Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2007 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 1
2007História

(UNICAMP - 2007)As figuras escavadas em pedra nos mrmores de Elgin, que circundavam o Parthenon, encorajavam as esperanas dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre ingls que as levou para Roma no sculo XIX, elas podem ser apreciadas hoje no Museu Britnico. Nos mrmores esto esculpidas cenas em honra da fundao de Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilizao sobre o barbarismo. (Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade na Civilizao Ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 37.) a) O que significava brbaro na Atenas Clssica? b) Segundo o texto, o que o Parthenon e seus mrmores significavam? c) Explique por que a apropriao desses mrmores pelos ingleses se d no sculo XIX.

Questão 2
2007História

(UNICAMP - 2007)Podemos ver nas heresias dos sculos XII e XIII uma tentativa de apontar os erros e os desvios da Igreja, como sua interveno no poder secular custa de sua misso espiritual. A natureza da sociedade feudal crist conduzia viso da heresia como quebra da ordem divina e social. A heresia era uma falta grave, equivalente, no plano religioso, quebra de um juramento entre um vassalo e seu senhor, de tal modo que infidelidade religiosa e social se confundem. (Adaptado de Nachman Falbel, Heresias medievais. So Paulo: Perspectiva, 1977, p. 13-15.) a) Identifique no texto duas caractersticas das heresias dos sculos XII e XIII. b) Como a Igreja reprimia as heresias na Idade Mdia? c) Como as reformas religiosas do sculo XVI contestaram a autoridade da Igreja?

Questão 3
2007História

(UNICAMP - 2007)Da Idade Mdia aos tempos modernos, os reis eram considerados personagens sagrados. Os reis da Frana e da Inglaterra tocavam as escrfulas, significando que eles pretendiam, somente com o contato de suas mos, curar os doentes afetados por essa molstia. Ora, para compreender o que foram as monarquias de outrora, no basta analisar a organizao administrativa, judiciria e financeira que essas monarquias impuseram a seus sditos, nem extrair dos grandes tericos os conceitos de absolutismo ou direito divino. necessrio penetrar as crenas que floresceram em torno das casas principescas. (Adaptado de Marc Bloch, Os reis taumaturgos. So Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 43-44.) a) De acordo com o texto, como se pode compreender melhor as monarquias da Idade Mdia e da Idade Moderna? b) O que significa direito divino dos reis? c) Caracterize a poltica econmica das monarquias europeias entre os sculos XVI e XVIII.

Questão 4
2007História

(UNICAMP - 2007)Em Roma, no sculo XV, destruram-se muitos e belos monumentos, sem que as autoridades ou os mecenas se lembrassem de os restaurar. No melhor perodo desse regresso ao antigo, ocorrido durante o Renascimento italiano, no se restaura nenhuma runa, e toda a gente continua a explorar templos, teatros e anfi teatros, como se fossem pedreiras. (Adaptado de Jacques Heers, Idade Mdia: uma impostura. Porto: Edies Asa, 1994, p. 111.) a) Segundo o texto, quais foram as duas atitudes em relao cidade de Roma no Renascimento? b) Explique a importncia da cidade de Roma na Antiguidade. c) Por que o Renascimento italiano valorizou as cidades?

Questão 5
2007História

(UNICAMP - 2007)O aprisionamento de indgenas pelos bandeirantes foi uma forma de obter mo-de-obra para a lavoura e para o transporte. No litoral, o preo dos indgenas era bem menor que o dos escravos negros - o que interessava aos colonos menos abonados. O sistema de apresamento consistia em manter boas relaes com uma tribo indgena e aproveitar seu estado de guerra quase permanente com seus adversrios, para convenc-la a lhes ceder os vencidos, os quais costumeiramente eram devorados em rituais antropofgicos. (Adaptado de Laima Mesgravis, De bandeirante a fazendeiro. In: Paula Porta (org.), Histria da cidade de So Paulo: a cidade colonial, 1554-1822. So Paulo: Paz e Terra, 2004, vol. 1, p. 117.) a) O que foram as bandeiras? b) Por que o aprisionamento dos indgenas interessava aos bandeirantes e aos colonos? c) O que eram rituais antropofgicos?

