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Questões de Filosofia - UNB 2012 | Gabarito e resoluções

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Questão
2012Filosofia

(Unb 2012) No início do século XX, estudiosos esforçaram-se em mostrar a continuidade, na Grécia Antiga, entre mito e filosofia, opondo-se a teses anteriores, que advogavam a descontinuidade entre ambos.A continuidade entre mito e filosofia, no entanto, não foi entendida univocamente. Alguns estudiosos, como Cornford e Jaeger, consideraram que as perguntas acerca da origem do mundo e das coisas haviam sido respondidas pelos mitos e pela filosofia nascente, dado que os primeiros filósofos haviam suprimido os aspectos antropomórficos e fantásticos dos mitos.Ainda no século XX, Vernant, mesmo aceitando certa continuidade entre mito e filosofia, criticou seus predecessores, ao rejeitar a ideia de que a filosofia apenas afirmava, de outra maneira, o mesmo que o mito. Assim, a discussão sobre a especificidade da filosofia em relação ao mito foi retomada. Considerando o breve histórico acima, concernente à relação entre o mito e a filosofia nascente, assinale a opção que expressa, de forma mais adequada, essa relação na Grécia Antiga.

Questão
2012Filosofia

(UNB 2012) Crepsculo dos dolos Em todos os tempos, quis-se melhorar os homens: este anseio, antes de tudo, chamava-se moral. Sob a mesma palavra, escondem-se tendncias diversas. Tanto a domesticao da besta humana quanto a criao de determinado gnero de homem foi chamada melhoramento: somente estes termos zoolgicos expressam realidades, realidades de que, com certeza, o tpico melhorador nada sabe nada quer saber... Chamar a domesticao de um animal seu melhoramento soa, para ns, quase como uma piada. Quem sabe o que acontece nos amestramentos em geral duvida de que a besta seja a mesmo melhorada. Ela enfraquecida, tornam-na menos nociva, ela se transforma em uma besta doentia atravs do afeto depressivo do medo, atravs do sofrimento, atravs das chagas, atravs da fome. A moral da criao e a moral da domesticao so plenamente dignas uma da outra, no que concerne aos meios de se impor. Podemos apresentar como princpio mais elevado o seguinte: para levar a termo a moral, necessrio ter a vontade incondicionada do contrrio. Poder-se-ia dizer: todos os meios pelos quais at aqui a humanidade deveria tornar-se moral foram fundamentalmente imorais. F. W. Nietzsche. Crepsculo dos dolos. Ed. Hemus, 1976, p. 49-53 (com adaptaes) Do ponto de vista nietzschiano, a relao entre domesticao e vontade de potncia estabelece que a ao de domesticar

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