Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNESP 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 32chevron right center
Questão 1
2011História

(UNESP - 2011 - 2 FASE)Um autor do sculo VI assim descreveu o rei tila, que, comandando os hunos, chegou s portas de Roma: Homem vindo ao mundo em um entrechoque de raas, terror de todos os pases, no sei como ele semeava tanto pavor, a no ser pela ligao que se fazia de sua pessoa com um sentimento de terror. Tinha um porte altivo e um olhar singularmente mvel, se bem que cada um de seus movimentos traduzisse o orgulho de seu poder. (...) sua pequena-estatura, seu peito largo, sua cabea grande, seus olhos minsculos, sua barba rala, sua cabeleira eriada, seu nariz muito curto, sua tez escura, eram sinais de suas origens. (Jordanes. Getica XXXV (c. 551), citado por Jaime Pinsky (org.). O modo de produo feudal, 1982.) Ao representar tila, que imagem dos brbaros o autor transmite?

Questão 1
2011História

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) A tela de Eugne Delacroix celebra a revoluo de julho de 1830 na Frana, que derrubou o rei Carlos X e encerrou o perodo da Restaurao. Explique o significado do movimento de 1830 e identifique, atravs da anlise da tela, dois elementos que atestem sua relao com a Revoluo de 1789.

Questão 2
2011História

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) Analise a tabela. Que informaes a tabela oferece sobre as mudanas na populao escrava, durante o perodo, comparada populao livre? Que motivos justificaram tais mudanas?

Questão 2
2011História

(UNESP - 2011 - 2 FASE)O Impressionismo foi um dos movimentos artsticos mais significativos do sculo XIX. Indique uma caracterstica da pintura impressionista, presente na tela, e o motivo pelo qual se afirma que ela rompeu com a pintura realista.

Questão 3
2011História

(UNESP - 2011 - 2 FASE)Em 1922, Ele marcha sobre Roma. Ele a Itlia em movimento. A Revoluo prossegue. Depois de meio sculo de letargia, a nao cria seu prprio regime. Surge o Estado dos italianos. Seu poder manifesta-se. Suas virtudes vm tona. Seu imprio est em formao. Esse grande renascimento (...) ter o nome Dele. Em todo o mundo se inaugura um sculo italiano: o sculo de Mussolini. (Augusto Turati (1928), citado por Donald Sassoon. Mussolini e a ascenso do fascismo, 2009.) O perfil de Benito Mussolini foi escrito em 1928 e mostra algumas caractersticas do fascismo italiano. Identifique, a partir do documento, como esse perfil de Mussolini, traado pelo autor do texto, caracteriza a ideologia fascista e se ope aos princpios polticos democrticos.

Questão 3
2011HistóriaGeografia

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE) A presena do rio da Prata e seus afluentes um elemento explicativo da vocao integrao existente entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. Os rios desse esturio, ao mesmo tempo que dividem territrios nacionais, configuram um espao privilegiado, facilitando contatos e intercmbios. (Heloisa Jochims Reichel e Ieda Gutfreind. Fronteiras e guerras no Prata, 1995.) Cite um exemplo de prticas econmicas comuns entre os distintos habitantes da regio do Prata no perodo colonial e um conflito l ocorrido durante o sculo XIX. Avalie o estgio da integrao hoje existente entre os pases que tm territrios nessa rea.

Questão 4
2011História

(UNESP - 2011/2 - 2 FASE)Muitas reas de domnio europeu na sia e na frica obtiveram suas independncias nas dcadas de 1940 e 1950. Cite dois casos de pases que se tornaram independentes nesse perodo e indique uma possvel explicao para a simultaneidade da descolonizao em reas to distintas.

Questão 4
2011História

(UNESP - 2011 - 2 FASE)A dcada de 1930 no Brasil normalmente associada ao varguismo. Alm da liderana de Getlio Vargas, o perodo tambm apresentou forte radicalizao poltica. Como podemos associar tal fenmeno ao panorama internacional de ento? Cite dois exemplos de agrupamentos polticos radicais atuantes no Brasil dos anos 30 e algumas de suas principais propostas.

Questão 31
2011História

(UNESP - 2011 - 1 FASE) O Templo da Concrdia foi construdo no sul da Scilia, no sculo V a.C., e um marco da

Questão 31
2011História

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, at que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelncia reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse vrias de suas cerimnias, as mais importantes e as mais sagradas. (Nicolau Sevcenko. A corrida para o sculo XXI. No loop da montanha-russa, 2004. Adaptado.) O texto afirma que as Olimpadas na Grcia Antiga

Questão 32
2011História

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Com o crescimento comercial, na Baixa Idade Mdia, a Europa atravessou perodos de pnico coletivo, provocados por manifestaes endmicas ou epidmicas da peste bubnica e de outras doenas, como tifo, varola, gripe pulmonar e disenteria. A disseminao de vrias dessas doenas era facilitada, entre outros motivos, pela

Questão 32
2011História

(UNESP - 2011 - 1 FASE) [Na Idade Mdia] Homens e mulheres gostavam muito de festas. Isso vinha, geralmente, tanto das velhas tradies pags (...), quanto da liturgia crist. (Jacques Le Goff. A Idade Mdia explicada aos meus filhos, 2007.) Sobre essas festas medievais, podemos dizer que

Questão 33
2011História

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Entre as formas de resistncia negra escravido, durante o perodo colonial brasileiro, podemos citar

Questão 34
2011História

(UNESP - 2011 - 1 FASE) Artigo 5. O comrcio de mercadorias inglesas proibido, e qualquer mercadoria pertencente Inglaterra, ou proveniente de suas fbricas e de suas colnias declarada boa presa. (...) Artigo 7. Nenhuma embarcao vinda diretamente da Inglaterra ou das colnias inglesas, ou l tendo estado, desde a publicao do presente decreto, ser recebida em porto algum. Artigo 8. Qualquer embarcao que, por meio de uma declarao, transgredir a disposio acima, ser apresada e o navio e sua carga sero confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleo Bonaparte. Citado por Ktia M. de Queirs Mattoso. Textos e documentos para o estudo da histria contempornea (1789-1963), 1977.) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da Frana em 1806, permitem notar a disposio francesa de

Questão 34
2011História

(UNESP - 2011/2 - 1a fase) Entre as caractersticas da sociedade da regio das Minas Gerais no perodo da extrao de ouro, no sculo XVIII, podemos citar:

1-15 de 32chevron right center