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(UNB 2012)Crepsculo dos dolosEm todos os tempos, q

Filosofia | filosofia contemporânea | Friedrich Nietzsche
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(UNB 2012)

Crepúsculo dos Ídolos

Em todos os tempos, quis-se “melhorar” os homens: este anseio, antes de tudo, chamava-se moral. Sob a mesma palavra, escondem-se tendências diversas. Tanto a domesticação da besta humana quanto a criação de determinado gênero de homem foi chamada “melhoramento”: somente estes termos zoológicos expressam realidades, realidades de que, com certeza, o típico “melhorador” nada sabe — nada quer saber... Chamar a domesticação de um animal seu “melhoramento” soa, para nós, quase como uma piada. Quem sabe o que acontece nos amestramentos em geral duvida de que a besta seja aí mesmo “melhorada”. Ela é enfraquecida, tornam-na menos nociva, ela se transforma em uma besta doentia através do afeto depressivo do medo, através do sofrimento, através das chagas, através da fome. A moral da criação e a moral da domesticação são plenamente dignas uma da outra, no que concerne aos meios de se impor. Podemos apresentar como princípio mais elevado o seguinte: para levar a termo a moral, é necessário ter a vontade incondicionada do contrário. Poder-se-ia dizer: todos os meios pelos quais até aqui a humanidade deveria tornar-se moral foram fundamentalmente imorais.

F. W. Nietzsche. Crepúsculo dos ídolos. Ed. Hemus, 1976, p. 49-53 (com adaptações)

Do ponto de vista nietzschiano, a relação entre domesticação e vontade de potência estabelece que a ação de domesticar é

A

a própria negação total da noção de vontade de potência e, por isso, seu caráter moral é apenas negativo.

B

a imposição de uma vontade de potência sobre outra, e seu caráter moral pode ser negativo ou positivo, conforme o modo como a ação é realizada.

C

a imposição de uma vontade de potência sobre outra, e seu caráter moral é apenas negativo.

D

a negação total da noção de vontade de potência, e seu caráter moral pode ser negativo ou positivo, conforme o modo como a ação é realizada.