Gabarito UFT - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-10 de 10
Questão
2011Física

Equipe de cientistas descobre o primeiro exoplaneta habitável O primeiro exoplaneta habitável foi encontrado depois de observações que duraram 11 anos, utilizando uma mistura de técnicas avançadas e telescópios convencionais. A equipe descobriu mais dois exoplanetas orbitando em volta da estrela Gliese 581. O mais interessante dos dois exoplanetas descobertos é o Gliese 581g,com uma massa três vezes superior à da Terra e um período orbital (tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno de sua estrela) inferior a 37 dias. O raio da órbita do Gliese 581gé igual à 20%do raio da órbita da Terra, enquanto sua velocidade orbital é 50% maior que a velocidade orbital da Terra. O Gliese 581gestá preso à estrela, o que significa que um lado do planeta recebe luz constantemente, enquanto o outro é de perpétua escuridão. A zona mais habitável na superfície do exoplaneta seria a linha entre a sombra e a luz, com temperaturas caindo em direção à sombra e subindo em direção à luz. A temperatura média varia entre -31Ce -12C,mas as temperaturas reais podem ser muito maiores na região de frente para a estrela (até 70C)e muito menores na região contrária (até -40C).A gravidade no Gleise 581gé semelhante à da Terra, o que significa que um ser humano conseguiria andar sem dificuldades. Os cientistas acreditam que o número de exoplanetas potencialmente habitáveis na Via Láctea pode chegar a 20%,dada a facilidade com que Gliese 581gfoi descoberto. Se fossem raros, dizem os astrônomos, eles não teriam encontrado um tão rápido e tão próximo. No entanto, ainda vai demorar muito até que o homem consiga sair da Terra e comece a colonizar outros planetas fora do sistema solar. Texto adaptado de artigo da Revista VEJA, Edição 2185, ano 43, n 40 de 06 de outubro de 2010. Considerando as órbitas do Gliese 581g e da Terra circulares com movimento uniforme, leia os itens abaixo: I. Para que a aceleração gravitacional na superfície do Gliese 581g tenha valor igual à aceleração gravitacional na superfície da Terra, o raio do Gliese 581g deve ser menor do que o raio da Terra. II. A massa da estrela em torno da qual o Gliese 581g orbita é inferior à metade da massa do Sol. III. O Gliese 581g gira em torno de seu próprio eixo com a mesma velocidade angular com que orbita a sua estrela. IV. A velocidade angular com que o Gliese 581g orbita sua estrela é menor do que a velocidade angular com que a terra orbita o Sol. Marque a opção correta:

Questão
2011Química

(Uft 2011) Analise as proposições a seguir, com relação às propriedades periódicas dos elementos químicos: I. A eletronegatividade é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação, e relaciona-se com o raio atômico de forma diretamente proporcional, pois à distância núcleoelétrons da ligação é menor. II. A eletroafinidade é a energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron; portanto, quanto menor o raio atômico, menor a afinidade eletrônica. III. Energia (ou potencial) de ionização é a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo gasoso e isolado, em seu estado fundamental. IV. O tamanho do átomo, de modo geral, varia em função do número de níveis eletrônicos (camadas) e do número de prótons (carga nuclear). É correto o que afirma em:

Questão
2011Matemática

(Uft 2011) Um polígono convexo de 6 lados tem as medidas de seus ângulos internos formando uma progressão aritmética de razão igual a 6º. Logo, podemos afirmar que o seu menor ângulo mede:

Questão
2011Matemática

(Uft 2011) Uma Instituição de Ensino Superior oferece os cursos A e B. Em seuprocesso seletivo o candidato pode optar por inscrever-se nos dois cursos ou apenas em umcurso. Ao final, o número de inscrições por curso e o número total de candidatos inscritos podeser observado no quadro que segue: Número de Inscrições no Curso A Número de Inscrições no Curso B Número total de candidatos inscritos 480 392 560 Com base nas informações acima e nas possibilidades de inscrições, pode se afirmar que onúmero de candidatos que optaram por inscrever-se somente no curso A foi:

