Gabarito UFTM - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 30
Questão
2013Química

(Uftm 2013) A tensão elétrica padrão dessa pilha é, em volt, igual a

Questão
2013Química

(Uftm 2013) Considere o gráfico, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude. a) Considerando que a composição do ar se mantenha constante com a altitude e que o ar tenha comportamento de gás ideal, calcule o valor aproximado do quociente: Mostre como obteve esse valor. b) Considere duas garrafas contendo água mineral, proveniente de mesma fonte e à mesma temperatura, gaseificada artificialmente com gás carbônico, CO2. Uma dessas garrafas foi aberta em Aracaju (SE), cidade localizada no nível do mar, e a outra foi aberta em Ouro Preto (MG), cidade localizada em região serrana. Indique se a concentração de CO2 dissolvido na água da garrafa aberta em Aracaju é maior, menor ou igual à concentração desse gás na água da garrafa aberta em Ouro Preto. Justifique sua resposta.

Questão
2013Química

(Uftm 2013) A espécie química que atua como oxidante nessa pilha é

Questão
2013Química

(Uftm 2013) Considere o gráfico, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude. a) Considerando que a composição do ar se mantenha constante com a altitude e que o ar tenha comportamento de gás ideal, calcule o valor aproximado do quociente: Mostre como obteve esse valor. b) Considere duas garrafas contendo água mineral, proveniente de mesma fonte e à mesma temperatura, gaseificada artificialmente com gás carbônico, CO2. Uma dessas garrafas foi aberta em Aracaju (SE), cidade localizada no nível do mar, e a outra foi aberta em Ouro Preto (MG), cidade localizada em região serrana. Indique se a concentração de CO2 dissolvido na água da garrafa aberta em Aracaju é maior, menor ou igual à concentração desse gás na água da garrafa aberta em Ouro Preto. Justifique sua resposta.

Questão
2012História

(Uftm 2012) Era óbvia a sedução que o enforcamento do alferes representava para o governo português: pouca gente levaria a sério um movimento chefiado por um simples Tiradentes (e as autoridades lusas, depois de 1790, invariavelmente se referiam ao alferes por seu apelido de Tiradentes). Um julgamento-exibição, seguido pela execução pública de Silva Xavier, proporcionaria o impacto máximo, como advertência, ao mesmo tempo em que minimizaria e ridicularizaria os objetivos do movimento: Tiradentes seria um perfeito exemplo para outros colonos descontentes e tentados a pedir demais antes do tempo. (Kenneth Maxwell. A devassa da devassa, 1978.) O texto permite afirmar que

Questão
2012História

(Uftm 2012) Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980. Eu sou o rei que transcende entre os reis, Minhas palavras são escolhidas, Minha inteligência não tem rival. (Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.) O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é sergovernado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto éresultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer. (Aristóteles, 384-322 a.C. Política.) A partir dos textos, pode-se afirmar que

Questão
2012Matemática

(Uftm 2012) Os pontos P e Q estão na parábola dada por y = 4x2 + 7x 1, e a origem do sistema de coordenadas cartesianas está no ponto médio de PQ. Sendo assim, P e Q são pontos que estão na reta

Questão
2012Inglês

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:  Psychology of Money Study: The Rich Really Are More Selfish By Brad Tuttle August 12, 2011 “Lower-class” individuals – i.e., folks without much money or education – demonstrate more compassion and empathy than their wealthy counterparts, according to a series of psychological studies. In social scientist speech, “self-oriented behavior” is more likely to be exhibited by people with good education, prestigious jobs, high income, and overall higher-ranking social status. How you rank in society purportedly 1has a lot to do with how much you care about your fellow man. That’s the gist of “Social Class as Culture: The Convergence of Resources and Rank in the Social Realm,” a new paper written by University of California psychologists and social scientists published in the academic journal Current Directions in Psychological Science. The authors write that one’s sense of social class – derived mainly from income and education – “exerts broad influences on social thought, emotion, and behavior.” Using various tests that measure empathy, those who perceive themselves among the lower classes demonstrate “heightened vigilance of the social context and an other-focused social orientation.” In other words, poorer, less well-educated individuals tend to notice, and care more about the people around them. 2“Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.” 3How the heck can researchers measure something like empathy? One study, for instance, asked participants to identify the emotions on display in photos of people with different facial expressions. Those with high-school-only educations showed “greater empathetic accuracy” than participants with college educations. The paper also claims that people with less education and less money tend to be more generous with what money they do have. When the question is posed regarding how much people should give to charity, “lower-class” ranks suggest a higher percentage of one’s income than the percentage recommended by the wealthy. Another study cited in the paper involved giving participants 10 points, which would later be traded in for money. The individuals given the points were to divide them up between themselves and an anonymous partner. 4Guess who shared more of their points? We found that individuals reporting lower subjective socioeconomic status gave more to their partner than did upper-socioeconomic-status participants. In this context, the next time you’re called “low-class,” 5consider it a compliment. (http://moneyland.time.com. Adaptado.)  2. (Uftm 2012)  No trecho do terceiro parágrafo – “Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.” (ref. 2) – a expressão on the other hand indica   

