Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UNICAMP 2006 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )No palco da vida, qualquer que seja o enredo, comparece, de modo inevitvel, o drama da doena. Em suas mltiplas formas, a doena pode se apresentar de modo isolado, afetando indivduos em particular ou, no auge do espetculo, pode entrar em cena desempenhando papel epidmico, atingindo grandes multides. No confronto com tais sofrimentos, a humanidade tenta entender o enredo. Alguns se conformam e deixam-se levar como folhas na enxurrada, j que a deciso dos destinos est fora de seu alcance: as doenas seriam castigos dos deuses. Outros lutam desesperadamente contra este mal, j que ele seria resultado de trgicas casualidades que devem ser combatidas com firmeza e sem descanso. Outros, ainda, julgam que as doenas nada mais so que remdios para males maiores, pois refletiriam maneiras de a natureza ajustar a si mesma. Independentemente do conceito filosfico ou da opinio de cada um em relao doena, isto , quer ela seja entendida como casualidade, castigo ou remdio, parece justo o direito de procurar o remdio para o castigo, o remdio para a casualidade, ou o remdio para o remdio. Assim, na luta para vencer tais adversidades, a humanidade tem desenvolvido, ao longo da sua histria, mltiplos procedimentos teraputicos e de higiene. Dentre eles est a utilizao de medicamentos de ao qumica, ou bioqumica, constituindo a base das Cincias Farmacuticas. Esta prova aborda, embora de modo superficial, esse tipo de conhecimento, procurando mostrar a importante contribuio da Qumica nesse campo. O medicamento dissulfiram, cuja frmula estrutural est representada abaixo, tem grande importncia teraputica e social, pois usado no tratamento do alcoolismo. A administrao de dosagem adequada provoca no indivduo grande intolerncia a bebidas que contenham etanol. a) Escreva a frmula molecular do dissulfiram. b) Quantos pares de eltrons no compartilhados existem nessa molcula? c) Seria possvel preparar um composto com a mesma estrutura do dissulfiram, no qual os tomos de nitrognio fossem substitudos por tomos de oxignio? Responda sim ou no e justifique.

Questão 1
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE )A utilizao do gs natural veicular (GNV) j uma realidade nacional no transporte de passageiros e de mercadorias, e vem crescendo cada vez mais em nosso pas. Esse gs uma mistura de hidrocarbonetos de baixa massa molecular, em que o componente majoritrio o mais leve dos alcanos. o combustvel no renovvel que tem menor impacto ambiental. Sua combusto nos motores se processa de forma completa sendo, portanto, baixssima a emisso de monxido de carbono. a) O principal constituinte do GNV o mais simples dos hidrocarbonetos de frmula geral CnH2n+2. Escreva o nome e desenhe a frmula estrutural desse constituinte. b) Nos postos de abastecimento, os veculos so comumente abastecidos at que a presso do seu tanque atinja 220 atmosferas. Considerando que o tanque do veculo tenha uma capacidade de 100 litros, qual deveria ser o volume do tanque se essa mesma quantidade de gs fosse armazenada presso de uma atmosfera, e mesma temperatura? c) Considerando que, na combusto, o principal componente do GNV seja totalmente convertido a dixido de carbono e gua, escreva a equao qumica para essa reao.

Questão 2
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )A dor pode resultar do rompimento de tecidos onde se formam vrias substncias, como as prostaglandinas, que a potencializam. Fundamentalmente, essas molculas apresentam um anel saturado de cinco tomos de carbono, contendo duas cadeias laterais vizinhas, sendo que cada uma possui uma dupla ligao. Uma das cadeias laterais contm sete tomos de carbono, incluindo o carbono de um grupo cido carboxlico terminal e a dupla ligao entre os carbonos 2 e 3 a partir do anel. A outra cadeia contm oito tomos de carbono, com um grupo funcional hidroxila no terceiro carbono a partir do anel e a dupla ligao entre os carbonos1 e 2 a partir do anel. a) Desenhe a frmula estrutural da molcula descrita no texto. b) Identifique com um crculo, na frmula do item a, um carbono assimtrico. c) Calcule a massa molar da prostaglandina.

Questão 2
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 1 FASE )O biodiesel um combustvel alternativo que pode ser produzido a partir de leos vegetais, novos ou usados, ou gorduras animais, atravs de um processo qumico conhecido como transesterificao ou alcolise. Nesse processo, molculas de lcool substituem a do glicerol (glicerina) no ster de partida (leo ou gordura), liberando essa molcula. A massa reacional final constituda de duas fases lquidas imiscveis. A fase mais densa composta de glicerina bruta, impregnada com excessos utilizados de lcool, gua e impurezas, e a menos densa uma mistura de steres metlicos ou etlicos, conforme a natureza do lcool utilizado na reao de transesterificao. a) De acordo com as informaes do texto, aps o processo de transesterificao, qual fase interessa na obteno do biodiesel, a inferior ou a superior? Justifique. b) O biodiesel no contm enxofre em sua composio. Com base nessa informao, pode-se afirmar que A combusto do biodiesel apresenta vantagens em relao do diesel do petrleo, no que diz respeito ao fenmeno da chuva cida? Justifique sua resposta. c) O Brasil consome anualmente cerca de 36 bilhes de litros de leo diesel, sendo 10% importados j refinados, enquanto a produo de leos vegetais de 3,6 bilhes de litros, aproximadamente. Se desse leo vegetal restassem 50% como resduo e esse resduo fosse transformado em biodiesel, em quantos por cento seria diminuda a importao de leo diesel j refinado? Considere que o volume de biodiesel produzido seja igual ao do material de partida. Mostre os clculos.

