Questão2014Português
(Uneb 2014)
[...] Vinham vindo, com o trazer de comitiva.
A, paravam. A filhaa moatinha pegado a cantar, levantando os braos, a cantiga no vigorava certa, nem no tom nem no se-dizer das palavraso nenhum. A moa punha os olhos no alto, que nem os santos e os espantados, vinha enfeitada de disparates, num aspecto de admirao. Assim com panos e papis, de diversas cores, uma carapua em cima dos espantados cabelos, e enfunada em tantas roupas ainda de mais misturas, tiras e faixas, dependuradas virundangas: matria de maluco. A velha s estava de preto, com um fichu preto, ela batia com a cabea, nos docementes. Sem tanto que diferentes, elas se assemelhavam.
Soroco estava dando o brao a elas, uma de cada lado. Em mentira, parecia entrada em igreja, num casrio. Era uma tristeza. Parecia enterro. Todos ficavam de parte, a chusma de gente no querendo afirmar as vistas, por causa daqueles trasmodos e despropsitos, de fazer risos, e por conta de Sorocopara no parecer pouco caso. Ele hoje estava calado de botinas, e de palet, com chapu grande, botara sua roupa melhor, os maltrapos. E estava reportado e atalhado, humildoso. Todos diziam a ele seus respeitos, de d. Ele espondia: Deus vos pague essa despesa...
O que os outros diziam: que Soroco tinha tido muita pacincia. Sendo que no ia sentir falta dessas transtornadas pobrezinhas, era at um alvio. [...]
Tomara aquilo acabasse. O trem chegando, a mquina manobrando sozinha para vir pegar o carro. O trem apitou, e passou, se foi, o de sempre. [...]
Ele se sacudiu, de um jeito arrebentado, desacontecido, e virou, pra ir-s embora. Estava voltando para casa, como se estivesse indo para longe, fora de conta.
Mas parou. Em tanto que se esquisitou, parecia que ia perder o de si, parar de ser. Assim num excesso de esprito, fora de sentido. E foi o que no se podia prevenir: quem ia fazer siso naquilo?. Num rompido ele comeou a cantar, alterando, forte, mas sozinho para si-e era a cantiga, mesma de desatino, que as duas tanto tinham cantado. Cantava continuando.
ROSA, Joo Guimares. Soroco sua me, sua filha. Primeiras estrias. 4. ed. Rio de Janeiro: Jos Olyimpio, s.d. p. 16-18.
Guimares Rosa, escritor inserido na chamada Gerao de 45 Modernismo Brasileiro , apresenta uma obra de cunho universalista.
O texto comprova isso porque