Entre em contato com nossa equipe comercial gratuitamente pelo WhatsApp
Chamar no Whatsapp - KuadroChamar no WhatsApp

Questões de Química - UNESP 2010

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-3 de 3
Questão
2010Química

(Unesp 2010/Adaptada) Um analista químico de uma indústria de condimentos analisa o vinagre produzido por meio de titulação volumétrica, utilizando solução padrão de hidróxido de sódio tendo fenolftaleína como indicador. Sabendo-se que são utilizados 25 mL de vinagre em cada análise vinagre é uma solução contendo 4,8% (m/v) de ácido etanoico , que a concentração do titulante é igual 1,0 molL1, que são realizadas três análises por lote e que são analisados quatro lotes por dia, a quantidade média, em gramas, de hidróxido de sódio consumida para a realização das 264 análises feitas por esse analista em um mês de trabalho, é: Dados: Massas molares (gmol1)): H = 1,0 C = 12,0 O = 16,0 Na = 23,0

Questão
2010Química

Tudo com o que sonham os torcedores dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol deste ano é que essa cena, representada na figura I, se repita inúmeras vezes. Na rede do adversário, é claro. O carbono apresenta a propriedade de formar mais do que uma substância simples. Uma dessas substâncias apresenta estrutura em camadas, cada uma delas constituída de hexágonos (figura II), com geometria semelhante à da rede de futebol. Uma outra substância se apresenta como uma estrutura fechada (figura III), na qual os átomos de carbono estão arranjados com geometria semelhante aos gomos de uma bola de futebol. Figura I Bola na rede: é gol! Figura II Figura representando um plano de átomos (parte da estrutura) da substância com distribuição geométrica semelhante à da rede. Figura III Figura representando a estrutura da substância com distribuição geométrica semelhante à da bola de futebol. A propriedade à qual se refere o texto e as formas descritas para o carbono são denominadas, respectivamente, de:

Questão
2010Química

Descoberto neste ano por pesquisadores alemães, o novo elemento químico de número atômico 112 poderá ser batizado de Copernicium, em homenagem ao cientista eastrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo os cientistas, o novo elemento é aproximadamente 277 vezes mais pesado que o hidrogênio, o que o torna o elemento mais pesado da Tabela Periódica, ocupando a posição relativa ao 7.o período do Grupo 12. A Tabela Periódica, uma das realizações mais notáveis da Química, foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades físicas e químicas dos elementos e, por isso, o conhecimento da posição ocupada por um elemento químico permite que se façam algumas previsões quanto às suas propriedades. Considerando a localização dos átomos dos elementos químicos X, Y e Z na Tabela Periódica: X = 3.o período do Grupo 1 (I A) Y = 3.o período da Grupo 16 (VI A) Z = 2.o período da Grupo 18 (VIII A) é correto afirmar que:

NOVIDADES
Kuadro