Questão 3
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE)O cloridrato de atomoxetina, um inibidor seletivo da recaptao de adrenalina, recomendado para o tratamento de hiperatividade e deficit de ateno, pode ser representado, simplificadamente, por . Como medicamento, ele pode se apresentar em cpsulas com 30 mg do cloridrato, administradas exclusivamente por via oral. a) Mostre, com uma equao qumica, a dissociao desse medicamento em gua. b) Ao se dissolver esse medicamento em gua, o meio se tornar cido, bsico ou neutro? Justifique. c) Suponha que algum que no consiga engolir cpsulas tenha dissolvido completamente o contedo de uma delas em 50 mL de gua. Qual a concentrao do cloridrato de atomoxetina em grama por litro de gua nessa soluo?

Questão 4
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Use o enunciado e o grfico seguintes para responder questo. A eficincia na administrao oral de um medicamento leva em conta vrios parmetros, dentre os quais: o tempo para se atingir a concentrao mxima na corrente sangunea; a concentrao mnima efetiva (CME), que a concentrao mnima necessria para que o paciente apresente resposta adequada ao medicamento; a quantidade total de medicamento no sangue aps a sua administrao. O diagrama abaixo mostra a variao da concentrao no sangue (microgramas por mililitro g/mL), em funo do tempo, para a mesma quantidade de um mesmo medicamento em duas formulaes diferentes. Aspectos cinticos do uso do medicamento: a) Que formulao absorvida mais rapidamente? b) Que formulao apresenta maior tempo de manuteno da concentrao mnima efetiva? E qual esse tempo? c) Se o paciente iniciar o tratamento com a formulao A, e em seguida passar para a formulao B, depois de quantas horas da ingesto da formulao A ele deve iniciar a ingesto da formulao B? Explique.

Questão 5
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Use o enunciado e o grfico seguintes para responder questo. A eficincia na administrao oral de um medicamento leva em conta vrios parmetros, dentre os quais: o tempo para se atingir a concentrao mxima na corrente sangunea; a concentrao mnima efetiva (CME), que a concentrao mnima necessria para que o paciente apresente resposta adequada ao medicamento; a quantidade total de medicamento no sangue aps a sua administrao. O diagrama abaixo mostra a variao da concentrao no sangue (microgramas por mililitro g/mL), em funo do tempo, para a mesma quantidade de um mesmo medicamento em duas formulaes diferentes. Aspectos econmicos e de dosagem no uso do medicamento: a) Considere que um determinado tratamento deve se prolongar por sete dias, independentemente da formulao utilizada (A ou B), e que as cpsulas de ambas as formulaes tm a mesma quantidade do medicamento, custam o mesmo preo e podem ser compradas por unidade. Qual tratamento custaria menos? Explique. b) Um paciente que precisa ingerir, por exemplo, 10 mg do medicamento e tem sua disposio comprimidos de 20 mg, simplesmente corta o comprimido ao meio e ingere apenas uma metade por vez. Suponha o caso de algum que precisa ingerir a quantidade de 10 mg do princpio ativo, mas que tem sua disposio o medicamento na forma de uma soluo aquosa na concentrao de 20 mg por gota. Como essa pessoa poderia proceder, considerando que seja impossvel cortar uma gota pela metade?

Questão 6
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Algumas misturas gasosas podem ser importantes em ambientes hospitalares, assim como na prtica de esportes, como mergulho autnomo a grandes profundidades. Uma dessas misturas, denominada Trimix, contm 16% de oxignio, 24% de hlio e 60% de nitrognio (porcentagem em volume). Suponha um cilindro de Trimix mantido temperatura ambiente e a uma presso de 9000 kPa. a) Escreva as frmulas dos gases da mistura. b) Qual a presso parcial do hlio no cilindro? Mostre os clculos. c) Qual a massa molar mdia da mistura? Mostre os clculos. Dado: R = 8,3 kPa L mol-1 K-1

Questão 7
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )O uso de substncias polimricas para a liberao controlada de medicamentos vem sendo investigado, tambm, em tratamentos oftalmolgicos. Os polmeros derivados dos cidos gliclico e ltico tm-se revelado muito promissores para essa finalidade. A estrutura abaixo representa um polmero desse tipo. Se R for um H, trata-se de um polmero derivado do cido gliclico e, se R for um CH3, trata-se do cido ltico. Na formao de qualquer um desses polmeros, a partir dos correspondentes cidos, ocorre a eliminao de gua. a) Um determinado polmero apresenta, alternadamente, fragmentos dos cidos ltico e gliclico. Desenhe a frmula estrutural desse polmero, usando como modelo a estrutura acima. No processo de biodegradao desse tipo de polmero mostrado na fi gura, inicialmente ocorre a hidrlise. O produto resultante desse processo decomposto (no ciclo de Krebs), formando os mesmos produtos que seriam resultantes de sua combusto. Considerando que o fragmento polimrico da figura apresentada seja formado, apenas, a partir do cido ltico: b) Escreva a equao qumica da hidrlise do polmero. c) Escreva a equao qumica da oxidao da substncia produzida na reao do item b.

