Gabarito UFTM - Provas Anteriores

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Questão
2013Química

(Uftm 2013) Considere o gráfico, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude. a) Considerando que a composição do ar se mantenha constante com a altitude e que o ar tenha comportamento de gás ideal, calcule o valor aproximado do quociente: Mostre como obteve esse valor. b) Considere duas garrafas contendo água mineral, proveniente de mesma fonte e à mesma temperatura, gaseificada artificialmente com gás carbônico, CO2. Uma dessas garrafas foi aberta em Aracaju (SE), cidade localizada no nível do mar, e a outra foi aberta em Ouro Preto (MG), cidade localizada em região serrana. Indique se a concentração de CO2 dissolvido na água da garrafa aberta em Aracaju é maior, menor ou igual à concentração desse gás na água da garrafa aberta em Ouro Preto. Justifique sua resposta.

Questão
2013Química

(Uftm 2013) A espécie química que atua como oxidante nessa pilha é

Questão
2013Química

(Uftm 2013) Considere o gráfico, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude. a) Considerando que a composição do ar se mantenha constante com a altitude e que o ar tenha comportamento de gás ideal, calcule o valor aproximado do quociente: Mostre como obteve esse valor. b) Considere duas garrafas contendo água mineral, proveniente de mesma fonte e à mesma temperatura, gaseificada artificialmente com gás carbônico, CO2. Uma dessas garrafas foi aberta em Aracaju (SE), cidade localizada no nível do mar, e a outra foi aberta em Ouro Preto (MG), cidade localizada em região serrana. Indique se a concentração de CO2 dissolvido na água da garrafa aberta em Aracaju é maior, menor ou igual à concentração desse gás na água da garrafa aberta em Ouro Preto. Justifique sua resposta.

Questão
2013Química

(Uftm 2013) A tensão elétrica padrão dessa pilha é, em volt, igual a

Questão
2012Geografia

(Uftm 2012) A ordem mundial baseada na bipolaridade foi desmontada durante os anos 1990. Com o término da Guerra Fria, compôs-se um novo cenário político, econômico e social, no qual

Questão
2012História

(Uftm 2012) A origem do termo Terceiro Mundo vinculou-se à

Questão
2012História

(Uftm 2012) Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980. Eu sou o rei que transcende entre os reis, Minhas palavras são escolhidas, Minha inteligência não tem rival. (Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.) O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é sergovernado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto éresultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer. (Aristóteles, 384-322 a.C. Política.) A partir dos textos, pode-se afirmar que

Questão
2012Matemática

(Uftm 2012) Os pontos P e Q estão na parábola dada por y = 4x2 + 7x 1, e a origem do sistema de coordenadas cartesianas está no ponto médio de PQ. Sendo assim, P e Q são pontos que estão na reta

Questão
2012Química

(Uftm 2012) Para abordar conceitos de gases, um professor de química realizou junto com seus alunos duas atividades: 1) Experimento para demonstrar a Lei de Graham, utilizando os gases cloreto de hidrogênio, HCℓ(g), e amônia, NH3(g), que, ao reagirem, formam um produto sólido de coloração branca. Na figura é esquematizado o experimento com a formação do produto, indicado como um anel branco no tubo. Nas extremidades A e B do tubo são colocados, ao mesmo tempo, pedaços de algodão embebidos com soluções aquosas concentradas, uma delas de cloreto de hidrogênio e outra de amônia. O tempo para que os gases se encontrem, com a visualização da névoa branca, assim como a distância percorrida, foram medidos. 2)  Apresentou uma tabela na lousa com os principais constituintes do ar atmosférico e discutiu a densidade desses gases. Propôs um exercício para o cálculo da densidade do gás carbônico a 1,0 atm e 550K, considerando o valor da constante na equação dos gases ideais, P . V = n . R . T, como 0,080 atm . L . K–1 . mol–1 a) No experimento I, indique qual solução foi colocada em cada extremidade do tubo e justifique. b) Apresente a resolução do exercício proposto na atividade II.

