ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE )No palco da vida, qualqu

(UNICAMP - 2006 - 2 FASE ) No palco da vida, qualquer que seja o enredo, comparece, de modo inevitável, o drama da doença. Em suas múltiplas formas, a doença pode se apresentar de modo isolado, afetando indivíduos em particular ou, no auge do espetáculo, pode entrar em cena desempenhando papel epidêmico, atingindo grandes multidões.

No confronto com tais sofrimentos, a humanidade tenta entender o enredo. Alguns se conformam e deixam-se levar como folhas na enxurrada, já que a decisão dos destinos está fora de seu alcance: as doenças seriam “castigos” dos “deuses”. Outros lutam desesperadamente contra este “mal”, já que ele seria resultado de trágicas casualidades que devem ser combatidas com firmeza e sem descanso. Outros, ainda, julgam que as doenças nada mais são que “remédios” para males maiores, pois refletiriam maneiras de a “natureza” ajustar a si mesma.
Independentemente do conceito “filosófico” ou da opinião de cada um em relação à doença, isto é, quer ela seja entendida como “casualidade”, “castigo” ou “remédio”, parece justo o direito de procurar o “remédio” para o “castigo”, o “remédio” para a “casualidade”, ou o “remédio” para o “remédio”.
Assim, na luta para vencer tais adversidades, a humanidade tem desenvolvido, ao longo da sua história, múltiplos procedimentos terapêuticos e de higiene. Dentre eles está a utilização de medicamentos de ação química, ou bioquímica, constituindo a base das Ciências Farmacêuticas.
Esta prova aborda, embora de modo superficial, esse tipo de conhecimento, procurando mostrar a importante contribuição da Química nesse campo.

 

O medicamento dissulfiram, cuja fórmula estrutural está representada abaixo, tem grande importância terapêutica e social, pois é usado no tratamento do alcoolismo. A administração de dosagem adequada provoca no indivíduo grande intolerância a bebidas que contenham etanol. 

a) Escreva a fórmula molecular do dissulfiram.
b) Quantos pares de elétrons não compartilhados existem nessa molécula?
c) Seria possível preparar um composto com a mesma estrutura do dissulfiram, no qual os átomos de nitrogênio fossem substituídos por átomos de oxigênio? Responda sim ou não e justifique.