Questão 8
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )O tetraidrocanabinol (THC) vem sendo utilizado, mediante controle legal, como coadjuvante para o tratamento de nuseas, enjos e nsia de vmito de pacientes que se submetem a tratamento quimioterpico; para interromper ou reverter a perda de peso de portadores de AIDS e para combater o aumento da presso ocular (glaucoma). Essa substncia encontrada na plantaCannabis sativa, conhecida popularmente como maconha. O skank, um tipo de maconha cultivada em laboratrio, pode apresentar at 17,5% em massa de THC, enquanto a planta comum contm 2,5%. a) De acordo com o texto, o THC um agente que combate o vrus da AIDS? Responda sim ou no e justifique. b) Para aviar uma receita, um farmacutico decidiu preparar uma mistura de vegetais, composta por 1/3 de skank, 30 g de maconha e 1/5 de matria vegetal sem THC, em massa. Qual a massa total da mistura? Mostre os clculos. c) Qual a porcentagem em massa de THC na mistura slida preparada pelo farmacutico? Mostre os clculos.

Questão 9
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Uma me levou seu filho ao mdico, que diagnosticou uma anemia. Para tratar o problema, foram indicados comprimidos compostos por um sulfato de ferro e vitamina C. O farmacutico que aviou a receita informou me que a associao das duas substncias era muito importante, pois a vitamina C evita a converso do on ferro a um estado de oxidao mais alto, uma vez que o on ferro s absorvido no intestino em seu estado de oxidao mais baixo. a) Escreva a frmula do sulfato de ferro utilizado no medicamento. b) Escreva o smbolo do on ferro que no absorvido no intestino. c) No caso desse medicamento, a vitamina C atua como um oxidante ou como um anti-oxidante? Explique.

Questão 10
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )A figura abaixo esquematiza o sistema digestrio humano que desempenha um importante papel na dissoluo e absoro de substncias fundamentais no processo vital. De maneira geral, um medicamento absorvido quando suas molculas se encontram na forma neutra. Como se sabe, o pH varia ao longo do sistema digestrio. a) Associe as faixas de valores de pH (7,0 - 8,0; 1,0 - 3,0 e 6,0 - 6,5) com as partes do sistema digestrio humano indicadas no desenho. b) Calcule a concentrao mdia de H+ em mol/L no estmago. (Dados: log 2 = 0,30; log 3 = 0,48; log 5 = 0,70 e log 7 = 0,85). c) Em que parte do sistema digestrio a substncia representada abaixo ser preferencialmente absorvida? Justifique. .

Questão 11
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )O excesso de acidez gstrica pode levar formao de feridas na parede do estmago, conhecidas como lceras. Vrios fatores podem desencadear a lcera gstrica, tais como a bactria Heliobacter pylori, presente no trato gastrointestinal, o descontrole da bomba de prtons das clulas do estmago etc. Sais de bismuto podem ser utilizados no tratamento da lcera gstrica. No estmago, os ons bismuto se ligam aos citratos, levando formao de um muco protetor da parede estomacal. a) Considerando que no acetato de bismuto h uma relao de 3:1 (nion:ction), qual o estado de oxidao do on bismuto nesse composto? Mostre. b) Escreva a frmula do acetato de bismuto. c) Sabendo-se que o cido ctrico tem trs carboxilas e que sua frmula molecular C6H8O7, escreva a frmula do citrato de bismuto formado no estmago.

Questão 12
2006Química

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )Nas questes anteriores, foi mostrado o importante papel que a Qumica desempenha na sade; entretanto, erros humanos podem acontecer com graves consequncias. Em 2003, por exemplo, cerca de vinte pessoas que se submeteram a exame de raios X faleceram pela ingesto de uma suspenso de sulfato de brio mal preparado. Este sal muito pouco solvel em gua, mesmo em solues cidas. O mtodo utilizado para a sua preparao pode ter sido a reao direta entre o carbonato de brio (sal muito pouco solvel em gua) e uma soluo de cido sulfrico. Esse mtodo no seria o mais indicado para o caso. a) Escreva a equao qumica da aludida reao de preparao, conforme o texto. b) Supondo que tenham sido utilizados 600 quilogramas de carbonato de brio e excesso de cido sulfrico, qual seria a massa de sulfato de brio obtida se o rendimento da reao fosse de 100%? c) Se a sntese do sulfato de brio tivesse ocorrido com rendimento de 100%, o trgico acidente no teria acontecido. Certamente as mortes foram provocadas pela presena de ons brio livres no organismo das pessoas. Justifique quimicamente esse fato.

1-14 de 14