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Questões de História - UFRN 2012 | Gabarito e resoluções

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Questão
2012HistóriaGeografia

(UFRN -2012) O Oriente Mdio, foco de conflitos geopolticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupaes em diferentes pases, considerado uma das principais reas estratgicas do mundo

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2012História

(Ufrn 2012) Os estudos históricos sobre a formação do espaço norte-rio-grandense mostram que o povoamento do interior do Rio Grande do Norte intensificou-se a partir da segunda metade do século XVIII, época em que estava consolidado o povoamento português no litoral e a Europa entrava no processo da Revolução Industrial. Nesse período, na capitania do Rio Grande, a organização socioeconômica das áreas do sertão foi marcada

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2012História

(UFRN - 2012) Leia com ateno a definio abaixo: Capitalismo: sistema econmico e social predominante na maioria dos pases industrializados ou em industrializao. Neles, a economia baseia-se na separao entre trabalhadores juridicamente livres, que dispem apenas da fora de trabalho e a vendem em troca de salrio, e capitalistas, os quais so proprietrios dos meios de produo e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando obteno de lucro. SANDRONI, Paulo (Org. e sup.). Dicionrio de economia. So Paulo: Crculo do Livro, 1992. p. 40. Considerando as caractersticas apresentadas acima, o modelo socioeconmico do feudalismo europeu na Idade Mdia se diferencia do modelo capitalista, pois, entre outros elementos,

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2012História

(UFRN - 2012) Ao comentar a Reforma Protestante do sculo XVI, Mrcio Ferrari afirma: O nascimento do protestantismo teve profundas implicaes sociais, econmicas e polticas. Na educao, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemo, que inaugurou a escola moderna. [...] A ideia da escola pblica e para todos, organizada em trs grandes ciclos (fundamental, mdio e superior) e voltada para o saber til nasce do projeto educacional de Lutero. FERRARI, Mrcio. Martinho Lutero: o criador do conceito de educao til. Nova escola. n. 187, nov. 2005. p. 30. A proposta educacional de Lutero, referida no comentrio acima, est diretamente relacionada

Questão
2012História

(UFRN - 2012) Em 1789, no contexto da Revoluo Francesa, na Assembleia Nacional, os representantes do povo elaboraram a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que, entre outras proposies, enunciou: Os homens nascem livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem ter fundamento na utilidade comum. O fim de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Estes direitos so: a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso. A lei a expresso da vontade geral. Deve ser igual para todos, protegendo ou punindo. Sendo todos os cidados iguais perante a lei, so, igualmente, admitidos a todas as dignidades, cargos e empregos pblicos, segundo a capacidade de cada um e sem outra distino que no seja a das suas virtudes ou talentos. In: PAINE, T. Os direitos do homem. Petrpolis: Vozes, 1989. [Adaptado]. As proposies citadas, de ampla repercusso no Mundo Contemporneo, esto fundamentadas

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