(Uncisal 2012) O homem enquanto espécie e a própria humanidade têm na vida em sociedade uma necessidade vital. Em meio a contatos e processos, os indivíduos se aproximam ou se afastam constituindo diferentes formas de associação que atribuem status e papéis aos seus membros, forjando uma ampla rede mantida por mecanismos de sustentação social eficientes.
As opções trazem afirmações verdadeiras em relação aos agrupamentos, processos e mecanismos de sustentação social, exceto:
em uma realidade marcada pela diversidade, fenômenos sociais como o bullying e a homofobia passaram a ser debatidos intensamente por grande parte da população brasileira.
nas sociedades contemporâneas o conflito entre pais e filhos aumentou o grau de complexidade. A partir de uma multiplicidade de valores novos e opostos, o choque de gerações se tornou mais visível e intenso.
enquanto grupo social, a escola apresenta a incidência de contatos primários e secundários, sendo classificada como grupo intermediário.
o controle da sexualidade feminina, exercido até algum tempo atrás, exemplifica como os valores atuam enquanto mecanismo de sustentação social e dominação de um grupo sobre outro.
nas sociedades tribais não há como se definir os papeis sociais e diferenciar o status de cada indivíduo. Nelas os mecanismos de sustentação são inexistentes.