Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UNICAMP 2005 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 13
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 13) O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presena de uma soluo fraca de iodo, apresenta colorao azul-violeta. Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa rvore, foi totalmente recoberta com papel alumnio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado. Aps alguns dias, a folha foi retirada da rvore, descorada com lcool e colocada em soluo de iodo. a) Que resultados foram obtidos nesse experimento? Por qu? b) A que classe de macromolculas pertence o amido? c) Em que rgos vegetais essa macromolcula estocada?

Questão 14
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 14) Os gros de plen e os esporos das plantas vasculares sem sementes variam consideravelmente em forma e tamanho, o que permite que um grande nmero de famlias, gneros e muitas espcies possam ser identificados atravs dessas estruturas. Os gros de plen e os esporos das plantas vasculares sem sementes permanecem inalterados em registros fsseis, em virtude do revestimento externo duro e altamente resistente, o que possibilita inferncias valiosas sobre floras j extintas. a) Suponha que em um determinado local tenham sido encontrados apenas gros de plen fsseis. A vegetao desse local pode ter sido formada por musgos, samambaias, pinheiros e ips? Justifique sua resposta. b) Esporos de plantas vasculares sem sementes e gros de plen maduros, quando germinam, resultam em estruturas diferentes. Quais so essas estruturas?

Questão 15
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 15) Os esquemas A, B e C abaixo representam fases do ciclo de uma clula que possui 2n = 4 cromossomos. a) A que fases correspondem as figuras A, B e C? Justifique. b) Qual a funo da estrutura cromossmica indicada pela seta na figura D?

Questão 16
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 16) comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: estou com o colesterol alto no sangue. A presena de colesterol no sangue, em concentrao adequada, no problema, pois um componente importante ao organismo. Porm, o aumento das partculas LDL (lipoprotena de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguneo, leva formao de placas aterosclerticas nos vasos, causa freqente de infarto do miocrdio. Nos indivduos normais, a LDL circulante internalizada nas clulas atravs de pinocitose e chega aos lisossomos. O colesterol liberado da partcula LDL e passa para o citosol para ser utilizado pela clula. a) O colesterol liberado da partcula LDL no lisossomo. Que funo essa organela exerce na clula? b) A pinocitose um processo celular de internalizao de substncias. Indique outro processo de internalizao encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose. c) Cite um processo no qual o colesterol utilizado.

Questão 17
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 17) O uso das clulas tronco embrionrias tem levantado muitas discusses. As clulas embrionrias, geradas nos primeiros dias aps a fecundao do ocito pelo espermatozide, no esto diferenciadas e podem se transformar em qualquer clula do organismo. A clula-tronco prototpica o zigoto. (Adaptado de Isto , 20 de outubro de 2004 ). a) Aps a formao do zigoto, quais so as etapas do desenvolvimento at a formao da notocorda e tubo nervoso nos embries? b) Em que fase do desenvolvimento embrionrio as clulas iniciam o processo de diferenciao? c) O desenvolvimento embrionrio uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos. D duas diferenas no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados, e indique em qual desses grupos os humanos esto includos.

Questão 18
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 18) Sob a denominao de vermes, esto includos invertebrados de vida livre e parasitria como platelmintos, nematdeos e aneldeos. a) Os animais citados no texto apresentam a mesma simetria . Indique qual essa simetria e d duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria. b) Hirudo medicinalis (sanguessuga), Ascaris lumbricoides (lombriga) e Taenia saginata (tnia) so exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados tambm pelo fato de serem endoparasitas ou exoparasitas. Identifique o filo a que pertencem e separe-os quanto ao modo de vida parasitria.

Questão 19
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 19) Em abril de 2003, freqentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubaro mangona. As espcies animais que causam medo, repulsa ou esto associadas a supersties so inapelavelmente sentenciadas morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpies, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambs e, claro, tubares, morrem s dezenas, porque falta populao um nvel mnimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentar e nos ecossistemas. (Adaptado de Liana John, Sentenciados morte por puro preconceito. www. estadao.com.br/cincia/ecos/mai/2003). a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonmico dos tubares. Que grupo esse? D uma caracterstica que permite agrupar esses animais. b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. D uma caracterstica que permite diferenciar as duas classes. c) Aranhas e escorpies tm em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e em que regio do corpo do animal essas estruturas se localizam.

