(Ufrj 1999) Uma indústria química sediada na cidade do Rio de Janeiro lançava diretamente num rio as águas de despejo de três processos diferentes A, B e C. Um programa da Secretaria de Meio Ambiente, chamado Poluição Zero, obrigou esta indústria a tratar todas as águas residuais, de forma a eliminar totalmente a poluição por ela causada. Os dados referentes aos despejos A, B e C, bem como as novas exigências do programa Poluição Zero constam da tabela a seguir. A empresa construiu então um sistema de tratamento em que as águas dos processos A e B são reunidas em um único tanque de neutralização T1 e a água do processo C, contaminada com metais pesados sob a forma de cloretos do tipo MCℓ2, é tratada em um tanque independente T2. a) A indústria dispõe de ácido clorídrico e hidróxido de sódio para o ajuste final do pH do tanque de neutralização T1. Calcule a massa, em gramas, de reagente necessária para a neutralização dos efluentes A + B. b) O tratamento da água residual do processo C (tanque T2) com NaOH produz hidróxidos totalmente insolúveis. Calcule a massa, em gramas, de NaOH necessária para a eliminação total dos contaminantes segundo o programa Poluição Zero.
(Ufrj 1999/Adaptada) Uma indústria química sediada na cidade do Rio de Janeiro lançava diretamente num rio as águas de despejo de três processos diferentes A, B e C. Um programa da Secretaria de Meio Ambiente, chamado Poluição Zero, obrigou esta indústria a tratar todas as águas residuais, de forma a eliminar totalmente a poluição por ela causada. Os dados referentes aos despejos A, B e C, bem como as novas exigências do programa Poluição Zero constam da tabela a seguir. A empresa construiu então um sistema de tratamento em que as águas dos processos A e B são reunidas em um único tanque de neutralização T1 e a água do processo C, contaminada com metais pesados sob a forma de cloretos do tipo MCℓ2, é tratada em um tanque independente T2. Considere as afirmações I) A indústria dispõe de ácido clorídrico e hidróxido de sódio para o ajuste final do pH do tanque de neutralização T1. A massa, em gramas, de reagente necessária para a neutralização dos efluentes A + B é de 2190 g II) O tratamento da água residual do processo C (tanque T2) com NaOH produz hidróxidos totalmente insolúveis. Amassa, em gramas, de NaOH necessária para a eliminação total dos contaminantes segundo o programa Poluição Zero é de 1600g Está(ão) correta(s):
(UFRJ - 1999) Para que o tomo se desintegre espontaneamentee origine um tomo de carga nuclear 82(+), contendo124 nutrons, os nmeros de partculas e quedevero ser transmitidas, respectivamente, so: