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Questões de História - UFRN | Gabarito e resoluções

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Questão
2013História

(UFRN -2013) Na obra A formao das almas, o historiador Jos Murilo de Carvalho mostra que, aps a queda da monarquia, as diversas faces republicanas no Brasil evidenciaram suas diferenas nas disputas em torno da escolha da nova bandeira nacional. Dois smbolos propostos nessa ocasio evidenciam aspectos dessa disputa entre as diferentes faces republicanas e esto reproduzidos a seguir. Considerando as duas bandeiras propostas como smbolo nacional, correto afirmar:

Questão
2013História

(UFRN - 2013) Os diversos grupos envolvidos na Revoluo Francesa interpretaram diferentemente os princpios tericos que a fundamentaram. Uma interpretao desses princpios pode ser exemplificada no Manifesto dos Iguais, que se expressava nos seguintes termos: Desde a prpria existncia da sociedade civil, o atributo mais belo do homem vem sendo reconhecido sem oposio, mas nem uma s vez pde ver-se convertido em realidade: a igualdade nunca foi mais do que uma bela e estril dico da lei. E hoje, quando essa igualdade exigida numa voz mais forte do que nunca, a resposta esta: Calai-vos, miserveis! A igualdade no realmente mais do que uma quimera; contentai-vos com a igualdade relativa: todos sois iguais em face da lei. Que quereis mais, miserveis? Que mais queremos? Queremos igualdade efetiva ou a morte. De que mais precisamos alm da igualdade de direitos? Queremos v-la entre ns, sob o teto das nossas casas. (BABEUF, Graco. Manifesto dos Iguais. Disponvel em: . Acesso em: 17 set. 2012. [Adaptado]) Elaborado na fase do Diretrio, esse Manifesto inspirou a Conspirao dos Iguais, que foi sufocada, e seu lder, Graco Babeuf, preso e executado. No contexto da Revoluo Francesa, esses acontecimentos evidenciam que

Questão
2013História

(UFRN - 2013) Segundo o historiador David Landes, a Revoluo Industrial [...] comeou na Inglaterra no sculo XVIII e expandiu-se de forma distinta nos pases da Europa continental e em algumas reas do ultramar. Em um espao de menos de duas geraes, transformou a vida do homem ocidental, a natureza de sua sociedade e seu relacionamento com outros povos do mundo. LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: transformao tecnolgica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 at os dias de hoje. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 1. A Revoluo Industrial significou mudanas radicais, promovendo

Questão
2013História

(UFRN - 2013) O historiador Jacques Le Goff, analisando o Ocidente europeu na Idade Mdia, comenta: O conflito entre o tempo da Igreja e o tempo dos mercadores afirma-se pois em plena Idade Mdia, como um dos acontecimentos maiores da histria mental destes sculos, durante os quais se elabora a ideologia do mundo moderno, sob a presso da alterao das estruturas e das prticas econmicas. LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Mdia: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1979. p. 45. Esse conflito referido pelo autor diz respeito

Questão
2013História

(UFRN - 2013) Os pases localizados na regio denominada frica do Norte apresentam caractersticas que os diferenciam dos pases situados na frica Subsaariana. Entre as caractersticas dos pases da frica do Norte, destaca-se a

Questão
2013História

(UFRN - 2013) Enfrentando grandes dificuldades desde o sculo III, o Imprio Romano do Ocidente fragmentou-se aps as invases dos povos brbaros e, nesse territrio, formaram-se novas sociedades. Os historiadores consideram esse perodo como uma nova fase na histria da chamada Europa Ocidental: a Alta Idade Mdia, marcada principalmente

Questão
2013História

(UFRN - 2013) Os historiadores fazem distino entre o perodo medieval e a modernidade na Europa Ocidental. As imagens a seguir evidenciam essa nova concepo de mundo, caracterstica da modernidade. Essas imagens remetem a aspectos da mentalidade do mundo moderno, que era caracterizado

Questão
2012História

(UFRN - 2012) Em 1789, no contexto da Revoluo Francesa, na Assembleia Nacional, os representantes do povo elaboraram a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que, entre outras proposies, enunciou: Os homens nascem livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem ter fundamento na utilidade comum. O fim de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Estes direitos so: a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso. A lei a expresso da vontade geral. Deve ser igual para todos, protegendo ou punindo. Sendo todos os cidados iguais perante a lei, so, igualmente, admitidos a todas as dignidades, cargos e empregos pblicos, segundo a capacidade de cada um e sem outra distino que no seja a das suas virtudes ou talentos. In: PAINE, T. Os direitos do homem. Petrpolis: Vozes, 1989. [Adaptado]. As proposies citadas, de ampla repercusso no Mundo Contemporneo, esto fundamentadas

Questão
2012História

(UFRN - 2012) Ao comentar a Reforma Protestante do sculo XVI, Mrcio Ferrari afirma: O nascimento do protestantismo teve profundas implicaes sociais, econmicas e polticas. Na educao, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemo, que inaugurou a escola moderna. [...] A ideia da escola pblica e para todos, organizada em trs grandes ciclos (fundamental, mdio e superior) e voltada para o saber til nasce do projeto educacional de Lutero. FERRARI, Mrcio. Martinho Lutero: o criador do conceito de educao til. Nova escola. n. 187, nov. 2005. p. 30. A proposta educacional de Lutero, referida no comentrio acima, est diretamente relacionada

Questão
2012História

(Ufrn 2012) Os estudos históricos sobre a formação do espaço norte-rio-grandense mostram que o povoamento do interior do Rio Grande do Norte intensificou-se a partir da segunda metade do século XVIII, época em que estava consolidado o povoamento português no litoral e a Europa entrava no processo da Revolução Industrial. Nesse período, na capitania do Rio Grande, a organização socioeconômica das áreas do sertão foi marcada

Questão
2012HistóriaGeografia

(UFRN -2012) O Oriente Mdio, foco de conflitos geopolticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupaes em diferentes pases, considerado uma das principais reas estratgicas do mundo

Questão
2012História

(UFRN - 2012) Leia com ateno a definio abaixo: Capitalismo: sistema econmico e social predominante na maioria dos pases industrializados ou em industrializao. Neles, a economia baseia-se na separao entre trabalhadores juridicamente livres, que dispem apenas da fora de trabalho e a vendem em troca de salrio, e capitalistas, os quais so proprietrios dos meios de produo e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando obteno de lucro. SANDRONI, Paulo (Org. e sup.). Dicionrio de economia. So Paulo: Crculo do Livro, 1992. p. 40. Considerando as caractersticas apresentadas acima, o modelo socioeconmico do feudalismo europeu na Idade Mdia se diferencia do modelo capitalista, pois, entre outros elementos,

Questão
2008História

(UFRN - 2008) A China atravessava grandes dificuldades econmicas em 1966, quando Mao Ts-tung deu incio Revoluo Cultural, que se declarava contrria a quatro velharias: velhas ideias, velha cultura, velhos costumes e velhos hbitos. Apesar de propagar transformaes nessas reas, a revoluo Cultural foi tambm um movimento poltico, pois:

Questão
2008História

(UFRN) Claude de Saint-Simon, pensador francs, um dos representantes do chamado socialismo utpico, corrente filosfica que criticava os resultados sociais da Revoluo Francesa e da Revoluo Industrial. Em suas obras, Saint-Simon propunha

Questão
2008HistóriaFilosofia

(UFRN - 2008) Felipe II, rei da Macednia, conquistou a Grcia. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Imprio em direo sia, chegando at a ndia. Na perspectiva histrica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque

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