Questão
2012Química

(Uftm 2012) Nas figuras, para os líquidos ciclo-hexano e clorofórmio, são indicados os valores de densidade e as estruturas químicas. Para ilustrar a interação entre ciclo-hexano, clorofórmio e água, estes três líquidos são representados, respectivamente, com as cores vermelha, amarela e azul. A mistura homogênea de dois quaisquer destes três líquidos, quando miscíveis, é indicada com a cor oliva. Considere que, quando colocados em contato e agitados, cada par de líquidos é completamente miscível ou imiscível. Na figura são representadas combinações de volumes iguais de dois destes três líquidos. Quando misturados volumes iguais de clorofórmio e água em um tubo de ensaio e de ciclohexano e água em outro tubo, obtêm-se duas misturas representadas, respectivamente, nas figuras

Questão
2012História

(Uftm 2012) Observe o mapa. O mapa faz alusão

Questão
2012Química

(Uftm 2012) Para abordar conceitos de gases, um professor de química realizou junto com seus alunos duas atividades: 1) Experimento para demonstrar a Lei de Graham, utilizando os gases cloreto de hidrogênio, HCℓ(g), e amônia, NH3(g), que, ao reagirem, formam um produto sólido de coloração branca. Na figura é esquematizado o experimento com a formação do produto, indicado como um anel branco no tubo. Nas extremidades A e B do tubo são colocados, ao mesmo tempo, pedaços de algodão embebidos com soluções aquosas concentradas, uma delas de cloreto de hidrogênio e outra de amônia. O tempo para que os gases se encontrem, com a visualização da névoa branca, assim como a distância percorrida, foram medidos. 2)  Apresentou uma tabela na lousa com os principais constituintes do ar atmosférico e discutiu a densidade desses gases. Propôs um exercício para o cálculo da densidade do gás carbônico a 1,0 atm e 550K, considerando o valor da constante na equação dos gases ideais, P . V = n . R . T, como 0,080 atm . L . K–1 . mol–1 a) No experimento I, indique qual solução foi colocada em cada extremidade do tubo e justifique. b) Apresente a resolução do exercício proposto na atividade II.

Questão
2012Física

(Uftm 2012) Boleadeira é o nome de um aparato composto por três esferas unidas por três cordas inextensíveis e de mesmo comprimento, presas entre si por uma das pontas. O comprimento de cada corda é 0,5 m e o conjunto é colocado em movimento circular uniforme, na horizontal, com velocidade angular de 6 rad/s, em disposição simétrica, conforme figura. Desprezando-se a resistência imposta pelo ar e considerando que o conjunto seja lançado com velocidade V (do ponto de junção das cordas em relação ao solo) de módulo 4 m/s, pode-se afirmar que o módulo da velocidade resultante da esfera A no momento indicado na figura, também em relação ao solo, é, em m/s,

Questão
2012Biologia

(UFTM 2012) Cães labradores podem apresentar pelagem chocolate, dourada e preta. Essas cores de pelagem são condicionadas por dois pares de alelos. O alelo dominante B determina a produção de pigmento preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento chocolate. Outro gene, I, determina a deposição de pigmento, enquanto o seu alelo recessivo i atua como epistático sobre os genes B e b, determinando a pelagem dourada. Uma fêmea chocolate foi cruzada com um macho dourado e tiveram três filhotes, um de cada cor, como os da foto. O genótipo do macho dourado e o do filhote preto são, respectivamente,

Questão
2012Biologia

(UFTM 2012) Os eritroblastos são células que apresentam núcleo e várias organelas membranosas. Durante a diferenciação celular, formam-se os eritrócitos (hemácias), que são anucleados e não possuem organelas. Ao longo desse processo, o núcleo é

Questão
2012História

(Uftm 2012) No Brasil, os anos que se seguiram à Independência foram marcados por crises políticas e revoltas em várias províncias. A situação ganhou novos rumos com o Golpe da Maioridade, que pode ser caracterizado como

1-15 de 30
NOVIDADES
Kuadro