Questão 20
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 20) O processo de fermentao foi inicialmente observado no fungo Saccharomyces. Posteriormente, verificou-se que os mamferos tambm podem fazer fermentao. a) Em que circunstncia esse processo ocorre nos mamferos? b) D dois exemplos da importncia do processo de fermentao para a obteno de alimento

Questão 21
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 21) Os ouvidos no tm plpebras. A frase do poeta e escritor Dcio Pignatari mostra que no podemos nos proteger dos sons desconfortveis fechando os ouvidos, como fazemos naturalmente com os olhos. O rudo excessivo, que atinge o auge em concertos de rock, causa problemas auditivos. Nesses concertos, cerca de 120 decibis so transmitidos durante mais de duas horas seguidas, quando, de acordo com recomendaes mdicas, deveriam ser limitados a 3 minutos e 45 segundos. Quem ouve msica alta, em fones de ouvido, tambm est sujeito a danos graves e irreversveis, j que, uma vez lesadas, as clulas do ouvido no se regeneram. (Adaptado de poca, 10 de agosto de 1998). a) O ouvido constitudo por trs partes. Quais so essas partes? Em qual delas esto as clulas lesadas pelo excesso de rudo? b) Indique a funo de cada uma das trs partes na audio.

Questão 22
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 22) Em 25 de abril de 1953, um estudo de uma nica pgina na revista inglesa Nature intitulado A estrutura molecular dos cidos nuclicos, quase ignorado de incio, revolucionou para sempre todas as cincias da vida sejam elas do homem, rato, planta ou bactria. James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, que permitiu posteriormente decifrar o cdigo gentico determinante para a sntese protica. a) Watson e Crick demonstraram que a estrutura do DNA se assemelha a uma escada retorcida. Explique a que correspondem os corrimos e os degraus dessa escada. b) Que relao existe entre DNA, RNA e sntese protica? c) Como podemos diferenciar duas protenas?

Questão 23
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 23) Gatos Manx so heterozigotos para uma mutao que resulta na ausncia de cauda (ou cauda muito curta), presena de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx para cada gatinho normal de cauda longa (2:1), em vez de trs para um (3:1), como seria esperado pela gentica mendeliana. a) Qual a explicao para esse resultado? b) D os gentipos dos parentais e dos descendentes. (Utilize as letras B e b para as suas respostas).

Questão 24
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 24) O texto abaixo se refere ao relato de um viajante ingls que esteve em Minas Gerais entre 1873 e 1875: O bcio muito comum entre os camponeses mais pobres, mas raramente visto nos fazendeiros mais prsperos. A presena de cal nas guas dos crregos e uma atmosfera mida so consideradas as causas primrias do mal, mas hbitos indolentes e uma ausncia de toda higiene e limpeza, seja na prpria pessoa ou na casa, so sem dvida grandes promotores da doena. Pode ser, e possivelmente , hereditria, pois est principalmente confinada queles nascidos nas reas afetadas, e os colonos vindos de outras localidades no so muito sujeitos a ela. (Adaptado de James W. Wells, Explorando e viajando trs mil milhas atravs do Brasil, do Rio de Janeiro ao Maranho . v. 1. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro, 1995). a) Das causas mencionadas pelo autor, alguma realmente responsvel pelo aparecimento do bcio? Justifique. b) Qual a conseqncia do aparecimento do bcio para o organismo? c) Que medida foi tomada pelos rgos de sade brasileiros para combater o bcio endmico?

Questão
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 1a fase) Uma das formas de comunicao entre as vrias partes do corpo dos animais e dos vegetais realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido denominado sangue enquanto que nos vegetais genericamente denominado seiva. a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto constituio. b) Os constituintes do sangue desempenham funes importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a funo de cada um.

Questão
2005Biologia

(UNICAMP - 2005 - 1a fase) Ouvintes de rdio em pnico tomam drama de guerra como verdade. Com esta manchete, o jornal New York Times de 1 de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rdio CBS uma histria fictcia sobre a invaso por marcianos de uma pequena cidade do Estado de Nova Jersey. Marte sempre fascinou os cientistas porque, mesmo que l no existam homenzinhos verdes, esse planeta parece apresentar, entre os do sistema solar, as condies mais propcias vida. Recentemente foram enviadas sondas espaciais para procurar indcios de vida em Marte. a) Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condies seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte. b) Supondo que uma sonda espacial tenha trazido de Marte dois organismos, um deles classificado como pertencente ao Reino Monera e o outro ao Reino Protista, explique como os cientistas puderam diferenciar esses dois organismos.

1-14 de 14