(UNESP - 2010)Descoberto neste ano por pesquisador

(UNESP - 2010)

Descoberto neste ano por pesquisadores alemães, o novo elemento químico de número atômico 112 poderá ser batizado de “Copernicium”, em homenagem ao cientista e astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo os cientistas, o novo elemento é aproximadamente 277 vezes mais pesado que o hidrogênio, o que o torna o elemento mais pesado da Tabela Periódica, ocupando a posição relativa ao 7º período do Grupo 12. A Tabela Periódica, uma das realizações mais notáveis da Química, foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades físicas e químicas dos elementos e, por isso, o conhecimento da posição ocupada por um elemento químico permite que se façam algumas previsões quanto às suas propriedades. Considerando a localização dos átomos dos elementos químicos X, Y e Z na Tabela Periódica:

X = 3º período do Grupo 1 (I A)

Y = 3º período da Grupo 16 (VI A)

Z = 2º período da Grupo 18 (VIII A)

é correto afirmar que:

Os estados alotrópicos do elemento Y são diamante, grafita e fulereno.

O elemento X conduz bem a corrente elétrica no estado sólido e forma um composto iônico quando se combina com o elemento Y.

O elemento Z reage violentamente com a água, gerando gás hidrogênio e uma base de Arrhenius.

A combinação entre os elementos X e Y conduz à formação de um composto molecular.

O elemento Z apresenta a maior afinidade eletrônica e, consequentemente, tende a ganhar elétrons mais facilmente do que os elementos X e Y.