ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFMT 2015)No que diz respeito relao entre as Esco

Geografia | Geografia Humana | A formação do meio natural ao meio TCI | A produção do espaço geográfico | Geografia e suas categorias de Análise
UFTM 2015UFTM GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UFMT 2015) 

No que diz respeito à relação entre as Escolas Geográficas nascidas no âmbito da Evolução do Pensamento Geográfico e a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) O Determinismo Geográfico serviu para legitimar a política expansionista bismarckiana, na Alemanha, baseado na supremacia do meio sobre o homem.
(__) O Possibilismo Geográfico serviu para legitimar a política colonialista francesa na África e na Ásia, baseado na supremacia do homem sobre o meio.
(__) A Geografia Quantitativa nasceu nos EUA, serviu para legitimar a política de que o desenvolvimento e o subdesenvolvimento no mundo estão intimamente relacionados à adoção de políticas de planejamento.
(__) A Geografia Neopositivista nasceu na antiga URSS, baseada em críticas aos postulados utilizados pela Nova Geografia inserida no mundo técnico e no enfrentamento à exploração das camadas populares menos favorecidas da sociedade.
(__) A Geografia Crítica nasceu na França, com a obra de Paul Claval denominada “A Geografia Serve Antes de Mais Nada Para Fazer a Guerra”, baseada nos pressupostos da justiça social e na essência das lutas entre as classes sociais.
Assinale a sequência correta.
 

A

V, V, F, F, F

B

 F, F, V, F, V
 

C

F, F, V, V, V

D

V, V, V, F, F