ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

Em algum remoto rincão do sistema solar cintilante

Filosofia | filosofia contemporânea | Friedrich Nietzsche
UNESP 2010UNESP FilosofiaTurma ENEM Kuadro

“Em algum remoto rincão do sistema solar cintilante em que se derrama um sem-número de sistemas solares, havia uma vez um astro em que animais inteligentes inventaram o conhecimento.

Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal: mas também foi somente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza congelou-se o astro, e os animais inteligentes tiveram de morrer. - Assim poderia alguém inventar uma fábula e nem por isso teria ilustrado suficientemente quão lamentável, quão fantasmagórico e fugaz, quão sem finalidade e gratuito fica o intelecto humano dentro da natureza. Houve eternidades em que ele não estava; quando de novo ele tiver passado, nada terá acontecido. Ao contrário, ele é humano, e somente seu possuidor e genitor o toma tão pateticamente, como se os gonzos do mundo girassem nele. Mas se pudéssemos entender-nos com a mosca, perceberíamos então que também ela boia no ar [...] e sente em si o centro voante deste mundo”.

 

(NIETZSCHE. O Livro das Citações, 2008.)

 

Sobre o texto, é correto afirmar que:

A

Seu teor acerca do lugar da humanidade na história do universo é antropocêntrico.   

B

O autor revela uma visão de mundo cristã.   

C

O autor apresenta uma visão cética acerca da importância da humanidade na história do universo.   

D

Ao comparar a vida humana com a vida de uma mosca, Nietzsche corrobora os fundamentos de diversas teologias, não se limitando ao ponto de vista cristão.   

E

Para o filósofo, a vida humana é eterna.