Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UNCISAL 2012 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2012Filosofia

(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa

Questão
2012Filosofia

(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que

Questão
2012Filosofia

(UNCISAL -2012) No contexto da Filosofia Clssica, Plato e Aristteles possuem lugar de destaque. Suas concepes, que se opem, mas no se excluem, so amplamente estudadas e debatidas devido influncia que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia necessrio salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa tradio filosfica que remonta a Parmnides e Herclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e Hegel. Observando o cerne da filosofia de Plato, assinale nas opes abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepes.

Questão
2012Filosofia

(UNCISAL -2012) A filosofia de Santo Agostinho essencialmente uma fuso das concepes crists com o pensamento platnico. Subordinando a razo f, Agostinho de Hipona afirma existirem verdades superiores e inferiores, sendo as primeiras compreendidas a partir da ao de Deus. Como se chama a teoria agostiniana que afirma ser a ao de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores?

Questão
2012Filosofia

(Uncisal 2012) O homem enquanto espécie e a própria humanidade têm na vida em sociedade uma necessidade vital. Em meio a contatos e processos, os indivíduos se aproximam ou se afastam constituindo diferentes formas de associação que atribuem status e papéis aos seus membros, forjando uma ampla rede mantida por mecanismos de sustentação social eficientes.As opções trazem afirmações verdadeiras em relação aos agrupamentos, processos e mecanismos de sustentação social, exceto:

Questão
2012Filosofia

(UNCISAL - 2012) Contrapondo ceticismo e dogmatismo, o criticismo se apresenta como nica sada para se repensar s questes pertinentes metafsica. O criticismo denomina a filosofia de

Questão
2012Filosofia

(UNCISAL - 2012) Observe o trecho da msica Admirvel Gado Novo, de Z Ramalho, e perceba que sua anlise pode nos levar a discutir o conceito de alienao. O povo foge da ignorncia Apesar de viver to perto dela E sonha com melhores tempos idos Contemplam essa vida numa cela... Espera nova possibilidade De ver este mundo se acabar A Arca de No, o dirigvel No voam nem se pode flutuar Seguindo o pensamento de Karl Marx, veremos que a alienao se d em uma situao determinada que gera toda uma gama de desdobramentos e consequncias. Tal situao ocorre na esfera

Questão
2012Filosofia

(UNCISAL - 2012) A filosofia de Santo Agostinho essencialmente uma fuso das concepes crists com o pensamento platnico. Ele considera que a ao de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores. Para isso, desenvolveu explicaes por meio do que foi chamado de: Escolha uma:

Questão
2012Filosofia

(UNCISAL - 2012) O perodo pr-socrtico o ponto inicial das reflexes filosficas. Suas discusses se prendem a Cosmologia, sendo a determinao da physis (princpio eterno e imutvel que se encontra na origem da natureza e de suas transformaes) ponto crucial de toda formulao filosfica. Em tal contexto, Demcrito afirma ser a realidade percebida pelos sentidos ilusria. Ele defende que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutvel e transitria que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam as mutaes das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram. Assim, a realidade uma coisa e o real outra. Para Demcrito a physis composta:

1-9 de 9