ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufrj 1999) Uma indústria química sediada na cidad

(Ufrj 1999) Uma indústria química sediada na cidade do Rio de Janeiro lançava diretamente num rio as águas de despejo de três processos diferentes A, B e C. Um programa da Secretaria de Meio Ambiente, chamado Poluição Zero, obrigou esta indústria a tratar todas as águas residuais, de forma a eliminar totalmente a poluição por ela causada. Os dados referentes aos despejos A, B e C, bem como as novas exigências do programa Poluição Zero constam da tabela a seguir.

A empresa construiu então um sistema de tratamento em que as águas dos processos A e B são reunidas em um único tanque de neutralização T1 e a água do processo C, contaminada com metais pesados sob a forma de cloretos do tipo MCℓ2, é tratada em um tanque independente T2.

a) A indústria dispõe de ácido clorídrico e hidróxido de sódio para o ajuste final do pH do tanque de neutralização T1. Calcule a massa, em gramas, de reagente necessária para a neutralização dos efluentes A + B.

b) O tratamento da água residual do processo C (tanque T2) com NaOH produz hidróxidos totalmente insolúveis.

Calcule a massa, em gramas, de NaOH necessária para a eliminação total dos contaminantes segundo o programa Poluição Zero.