Questão 6
2007História

(UNICAMP - 2007)Iniciada como conflito entre faces da elite local, a Cabanagem, no Par (1835-1840), aos poucos fugiu ao controle e tornou-se uma rebelio popular. A revolta paraense atemorizou at mesmo liberais como Evaristo da Veiga. Para ele, tratava-se de gentalha, crpula, massas brutas. Em outras revoltas, o confl ito entre elites no transbordava para o povo. Tratava-se, em geral, de provncias em que era mais slido o sistema da grande agricultura e da grande pecuria. Neste caso est a revolta Farroupilha, no Rio Grande do Sul, que durou de 1835 a 1845. (Adaptado de JosMurilo de Carvalho, A construo da ordem: a elite imperial. Teatro de sombras: a poltica imperial. Rio de Janeiro:Civilizao Brasileira, 2003, p. 252-253.) a) Segundo o texto, o que diferenciava a Cabanagem da Farroupilha? b) Quais os significados das revoltas provinciais para a consolidao do modelo poltico imperial? c) O que levava as elites agricultoras e pecuaristas a se rebelarem contra o poder central do Imprio?

Questão 7
2007História

(UNICAMP - 2007)Segundo Caio Prado Jr., o extenso territrio brasileiro foi responsvel por tornar as comunicaes difceis e morosas. Havia vias fluviais extensas e navegveis, como nas bacias Amaznica e Platina, mas os demais grandes cursos, como o So Francisco, Doce e Araguaia, tinham a navegao naturalmente dificultada. Grande parte dos investimentos ligados ao transporte se concentrou, assim, nas vias terrestres. Carroas de bois e tropas foram em geral os principais meios de transporte das mercadorias para as cidades e para os portos at meados do sculo XIX, quando se iniciou a expanso ferroviria. Esta foi a maior e mais significativa inovao tecnolgica do sculo XIX. (Adaptado de Sheila de Castro Faria, Ferrovias. In: Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionrio do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 273.) a) A partir do texto e de seus conhecimentos, caracterize a ocupao territorial do Brasil no perodo colonial. b) Mencione trs aspectos econmicos relacionados com a introduo e a expanso das ferrovias no Brasil do sculo XIX.

Questão 8
2007História

(UNICAMP - 2007)A fotografia assume um papel importante na construo da imagem de um Brasil muito mais ligado com o futuro imperial do que com o seu passado colonial. A necessidade da experincia visual uma constante no sculo XIX. Numa sociedade em que a grande maioria da populao era analfabeta, tal experincia possibilitava um novo tipo de conhecimento, mais imediato, mais generalizado, ao mesmo tempo que habilitava os grupos sociais a formas de auto-representao at ento reservadas pequena parte da elite que encomendava a pintura de um retrato. (Adaptado de Ana Maria Mauad, Imagem e auto-imagem do segundo reinado. In: Luiz Felipe de Alencastro (org.), Histria da vida privada no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1997, vol. 2, p. 187-189.) a) Segundo o texto, quais eram as funes da fotografia no Brasil do sculo XIX? b) Cite duas caractersticas do passado colonial que permaneceram durante o Imprio

Questão 9
2007História

(UNICAMP - 2007)Durante o Estado Novo (1937-1945), entidades ligadas imigrao italiana, alem, sria, libanesa, japonesa, entre outros grupos, foram foradas a nacionalizar seu nome e eleger uma diretoria de brasileiros natos. Um dos exemplos mais conhecidos de nacionalizao do nome so os clubes de futebol como o Palestra Itlia, que mudou seu nome, em setembro de 1942, para Sociedade Esportiva Palmeiras. (Adaptado de Roney Cytrynowicz, Alm do Estado e da ideologia: imigrao judaica, Estado-Novo e Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira de Histria, vol. 22, n. 44, dez. 2002, p. 408-422.) a) Explique por que o Palestra Itlia mudou seu nome. b) Qual o uso poltico dos estdios de futebol durante o Estado Novo. c) Cite duas funes do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo.

Questão 10
2007História

(UNICAMP - 2007)No fim dos anos 1970, foi criado o Programa de Partida Ordenada para desencorajar a fuga e organizar oxodo de vietnamitas e cambojanos para os pases desenvolvidos. A maioria seguiu para os Estados Unidos, que aceitaram todos os que haviam colaborado com as foras americanas durante a Guerra do Vietn, assim como os que possuam, nos Estados Unidos, parentes capazes de assumir a responsabilidade financeira pela sua manuteno. Sob esse programa, 392.780 vietnamitas foram para os Estados Unidos entre 1980 e 1994. (Adaptado de Sebastio Salgado, xodos (encarte). So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 5.) a) Por que, segundo o texto, os vietnamitas migraram para os Estados Unidos no final dos anos 1970? b) Por que os Estados Unidos se envolveram militarmente no sudeste asitico durante as dcadas de 1960 e 1970? c) Cite dois aspectos do atual controle norte-americano da fronteira entre Mxico e Estados Unidos.