Questão
2012Espanhol

(Uftm 2012) Cuántas vidas salva el Bicing? 09/08/2011 Por Pablo León Esta curiosa pregunta fue la que un grupo de investigadores del Centro de Investigación en Epidemiología Ambiental (CREAL) de Barcelona se planteó. Para resolverla comenzaron a estudiar datos de hospitales, número de bicicleteros y emisiones hasta llegar a la conclusión de que el Bicing, el sistema público de alquiler de bicis barcelonés, ahorra 12 muertes al año y evita la emisión de 9.000 toneladas de CO2. Los efectos positivos del uso de los pedales son previsibles; la novedad es que ahora se han hecho ponderables y se han asociado a una medida política concreta. Si promover un cambio en la movilidad salva vidas, no fomentarlo hace desaparecer los beneficios asociados; no se ahorra CO2 y muere más gente. Las políticas de transporte tienen mucha relación con las enfermedades que se desarrollan en entornos urbanos, concretamente con la epidemia de obesidad y con la afección de la contaminación a problemas cardiovasculares, explica el doctor David Rojas-Rueda, científico Del CREAL y principal autor del estudio que se incluye en el programa europeo TAPAS (Transportation, Air Pollution and Physical Activities). La bicicleta es una herramienta más para luchar contra estas plagas, añade. La promoción de los pedales siempre ha estado asociada a una mejora del medio ambiente urbano en términos genéricos. A pesar de que muchos investigadores han cuantificado los efectos positivos del transporte activo, es la primera vez que se analizan las consecuencias de una medida concreta y su interacción com la salud. Cuando se realiza una política, hay que evaluar su efectividad con datos científicos. No basta con decir que la bicicleta es buena para la salud por intuición, sino que hay que dar cifras. Este estudio las aporta y se perfila como una herramienta para evaluar los resultados de un cambio en el modelo de transporte, explica el científico. El sistema público de alquiler de bicicletas barcelonês cuenta con 420 estaciones, 6.000 bicicletas y 120.000 usuarios y es similar al que tienen otras 70 ciudades en España. 1Aunque el análisis se ha realizado sólo en la capital catalana, SUS conclusiones son extrapolables a otras urbes. El proyecto TAPAS es un estudio europeo que continúa hasta 2013 y que evalúa las políticas que estimulan a la población a realizar un cambio en su manera de moverse por diferentes ciudades para mejorar su salud. Basilea, Copenhague, París, Praga o Varsovia trabajan en él para estudiar las conexiones entre contaminación y salud. Las críticas por el gasto y el modelo de gestión del Bicing también han sido una constante en los casi cinco años que lleva funcionando. Cuando se habla de bicicletas, aparecen muchas opiniones negativas, y no sólo sobre eficiencia económica, sino que muchas personas argumentan que el riesgo de accidentes o la inhalación de gases mientras se pedalea afectan a la salud. Es cierto, pero esta publicación demuestra que el sedentarismo y el modelo coche-dependiente es mucho peor. Pedalear en Barcelona no sólo elimina gases de efecto invernadero, sino que también disminuye la mortalidad y los gastos asociados a ella, concluye Rojas. Ante eso hay poco que decir. (www.blogs.elpais.com. Adaptado.) El vocablo Aunque (ref. 1), empleado en el cuarto párrafo, es equivalente a

Questão
2012Inglês

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:  Psychology of Money Study: The Rich Really Are More Selfish By Brad Tuttle August 12, 2011 “Lower-class” individuals – i.e., folks without much money or education – demonstrate more compassion and empathy than their wealthy counterparts, according to a series of psychological studies. In social scientist speech, “self-oriented behavior” is more likely to be exhibited by people with good education, prestigious jobs, high income, and overall higher-ranking social status. How you rank in society purportedly 1has a lot to do with how much you care about your fellow man. That’s the gist of “Social Class as Culture: The Convergence of Resources and Rank in the Social Realm,” a new paper written by University of California psychologists and social scientists published in the academic journal Current Directions in Psychological Science. The authors write that one’s sense of social class – derived mainly from income and education – “exerts broad influences on social thought, emotion, and behavior.” Using various tests that measure empathy, those who perceive themselves among the lower classes demonstrate “heightened vigilance of the social context and an other-focused social orientation.” In other words, poorer, less well-educated individuals tend to notice, and care more about the people around them. 2“Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.” 3How the heck can researchers measure something like empathy? One study, for instance, asked participants to identify the emotions on display in photos of people with different facial expressions. Those with high-school-only educations showed “greater empathetic accuracy” than participants with college educations. The paper also claims that people with less education and less money tend to be more generous with what money they do have. When the question is posed regarding how much people should give to charity, “lower-class” ranks suggest a higher percentage of one’s income than the percentage recommended by the wealthy. Another study cited in the paper involved giving participants 10 points, which would later be traded in for money. The individuals given the points were to divide them up between themselves and an anonymous partner. 4Guess who shared more of their points? We found that individuals reporting lower subjective socioeconomic status gave more to their partner than did upper-socioeconomic-status participants. In this context, the next time you’re called “low-class,” 5consider it a compliment. (http://moneyland.time.com. Adaptado.)  2. (Uftm 2012)  No trecho do terceiro parágrafo – “Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.” (ref. 2) – a expressão on the other hand indica   

Questão
2012História

(Uftm 2012) Observe a caricatura de Angelo Agostini, publicada na Revista Ilustrada, em 28 de julho de 1885. A imagem faz referência

Questão
2012Biologia

(UFTM 2012) Uma planta da mata atlântica foi submetida a condições ideais de temperatura, umidade no solo e concentração de gás carbônico, e mantida sob luminosidade natural ao longo dos dias. O gráfico que melhor expressa a variação da transpiração, ao longo de pelo menos dois dias, é indicado em

Questão
2012História

(Uftm 2012) Era óbvia a sedução que o enforcamento do alferes representava para o governo português: pouca gente levaria a sério um movimento chefiado por um simples Tiradentes (e as autoridades lusas, depois de 1790, invariavelmente se referiam ao alferes por seu apelido de Tiradentes). Um julgamento-exibição, seguido pela execução pública de Silva Xavier, proporcionaria o impacto máximo, como advertência, ao mesmo tempo em que minimizaria e ridicularizaria os objetivos do movimento: Tiradentes seria um perfeito exemplo para outros colonos descontentes e tentados a pedir demais antes do tempo. (Kenneth Maxwell. A devassa da devassa, 1978.) O texto permite afirmar que

Questão
2012Física

(Uftm 2012) Boleadeira é o nome de um aparato composto por três esferas unidas por três cordas inextensíveis e de mesmo comprimento, presas entre si por uma das pontas. O comprimento de cada corda é 0,5 m e o conjunto é colocado em movimento circular uniforme, na horizontal, com velocidade angular ω de 6 rad/s, em disposição simétrica, conforme figura. Desprezando-se a resistência imposta pelo ar e considerando que o conjunto seja lançado com velocidade V (do ponto de junção das cordas em relação ao solo) de módulo 4 m/s, pode-se afirmar que o módulo da velocidade resultante da esfera A no momento indicado na figura, também em relação ao solo, é, em m/s,

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