou no queira) voltar para casa. Posteriormente, definies mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu pas devido a conflitos armados, violncia generalizada e violao massiva dos direitos humanos. (Agncia da ONU para refugiados (ACNUR). Disponvel em: http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/perguntas-e-respostas/.) Sobre eventos histricos referentes existncia de refugiados na histria contempornea, considere as seguintes afirmativas: 1. Aps a I Guerra Mundial, com a dissoluo dos Imprios Otomano e Austro-Hngaro e a instaurao do princpio de nacionalidade, milhes de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa. 2. Desde a criao do Estado de Israel, em 1948, milhes de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situao de refugiados durante o mandato britnico na Palestina. 3. O governo Vargas foi contrrio entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial. 4. Entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhis, poloneses, japoneses e alemes. Assinale a alternativa correta.

Questão 24
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Leia as duas declaraes abaixo, associadas a dois presidentes estadunidenses: A Amrica para os Americanos Doutrina Monroe, 1865. Todos somos americanos presidente Barack Obama, 17 de dezembro de 2014 (discurso sobre a reaproximao entre Estados Unidos e Cuba). A respeito da postura dos Estados Unidos em sua poltica externa no continente americano, nos dois perodos histricos destacados acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A Doutrina Monroe defendia a autonomia dos pases americanos frente ao domnio da Europa, aps a emancipao das colnias hispnicas. Ao longo do sculo XIX, tal iderio serviu para justificar a poltica de preponderncia norte-americana sobre os demais pases do continente americano. ( ) O presidente Obama defende a reconciliao entre os Estados Unidos e Cuba aps o rompimento diplomtico ocasionado pela Guerra Hispano-Americana. Por meio do pan-americanismo, os norte-americanos defendem a implantao da democracia e da modernizao em Cuba. ( ) A Doutrina Monroe defendia a unio aduaneira dos pases do continente americano, inspirada no iderio panamericano, aps a emancipao das colnias hispnicas. Ao longo do sculo XIX, essa poltica favoreceu o domnio norte-americano sobre os pases latinos produtores de matria-prima. ( ) O presidente Obama defende a reconciliao entre os Estados Unidos e Cuba aps o rompimento das relaes diplomticas durante a Guerra Fria. Ao mesmo tempo em que reivindicam de Cuba o respeito aos direitos humanos, os Estados Unidos mantm domnio sobre a baa de Guantnamo. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

Questão 25
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945 (CPDOC. Disponvel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FEB). Assinale a alternativa que justifica a declarao acima, relacionando a atuao do Brasil, por meio da Fora Expedicionria Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getlio Vargas (1930-1945).

Questão 26
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do governo estadual paranaense, ser cidado ter direito vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: ter direitos civis. tambm participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos polticos. Os direitos civis e polticos no asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participao do indivduo na riqueza coletiva: o direito educao, ao trabalho justo, sade, a uma velhice tranquila. (disponvel em: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=8) Sobre movimentos de conquista de cidadania na histria contempornea, considere as seguintes afirmativas: 1. O movimento sufragista lutou pelo direito das mulheres de votarem e serem votadas em pases como o Brasil e os Estados Unidos entre o final do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX. 2. O movimento de luta por direitos civis pelos negros norte-americanos nos anos 1960, liderado por Rosa Parks e Martin Luther King Jr., seguiu os princpios da no violncia e da desobedincia civil. 3. O movimento pelo Apartheid na frica do Sul inaugurou a luta por cidadania em seu sentido moderno, aps a Declarao Universal dos Direitos Humanos em 1948. 4. O movimento de luta por direitos dos LGBTT (lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) tem obtido conquistas, como a oficializao dos casamentos e a adoo de crianas. Assinale a alternativa correta.

Questão 27
2015História

(UFPR - 2015- 1 FASE) A unificao alem foi articulada pelo reino da:

Questão
2015História

(UFPR -2015) A realizao da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos polticos do futebol. Sobre as relaes histricas entre poltica e futebol, considere as afirmativas abaixo: I. Durante o governo de Jnio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e por isso os negros foram proibidos de compor a seleo brasileira de futebol. II. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibio de times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itlia o paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro. III. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, alm de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da poltica de integrao nacional, com o objetivo de envolver o maior nmero de estados. IV. Com a redemocratizao, o futebol continua visado pelo poder poltico, porm h uma distncia maior entre poltica e futebol, em comparao a perodos anteriores. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015História

(Ufpr 2015) Tendo em vista diferentes contextos históricos em que predominou a escravidão, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas que comparam a escravidão na Roma antiga e a escravidão no período colonial da América portuguesa: ( ) Na Roma antiga os escravos eram mercadorias obtidas no comércio triangular, enquanto que no período colonial brasileiro os escravos eram prisioneiros de guerra ou apreendidos por motivo de dívida. ( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, os escravos obedeciam a uma hierarquia de funções, sendo utilizados para vários tipos de atividades afazeres domésticos, comércio e trabalho na agricultura. ( ) Tanto no período antigo de Roma quanto no período colonial brasileiro, a escravidão era considerada uma realidade natural, justificada por pensadores e por sacerdotes, mas também era questionada por opositores da escravidão dentro das próprias elites. ( ) Na Roma antiga, as rebeliões de escravos eram raras, pois eles viviam em boas condições e tinham a compra da alforria facilitada, enquanto que no período colonial brasileiro, as rebeliões eram constantes devido às condições desumanas de tratamento e impossibilidade de alforria. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Questão
2015História

(Ufpr 2015) (...) a aldeia é um espaço escolhido e organizado pelo próprio índio, e o aldeamento é resultado de uma política feita por vontade dos europeus para concentrar comunidades indígenas. (Aldeias que não estão no mapa. Entrevista com a Profa. Dra. Nanci Vieira de Oliveira por Maria Alice Cruz. Jornal da Unicamp. 197, novembro de 2002, p.5.). A afirmação acima se refere aos aldeamentos missionários e às transformações que eles trouxeram à vida dos indígenas no período colonial da América portuguesa. Os objetivos das missões jesuíticas eram

Questão
2015História

(UFPR - 2015) O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era Paz, Po e Terra, conhecido tambm como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondncia direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.

Questão
2015História

(UFPR - 2015- 2 FASE) Comente a frase Roma conquistou militarmente a Grcia, mas a Grcia conquistou Roma culturalmente, apontando como se deu a relao cultural entre Roma e Grcia no perodo da Antiguidade. Em seguida, indique trs elementos da produo cultural e cientfica da Grcia Antiga que ainda so utilizados na contemporaneidade

Questão
2015História

(UFPR - 2015- 2 FASE) No dia de Natal de 800, o rei dos francos, Carlos Magno, foi coroado imperador pelo Papa Leo III. Cerca de mil anos depois, em 02 de dezembro de 1804, diante do Papa Pio VII, Napoleo Bonaparte coroa a si prprio imperador da Frana. Quanto sua coroao, Napoleo queria enfatizar sua ligao com Carlos Magno (CRONIN, Vincent. Napoleo: uma vida. SP: Amarylis, 2014 [1990]). Alm disso, sua coroa reproduzia louros, assemelhando-se coroa dos imperadores romanos da Antiguidade. Sobre o evento de 800, explique a simbologia da coroao de Carlos Magno feita pelo Papa Leo III o que ela representou para os francos e para a Igreja Catlica durante o reinado dos carolngios. Em seguida, discorra sobre o denominado Renascimento Carolngio.

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