ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFT 2020)Um dos principais pensadores da ps-moder

Filosofia | Filosofia Pós Moderna | Michel Foucault
UFT 2020UFT FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UFT 2020) 

Um dos principais pensadores da pós-modernidade, Michel Foucault, afirma, por exemplo, que vivemos numa sociedade em que há “múltiplas formas de dominação” e que, em grande parte, “marcha „ao compasso da verdade‟ – ou seja, que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade, que passam por tal e que detêm, por esse motivo, poderes específicos”.

Fonte: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2009, p. 181; 321.

 

Essas afirmações exemplificam o modo pelo qual Foucault compreende a sociedade pós-moderna.

 

Sobre os resultados das investigações de Foucault acerca das novas formas de organização social, assinale a alternativa CORRETA.

A

Há uma organização do poder disciplinar que se concentra antes de tudo no terreno político, independentemente dos diferentes âmbitos da vida social.

B

Há uma nova forma de compreender o conhecimento, mas sem mudar a noção de verdade, porquanto esta não pode depender jamais das circunstâncias sociais.

C

Há uma relação direta entre saber e poder enquanto o caminho do conhecimento está essencialmente ligado às estruturas da organização social.

D

Há uma fragmentação do poder que o torna menos eficaz do que foi nos grandes regimes das sociedades prémodernas, quando se concentrava nas mãos do Estado.