Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UNESP 2010 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2010Filosofia

(UNESP - 2010) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Texto 1 Porque morrer uma ou outra destas duas coisas: ou o morto no tem absolutamente nenhuma existncia, nenhuma conscincia do que quer que seja, ou, como se diz, a morte precisamente uma mudana de existncia e, para a alma, uma migrao deste lugar para um outro. Se, de fato, no h sensao alguma, mas como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. [] Se, ao contrrio, a morte como uma passagem deste para outro lugar, e, se verdade o que se diz que l se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, juzes, maior do que este? Porque, se chegarmos ao Hades, libertando-nos destes que se vangloriam serem juzes, havemos de encontrar os verdadeiros juzes, os quais nos diria que fazem justia acol: Monos e Radamante, aco e Triptolemo, e tantos outros deuses e semideuses que foram justos na vida; seria ento essa viagem uma viagem de se fazer pouco caso? Que preo no sereis capazes de pagar, para conversar com Orfeu, Museu, Hesodo e Homero? (Plato. Apologia de Scrates, 2000.) Texto 2 Ningum sabe quando ser seu ltimo passeio, mas agora possvel se despedir em grande estilo. Uma 300C Touring, a verso perua do sed de luxo da Chrysler, foi transformada no primeiro carro funerrio customizado da Amrica Latina. A mudana levou sete meses, custou R$ 160 mil e deixou o carro com oito metros de comprimento e 2 340 kg, trs metros e 540 kg alm da original. O Funeral Car 300C tem luzes piscantes na j imponente dianteira e enormes rodas, de aro 22, com direito a pequenos caixes estilizados nos raios. Bandeiras nas pontas do cap, como nos carros de diplomatas, do um toque refinado. Com o chassi mais longo, o banco traseiro foi mantido para familiares acompanharem o cortejo dentro do carro. No encosto dos dianteiros, telas exibem mensagens de conforto. O carro faz parte de um pacote de cerimonial fnebre que inclui, alm do cortejo no Funeral Car 300C, servios como violinistas e revoada de pombas brancas no enterro. (Funeral tunado. Folha de S.Paulo, 28.02.2010.) Aps anlise dos dois textos, pode-se afirmar que:

Questão
2010Filosofia

Em algum remoto rincão do sistema solar cintilante em que se derrama um sem-número de sistemas solares, havia uma vez um astro em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal: mas também foi somente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza congelou-se o astro, e os animais inteligentes tiveram de morrer. - Assim poderia alguém inventar uma fábula e nem por isso teria ilustrado suficientemente quão lamentável, quão fantasmagórico e fugaz, quão sem finalidade e gratuito fica o intelecto humano dentro da natureza. Houve eternidades em que ele não estava; quando de novo ele tiver passado, nada terá acontecido. Ao contrário, ele é humano, e somente seu possuidor e genitor o toma tão pateticamente, como se os gonzos do mundo girassem nele. Mas se pudéssemos entender-nos com a mosca, perceberíamos então que também ela boia no ar [...] e sente em si o centro voante deste mundo. (NIETZSCHE. O Livro das Citações, 2008.) Sobre o texto, é correto afirmar que:

Questão
2010Filosofia

O cônsul do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, afirmou que a tragédia em seu país está sendo boa para que os haitianos fiquem mais conhecidos no Brasil. O diplomata não sabia que estava sendo filmado. As imagens apareceram em reportagem do telejornal SBT Brasil, na noite de quinta-feira (14). A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido, disse o cônsul. Antoine atribuiu o desastre em seu país a maldições: Acho que, de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Depois de criticar as religiões africanas, Antoine aparece, durante a entrevista, segurando um terço. Esse terço nós usamos porque dá energia positiva, acalma as pessoas. Como estou muito tenso, deprimido com o negócio do Haiti, a gente fica mexendo com vários para se acalmar, afirmou o cônsul. Na mesa, há outro terço além do que ele está segurando. (Revista Época, 15.01.2010. Adaptado.) Assinale a alternativa correta.

1-3 de 3