Questão
2011Geografia

(Uft 2011) Observe os gráficos abaixo: Os gráficos acima dizem respeito às pirâmides etárias brasileiras organizadas de acordo com os dados divulgados nos censos de 1980 e 2000 realizados pelo IBGE. Na comparação, observa-se que a base da pirâmide etária da população brasileira está se tornando cada vez mais estreita e o ápice mais largo. Verifica-se também que o corpo está cada vez maior, o que reflete a diminuição das taxas de crescimento vegetativo, o que provocou uma mudança no perfil da pirâmide etária brasileira nessa comparação entre 1980 e 2000. A respeito da análise das pirâmides etárias apresentadas acima, é correto afirmar que

Questão
2011História

(Uft 2011) [...] a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida (Thomas Hobbes). A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX, foi sem dúvida um desses períodos. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.224. Em se tratando de Guerra Fria é correto afirmar:

Questão
2011Geografia

(Uft 2011) O número de refugiados em todo o mundo aos cuidados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU) está em cerca de 10,4 milhões de pessoas, como apontam os últimos dados divulgados pelo ACNUR, em 2010. Abaixo estão listados os 10 (dez) principais países de refúgio e de origem dos refugiados, segundo o ACNUR: Pelos dados apresentados no quadro acima, é correto afirmar que

Questão
2011Física

(Uft 2011) Uma pedra, partindo do repouso, cai verticalmente do alto de um prédio cuja altura é h. Se ela gasta um segundo (1s) para percorrer a última metade do percurso qual é o valor em metros (m) que melhor representa a altura h do prédio? Desconsidere o atrito com o ar, e considere o módulo da aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s2.

Questão
2010Matemática

(Uft 2010) Foi aplicado um teste contendo três questões para um grupo de 80alunos. O gráfico abaixo representa a porcentagem de acerto dos alunos por questão. Suponha que 52 alunos acertaram pelo menos duas questões e 8 alunos não acertaramnenhuma. O número de alunos que acertaram as três questões é:

Questão
2007Espanhol

COMPLICADO He aquí algunas de las combinaciones que se nos ocurren: a) que usted ponga el espermatozoide, la señora de usted el óvulo y una mujer de Arkansas, por ejemplo, el útero; b) que usted ponga el deseo, pero que el espermatozoide provenga de un banco, en tal caso, su esposa podría 1aportar el óvulo y el útero; sólo el óvulo, o sólo el útero; c) que su esposa aporte el útero sin haber tenido nada que ver con la formación del embrión; d) que ni usted haya puesto el espermatozoide ni su esposa el óvulo y que el útero se encuentre en Wichita; e) cabe también, desde luego, la posibilidad clásica de que entre su señora y usted construyan un embrión que se desarrolle en el útero familiar. El embrión, a su vez, puede haberse formado dentro del cuerpo o en un laboratorio; f) etcétera. De momento, creo, los espermatozoides y los óvulos (también los embriones) son gratis, pero el útero sale por unos 6.000 euros al mes. 5A esta cantidad hay que añadir los gastos de mantenimiento propios del embarazo, que podrían doblar el precio del producto final. Todo esto no es ni bueno ni malo; es raro. Si hace 20 o 30 años nos hubieran dicho que se podrían alquilar úteros por catálogo, habríamos sonreído con 2incredulidad. Lo curioso es que en el catálogo no viene la fotografía 8del útero, sino la de su dueña. La gente piensa que la cara es el espejo del útero. Los futuros padres creen que un rostro dulce implica una matriz acogedora, cuando el rostro, de momento, sólo es el espejo del alma. Grave error deducir la calidad del útero de las virtudes 7del alma, pero la biología y los afectos, en los seres humanos, forman un todo inseparable. 6Así, podría darse el caso de que una mujer que sólo hubiera puesto el útero 4se encaprichara con la criatura que ha crecido en él y estuviera dispuesta a devolver los honorarios 3percibidos en calidad de alquiler para quedarse con el huésped. 10También hay gente que pone el espermatozoide sin deseo o el óvulo sin amor (9tales ausencias, aunque no lo parezca, son variantes de la pasión). El caso es que por cada posibilidad orgánica se nos ocurren dos o tres de carácter psicológico. Las leyes pueden actuar sobre los órganos, pero no sobre los afectos. Quiero decir que todo es muy complicado. MILLÁS, Juan José. EL PAÍS. Acceso en 28 jul. 2006. (UFT/2007) Señale la opción en que la relación entre el término destacado y la palabra entre corchetes está INCORRECTA.

1-10 de 10
NOVIDADES
Kuadro