Questão 11
2007História

(UNICAMP - 2007) 2)Se eu pudesse alguma coisa com Deus, lhe rogaria quisesse dar muita geada anualmente nas terras de serra acima, onde se faz o acar; porque a cultura da cana tem sido muito prejudicial aos povos: 1) porque tem abandonado ou diminudo a cultura do milho e do algodo e a criao dos porcos; estes gneros tm encarecido, assim como a cultura de trigo, e do algodo e azeites de mamona; 2) porque tem introduzido muita escravatura, o que empobrece os lavradores, corrompe os costumes e leva desprezo pelo trabalho de enxada; 3 porque tem devastado as belas matas e reduzido a taperas muitas herdades; 4) porque rouba muitos braos agricultura, que se empregam no carreto dos africanos; 5) porque exige grande nmero de bestas muares que no procriam e consomem muito milho; 6) porque diminuiria a feitura da cachaa, que to prejudicial do moral e fsico. (Adaptado de Jos Bonifcio de Andrada e Silva [1763-1838], Projetos para o Brasil. So Paulo: Companhia de Letras, 1998, p.181,182). Retome o texto 2 da coletnea, escrito por Jos Bonifcio de Andrada e Silva. a) Identifique dois aspectos negativos da cultura da cana-de-acar mencionados no texto. b) A Assembleia Constituinte, qual Jos Bonifcio encaminhou seus projetos sobre a escravido, foi dissolvida em novembro de 1823 por D. Pedro I, que promulgou uma Constituio em maro de 1824. Essa carta outorgada instituiu o Poder Moderador. De que maneira o Poder Moderador levou centralizao da Monarquia? c) Aponte dois fatores que contriburam para a abolio da escravido no Brasil.

Questão 11
2007História

(UNICAMP - 2007) duvidoso e intil especular sobre os destinos da Argentina, caso no tivesse sido desfechada a invaso das Malvinas, ou caso os argentinos obtivessem a soberania da ilha. O certo que a derrota, em condies lamentveis (junho de 1982), acelerou a derrubada da ditadura militar. (Adaptado de Boris Fausto Fernando J. Devoto, Brasil e Argentina: um ensaio de histria comparada 1870-2002. S. Paulo: Ed. 34, 2004, p. 458.) a) O que foi a Guerra das Malvinas? b) Por que ela contribuiu para a derrubada do regime militar argentino? c) Mencione duas caractersticas da ditadura na Argentina nas dcadas de 1970 e 1980

Questão 12
2007História

(UNICAMP - 2007)A crise que levou ao impeachment de Collor tem caractersticas e significados inteiramente diversos dos da crise de 1968. Na crise do impeachment os militares no foram protagonistas, nem se colocou em questo nenhuma norma do regime poltico em vigor. Fato indito em nossa histria republicana, essa crise reafirmou o ordenamento jurdico estabelecido pela Constituio de 1988, atravs de dispositivos como a Comisso Parlamentar de Inqurito e o impeachment. (Adaptado de Sebastio Velasco e Cruz, O impeachment: uma crise singular. O presente como histria: economia e poltica no Brasil ps-64. Campinas: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, 1997, p. 402-403.) a) De acordo com o texto, que caractersticas da crise poltica do impeachment de Collor a diferenciam das crises anteriores? b) Quais os resultados polticos da crise de 1968? c) O que impeachment?

Questão 12
2007História

(UNICAMP - 2007)Depois da conquista da Amrica pelos espanhis, ocorreu uma exploso populacional de gado, porcos, carneiros e cabras, os quais causaram grandes danos s plantaes de milho indgenas, que no eram protegidas. As medidas tomadas pela populao indgena eram, muitas vezes, ineficazes. Os conquistadores preferiam o gado. Bois e carneiros eram protegidos pela lei, pelos costumes e pelo sentimento espanhis. As leis que protegiam a pecuria na Pennsula Ibrica foram exportadas para o Mxico e permitiam que o gado pastasse em propriedade alheia. Os animais destruidores eram, afinal, propriedade dos vitoriosos; a agricultura, dos derrotados. (Adaptado de Kenneth Maxwell, Morte e sobrevivncia. Folha de S. Paulo, 11/08/2002, Mais!, p. 8.) a) Segundo o texto, por que a agricultura indgena foi prejudicada aps a conquista da Amrica? b) Indique dois outros efeitos da conquista da Amrica sobre as populaes indgenas. c) O que foi a encomienda, utilizada pela colonizao espanhola na Amrica?

1-14 de 14